O que Acontece Quando Você Não Bebe a Quantidade Suficiente de Água

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Você provavelmente já sabe que o ideal é que se tome bastante água ao longo do dia. A seguir, você verá todos os riscos e malefícios para a sua saúde e o que acontece quando você não bebe a quantidade suficiente de água no seu dia e também verá sugestões do que você pode fazer para resolver isso.

Além do fato de que você literalmente morre sem ela, há inúmeras razões para você beber água com frequência, todos os dias. Os sintomas começam a aparecer bem de leve, você pode sentir sede ou ter a boca seca, porém, a longo prazo, os sintomas causados devido à pouca ingestão de água não só influenciam de maneira negativa no seu peso, como também são extremamente perigosos, inclusive colocando a sua vida em risco.

Agora, veja o que acontece com seu corpo quando você não bebe a quantidade suficiente de água.

Sintomas mais leves causados pela pouca ingestão de água

Mesmo uma desidratação leve causa fortes sintomas. Veja como você irá se sentir devido à falta de água:

  • Tontura;
  • Cãibras musculares;
  • Fadiga, cansaço e sonolência;
  • Dores articulares;
  • Mudança de humor, irritabilidade, aumento da ansiedade;
  • Dor de cabeça;
  • Olhos fundos;
  • Constipação;
  • Pele enrugada.

Sintomas mais graves 

Se as coisas piorarem, os sintomas também serão piores. Estes são os sinais para “correr para o hospital”.

  • Febre;
  • Diarreia e/ou graves vômitos;
  • Incapacidade de ingerir líquidos;
  • Baixa pressão arterial, com um batimento cardíaco mais acelerado;
  • Delírio, inconsciência.

Efeitos latentes 

Não beber a quantidade necessária de água durante um período prolongado de tempo também tem seus efeitos. Embora você possa não se preocupar com os sintomas mais leves, seu corpo também está sofrendo, e muito disso influencia significativamente no seu peso.

  1. Aumento de açúcar no sangue. O seu corpo precisa de água para quebrar o açúcar, e se você é diabético, isso se torna ainda mais perigoso;
  2. Pouca água, metabolismo lento. Ao consumir pouca água, a capacidade do seu organismo de remover os resíduos e se desintoxicar fica inibida. Além disso, o seu metabolismo fica mais lento sem água. Um estudo descobriu que beber cerca de 500 ml de água por dia aumenta a sua taxa metabólica em 30%, e isso equivale basicamente ao tamanho padrão das garrafinhas de água, por isso, beba ao menos uma garrafinha de água por dia!
  3. Problemas digestivos. A constipação se torna algo normal, o que não é nada bom, principalmente se você pretende perder peso;
  4. Aumento da fome. Quando você está um pouco desidratado, seu corpo confunde essa sensação com a fome, fazendo com que você coma sem precisar, e consequentemente isso resulta no ganho de peso;
  5. Fadiga geral. O mesmo vale para os seus níveis de energia. Estará constantemente se sentindo cansado e sem forças para malhar ou incapaz de se concentrar;
  6. Circulação lenta e temperatura irregular. Seu sistema circulatório sofre, e o seu equilíbrio fica totalmente fora de sintonia.

Graves efeitos a longo prazo 

Agora vem a pior parte. É realmente terrível o fato de que a desidratação pode fazer com que você ganhe peso ou simplesmente não perca, mas há alguns sintomas que são muito piores.

Se você está realmente negligenciando a sua ingestão de água, tomar conhecimento disso provavelmente pode lhe ajudar a entrar no eixo. Veja o que acontece com o seu corpo quando você não ingere a quantidade suficiente de água a longo prazo.

  • Choque hipovolêmico;
  • Inchaço do cérebro;
  • Lesão de calor;
  • Convulsões;
  • Falência renal;
  • Coma e morte.

Sabendo desses riscos, é muito importante que você esteja buscando soluções para ingerir mais água ao longo do dia. Para isso, você pode optar pelas receitas de água com sabor, que são excelentes opções para quem não tem o hábito, ou não gosta muito, de beber água ao longo do dia.

Além disso, você também pode criar o hábito de sempre beber água pela manhã pois, nesse horário, você pode adquirir os inúmeros benefícios de beber água logo após acordar, que são muitos.

Por fim, também é importante que você conheça as dicas para beber mais água ao longo do dia, já que, ao ter esse conhecimento, é possível que você consiga também o incentivo que estava faltando para você começar a beber mais água no seu dia.

Você acredita que precisa beber mais água durante o seu dia a dia para evitar estes sintomas? Já sentiu algum deles, dos mais leves aos mais graves? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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