5 Dicas Preciosas para Prevenir e Controlar a Diabetes

Especialista:
atualizado em 29/01/2020

É especialmente importante fazer da prevenção do diabetes uma prioridade se você tiver um risco alto de diabetes, estando você com excesso de peso ou tenha histórico familiar da doença.

A prevenção do diabetes é algo tão básico quanto manter uma dieta mais saudável, tornar-se mais fisicamente ativo e perder alguns quilos extras. Nunca é tarde demais para começar. Fazer algumas mudanças simples no seu estilo de vida agora pode ajudá-lo a evitar as graves complicações de saúde da diabetes mais pra frente, como danos nos nervos, rins e coração.

Considere as últimas dicas de prevenção da diabetes da American Diabetes Association e inclua em sua vida.

1. Pratique mais atividade física

Há muitos benefícios para a prática de atividade física regular. O exercício pode ajudá-lo a:

  • Perder peso;
  • Abaixar o açúcar no sangue;
  • Aumentar sua sensibilidade à insulina – o que ajuda a manter seu nível de açúcar no sangue dentro de um intervalo normal.

Pesquisas mostram que exercícios aeróbicos e musculação podem ajudar a controlar a diabetes. O maior benefício vem de um programa que inclui ambos.

2. Obtenha muita fibra

Consumir mais alimentos ricos em fibras pode ajudá-lo a:

  • Reduzir o risco de diabetes melhorando seu controle de açúcar no sangue;
  • Reduzir o risco de doença cardíaca;
  • Promover a perda de peso, aumentando a saciedade;

Alimentos ricos em fibras incluem frutas, vegetais, feijões, grãos integrais e nozes.

3. Consuma grãos integrais

Não está claro por que, mas grãos integrais podem reduzir o risco de diabetes e ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue. Muitos alimentos feitos de grãos integrais são prontos para comer, incluindo vários pães, produtos de massas e cereais. Procure a palavra “integral” na embalagem e entre os primeiros itens na lista de ingredientes.

4. Perca peso extra

Se você está acima do peso, a prevenção da diabetes pode depender da perda de peso. Todo quilo que você perde pode melhorar sua saúde, e você pode se surpreender com o quanto.

Os participantes em um grande estudo que perderam uma quantidade modesta de peso – cerca de 7% do peso corporal inicial – e se exercitaram regularmente reduziram o risco de desenvolver diabetes em quase 60%.

5. Evite dietas de moda e simplesmente faça escolhas mais saudáveis

As dietas com baixo teor de carboidratos, a dieta do índice glicêmico ou outras dietas de moda podem ajudá-lo a perder peso no início. Mas sua eficácia na prevenção de diabetes não é conhecida, nem seus efeitos a longo prazo. E ao excluir ou limitar estritamente um determinado grupo de alimentos, você pode estar desistindo de nutrientes essenciais. Em vez disso, faça do controle de porções e da variedade as bases do seu plano alimentar saudável.

Quando se consultar com seu médico?

Se você tem mais de 45 anos e seu peso é normal, pergunte ao seu médico se o teste de diabetes é apropriado para você. A American Diabetes Association recomenda a triagem de glicose no sangue se:

  • Você tem 45 anos ou mais e está acima do peso
  • Você tem menos do que 45 anos e com excesso de peso, com um ou mais fatores de risco adicionais para diabetes tipo 2, como um estilo de vida sedentário ou um histórico familiar de diabetes.

Compartilhe suas preocupações com a prevenção de diabetes com seu médico. Ele ou ela vai aplaudir seus esforços para manter a diabetes a certa distância e, talvez, oferecer sugestões adicionais com base em seu histórico médico ou outros fatores.

Você já conhecia essas dicas para prevenir e controlar a diabetes? Pretende fazer delas prioridades no seu dia a dia? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário