O que é BioPerine e para que serve? Indicação e efeitos colaterais

Especialista:
atualizado em 23/08/2020

Entenda o que é BioPerine ou bioperina, para que serve, qual é a indicação desse suplemento e possível efeitos colaterais de seu consumo.

BioPerine é um extrato proveniente da pimenta-do-reino que tem como principal componente a piperina, que proporciona o sabor marcante dessa pimenta.

A piperina é o que fornece a maioria dos benefícios da pimenta-do-reino para a saúde e o principal motivo e indicação para tomar BioPerine é aumentar e ampliar os efeitos de outros suplementos de saúde e dieta.

BioPerine ajuda a diminuir o tempo de trânsito dos nutrientes em nosso organismo, o que permite que o corpo melhore a absorção geral de nutrientes, proporcionando maiores benefícios à saúde.

bioperine

Para que serve – Indicações

O BioPerine é um ingrediente completamente natural, que melhora significativamente a biodisponibilidade e os benefícios de compostos nutritivos como aminoácidos, extratos de ervas, água e vitaminas, antioxidantes e minerais lipossolúveis.

A bioperina aumenta a absorção de nutrientes, estimulando a termogênese e aumentando o seu metabolismo. Esse processo quebra as células adiposas e aumenta a temperatura interna, favorecendo a perda de gordura.

Ele ajuda o corpo a processar melhor alguns nutrientes como zinco, cálcio, iodo, ferro, vitamina A, vitamina D, vitamina E, vitamina K, cobre, ginko biloba e muitos outros.

BioPerine trabalha em simbiose com dopamina e serotonina, produtos químicos relacionados à felicidade e ao prazer. Ao aumentar esses níveis, o suplemento pode ajudar seus usuários a se sentir mais positivos e felizes.

Outro ponto para que serve a bioperina é para reduzir a inflamação. Ao ser associado a biodisponibilidade aumentada dos nutrientes, esse composto tem um efeito geral de fortalecimento no sistema imunológico.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da bioperina decorrentes da suplementação e ingestão de bioperina são poucos. Alguns dos mais comuns são:

  • Náusea e dores de estômago: Até que seu sistema se acostume com o aumento nos níveis de bioperina, você pode sentir dores de estômago e náusea. Esses sintomas tendem a desaparecer após algumas horas ou dias.
  • Gases: é a queixa número um documentada por quem consome bioperina. Como muitos dos suplementos usados ​​para incentivar a perda de peso mais rápida e a queima de gordura visceral, a ingestão de bioperina causa um pouco de gases no estômago, gerando flatulência ou arrotos.
  • Erupção cutânea/vermelhidão da pele: esse é outro efeito colateral que tende a se dissipar após apenas alguns dias. Se persistir por mais de uma semana, pare de tomar BioPerine e procure o seu médico.
  • Perda de apetite: Embora muitas pessoas não vejam isso como um efeito colateral, um dos efeitos colaterais da bioperina é a perda de apetite.

Efeitos colaterais mais raros

Verificou-se que a bioperina causa um desequilíbrio químico em algumas pessoas, podendo levar a outros efeitos colaterais mais graves, porém muito mais raros. São eles:

  • Depressão: É um pouco surpreendente, mas definitivamente é o efeito colateral mais sério, que pode levar a outros problemas neurológicos se não for controlado. Se você se sentir deprimido, pare de consumir BioPerine imediatamente.
  • Inchaço do abdômen: Em alguns casos extremos, o gás acumulado no estômago pode provocar um inchaço que pode levar a sérios desconfortos e até dores.
  • Raiva: Um pouco menos raro que a depressão, mas que às vezes é tão grave e sério quanto. Se você estiver sentindo aborrecimento e raiva com muito mais frequência ou intensidade do que o normal, pare a suplementação.

Lembre-se de que é recomendando consultar um médico antes de começar a tomar qualquer tipo de suplemento ou fazer qualquer mudança em sua dieta.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia o que é BioPerine e para que serve esse suplemento? Já recebeu indicação de um médico ou nutricionista e pretende tomar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Atualmente, exerce sua especialidade em uma clínica localizada na Barra da Tijuca e também em Bangu, ambas no Rio de Janeiro. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

Deixe um comentário