O Que Causa Celulite na Gravidez

Especialista:
atualizado em 22/10/2019

A gravidez é a faceta mais bonita da vida feminina, mas pode deixar seu corpo com feios efeitos posteriores. Ganho de peso e estrias não devem ser suas maiores preocupações durante a gravidez. Você pode ser acossada por outro problema de beleza: a celulite. Mas o que causa celulite na gravidez?

Primeiramente, paremos para pensar. Você já notou como celebridades grávidas brilham durante toda sua gravidez e, em um ou dois meses, retornam ao tapete vermelho, em seus vestidos maravilhosos, sem o menor sinal da gravidez em seus corpos esbeltos? Pegue a supermodelo Miranda Kerr, por exemplo. A bela australiana deu à luz um saudável menino de 4kg e, três meses depois, estava de volta ao trabalho, desfilando na passarela e posando para fotos de biquíni! Qualquer outra mãe recente estaria preocupada com que as celulites aparecessem nas fotos. Na verdade, a maior parte das mulheres fugiriam de roupas que mostrassem muita pele.

Então, como é que essas lindas novas mães nunca parecem sofrer com celulite durante a gravidez ou logo após darem a luz, enquanto o resto de nós sofre sem piedade, tentando, por anos a fio, ter nosso corpo de antes da gravidez de volta? Quem disse que a vida é justa? Bem, então vamos ser honestos. Culpe sua dieta, sua falta de atividade física, os maus hábitos de seu estilo de vida e seus genes para celulite!

Antes de prosseguirmos com mais informações, vamos entender um pouco sobre a celulite e como ela se desenvolve. A celulite é causada pela formação de gordura abaixo da pele ao consumirmos gordura em excesso que o corpo falha em metabolizar, por excesso de produção de adrenalina devido a vários fatores como estresse ou genética prejudicada. Portanto, mesmo que tenha sido abençoada com um corpo resistente a celulite, antes da gravidez, isso pode não necessariamente garantir um corpo livre de celulite, após a gravidez. Se você teve problemas com peso e celulite a vida toda, antes da gravidez, eles tendem inclusive a piorar depois.

O Que Causa Celulite na Gravidez?

Já se repetiu muito que o ganho de peso é o culpado pela celulite. Entretanto, isso não é 100% verdade. Até mesmo mulheres magras sofrem de celulite. Há outras causas para a aparência dos furinhos e elas são mais ativas na gravidez. Uma das razões é o aumento na produção de estrógeno, o hormônio feminino. Ele é o responsável pela distribuição das células de gordura no organismo.

Produção de estrógeno em excesso no organismo significa que mais gordura irá se acumular naquelas áreas propensas a depósitos de gordura. Com o tempo isso obstrui o sistema de drenagem linfático e enfraquece os tecidos conjuntivos, representando o que causa celulite na gravidez.

Os vasos linfáticos, presentes entre as células, auxiliam a remover as células ruins, as toxinas e o excesso de água. Você sabia? O estrógeno é também responsável pelos acessos de fome. Quando há altos níveis deste hormônio presente no organismo, a gordura se acumula no abdômen, nas nádegas e nas coxas. Talvez esta seja a maneira de seu organismo tornar o parto mais fácil. Outro fator responsável pela pele ondulada é a retenção de água durante a gravidez, que é um fenômeno natural. Apesar da água ser importante no auxilio da remoção das toxinas, em quantidades excessivas, coloca um estresse adicional nos vasos linfáticos.

Há boas notícias para aquelas mulheres que religiosamente gastaram horas em exercícios físicos e mantiveram seu corpo em forma. Se você teve ganho de peso NORMAL durante sua gravidez, você tem boas chances de ter um bebê e ficar com um corpo livre de celulite! A celulite significa que suas células não estão suficientemente boas para acomodar o ganho de peso.

Se você possui a pele grossa (não com uma camada grossa de gordura), ela será provavelmente mais flexível, de modo que você sofrerá menos com a celulite. Essa condição pode ser atingida pelo consumo de ácidos graxos essenciais. A maioria dos alimentos disponíveis, atualmente, tem falta dessas gorduras que hidratam as membranas dos tecidos da pele, o que causa celulite.

É um grande erro entre as mulheres grávidas pensar que estão comendo por dois. Durante a gravidez, o bebê necessita de muitas vitaminas e nutrientes para seu desenvolvimento, juntamente com essas gorduras, e tudo isso é proveniente da alimentação materna. É por isso que se sugere que você mantenha uma dieta saudável, optando por frutas, vegetais, castanhas e integrais.

Alimentos industrializados raramente contêm algum dos nutrientes valiosos e os depósitos de gordura saturada vão apenas se depositando abaixo da pele, gerando a celulite. Quanto maior a porcentagem de gordura em seu corpo, pior será a celulite. Essa também é a razão do porquê os cremes para celulite falham. Nada pode reduzir a gordura em seu corpo, exceto a atividade física intensa e a dieta controlada.

Muitas grávidas vivem, ainda mais, um estilo de vida sedentário depois de descobrirem que estão grávidas, com medo de prejudicar a saúde do bebê. Tais hábitos podem acabar deixando teimosos depósitos de gordura em sua pele. Não, eu não vou chamá-las de furinhos e fazê-las parecer bonitinhas. Ela NÃO são bonitinhas! A aparência da celulite apenas aumenta com o tempo, ao passo que a mulher ganha mais peso ou dá à luz outra criança.

Entretanto, uma mulher grávida pode continuar com exercícios físicos leves durante toda a gravidez, como caminhadas, corridinhas, andar de bicicleta e Pilates. Pare no sol, na frente de um espelho, e você verá por si própria.

Você conseguiu identificar motivos para o seu problema dentro do que causa celulite na gravidez? Qual foi o seu erro? Você se alimentou mal, não praticou os corretos exercícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (15 votos, média: 3,20 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

1 comentário em “O Que Causa Celulite na Gravidez”

  1. Post agressivo, impositor e péssimo. Sinceramente, um desserviço às mulheres! Ignora o uso de phothoshops, exalta o fato de uma mulher estar de volta ao trabalho magra e teoricamente sem celulites 3 meses depois, ignorando as implicações pisicológicas e para o bebê; além disso tem linguagem agressiva e “culpa” as mulheres que não se igualam a esse ideal. Péssimo. Sem contar o final, que fala que NÃO são bonitinhas as celulites, sendo que é algo NORMAL, que TODAS as mulheres possuem, e que essa negação só cria noias desnecessárias na população feminina. Tenho pena de como dever ser a cabeça dessa pessoa que escreveu esse artigo. Muito oprimida.