A piperina é uma substância muito usada na medicina tradicional, presente em diversas espécies de pimenta. Ela também pode ser encontrada na forma de suplemento, que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, principalmente porque muitos afirmam que ela emagrece.
Por isso, a seguir vamos conhecer as suas propriedades e benefícios da piperina e descobrir se esse suplemento emagrece ou não.
O que é a piperina e para que serve?
A piperina é uma substância presente na pimenta-do-reino ou pimenta preta, de nome científico Piper Nigrum, e é muito usada na medicina tradicional no tratamento de diversas doenças. Isso porque o composto apresenta algumas propriedades interessantes, como atividade antimicrobiana, anti-inflamatória, antiparasitária e antioxidantes.
Os suplementos à base de piperina são muito usados com o objetivo de promover a perda de peso, mas também podem ajudar no tratamento de outras condições de saúde, como veremos mais adiante.
Além disso, alguns estudos em animais também sugerem que a piperina é capaz de inibir algumas enzimas do fígado, responsáveis pela metabolização de muitas substâncias, e desta forma, a piperina pode interagir com outros medicamentos e suplementos.
Benefícios da piperina para o emagrecimento
A piperina vem sendo estudada, principalmente nos últimos anos, por seus efeitos medicinais principalmente na absorção de nutrientes, como vitaminas e minerais, e na perda de peso.
Então, vamos agora entender como a piperina pode ajudar no emagrecimento:
1. Contra o acúmulo de gordura
A piperina ajuda a reduzir o acúmulo de gordura, devido a suas propriedades termogênicas, que pode contribuir para o aumento da taxa metabólica basal do corpo. Assim, o suplemento pode aumentar a quantidade de energia gasta pelo seu corpo, mesmo em repouso.
Veja também: Termogênese – O que é e como aumentá-la para emagrecer
2. Pode ajudar a reduzir o apetite
Um dos possíveis efeitos da piperina é a redução do apetite, que levaria à diminuição do consumo calórico e consequentemente à perda de peso. Mas ainda são necessários mais estudos para entender melhor este efeito, e determinar uma dose ideal do suplemento.
3. Pode diminuir a formação de células lipídicas
As células lipídicas são os estoques de gordura de nosso organismo, e são formadas de acordo com a necessidade e a disponibilidade de gorduras na dieta.
E é justamente ajudando a prevenir a formação dessas células que a piperina parece agir, como sugerem alguns estudos. Por isso, é possível que a piperina reduza o ganho de peso, uma vez que organismo não teria onde estocar esse excesso de calorias proveniente da dieta.
4. Ajuda a reduzir o colesterol
Estudos mostram que a suplementação com piperina ajuda a diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol LDL, além de aumentar os níveis de HDL. Além disso, a piperina aumenta a absorção de outros suplementos usados no tratamento de hipercolesterolemia, como a curcumina.
Veja também: Diferenças entre o colesterol LDL e HDL
5. Melhora a sensibilidade à insulina
Outro benefício da piperina é a sua ação no aumento da sensibilidade das células do corpo ao hormônio insulina, devido, principalmente, à sua ação antioxidante e anti-inflamatória.
Assim, ela ajuda a controlar melhor os níveis de açúcar no sangue, além de evitar a ocorrência de picos de insulina, um dos responsáveis pelo aumento do apetite e pelo acúmulo de gordura abdominal.
Outros benefícios da piperina
1. Melhora a absorção de nutrientes
A substância pode aumentar a absorção de nutrientes, como o selênio e o cálcio. Assim, a piperina pode ser usada como um tratamento auxiliar para algumas deficiências nutricionais.
2. Efeito prebiótico
Alguns estudos mostram que a piperina pode ajudar a promover o crescimento de bactérias benéficas para o intestino, mantendo assim a saúde da flora intestinal.
Veja também: Probióticos e prebióticos – O que são, diferenças e benefícios
3. Pode melhorar o humor
Estudos com modelos animais mostram que a piperina tem efeito antidepressivo, principalmente em cobaias expostas a situações de estresse. Mas ainda é cedo para saber se esse efeito também pode beneficiar humanos, e mais testes precisam ser conduzidos para entender quais os mecanismos envolvidos.
4. Efeito analgésico
Por fim, diversos estudos demonstram que a piperina possui um ótimo efeito analgésico, que, associado às suas propriedades anti-inflamatórias, pode vir a se tornar um novo tratamento para a dor.
Efeitos Colaterais
Os suplementos de piperina têm se mostrado bastante seguros, e causam poucos efeitos colaterais. Os mais comuns são:
- Mudança na absorção e na metabolização de medicamentos e suplementos;
- Mudanças no trânsito intestinal, como a constipação;
- Desconforto gástrico.
Dosagem
Apenas consumir a pimenta-do-reino em suas receitas na cozinha não é o suficiente para ingerir a quantidade de piperina ideal para promover a perda de peso. Para tal, é necessário recorrer ao suplemento.
Mas esses suplementos possuem uma grande diferença de concentração da substância, variando de 60 a 95% de piperina em sua composição, o que torna difícil recomendar uma dose exata.
Por isso é preciso seguir as recomendações no rótulo da embalagem, ou consultar um profissional da saúde.
Contraindicações
Embora não existam contraindicações específicas, deve-se evitar o uso da piperina juntamente com medicamentos, pois ela é capaz de interagir com algumas substâncias, chegando a aumentar a biodisponibilidade delas.
Então, a piperina emagrece mesmo?
A piperina pode auxiliar sim no processo de emagrecimento. Mas é importante lembrar que o uso do suplemento isolado não fará milagres, uma vez que para se atingir o emagrecimento é necessário a adoção de uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios físicos.
Fontes e referências adicionais
- Asian Pacific journal of tropical medicine – Analgesic and anti-inflammatory activities of Piper nigrum L
- Critical reviews in food science and nutrition – Black pepper and health claims: a comprehensive treatise
- Life sciences – Antidepressant like effects of piperine in chronic mild stress treated mice and its possible mechanisms
Fontes e referências adicionais
- Asian Pacific journal of tropical medicine – Analgesic and anti-inflammatory activities of Piper nigrum L
- Critical reviews in food science and nutrition – Black pepper and health claims: a comprehensive treatise
- Life sciences – Antidepressant like effects of piperine in chronic mild stress treated mice and its possible mechanisms
- A influência da piperina na biodisponibilidade de fármacos: uma abordagem molecular, Quím. Nova vol.37 no.1 São Paulo 2014
- Influence of piperine on the pharmacokinetics of curcumin in animals and human volunteers, Planta Med . 1998 May;64(4):353-6. doi: 10.1055/s-2006-957450.
- Examine.com – Black Pepper
- Piperine, a major constituent of black pepper, inhibits human P-glycoprotein and CYP3A4, J Pharmacol Exp Ther . 2002 Aug;302(2):645-50. doi: 10.1124/jpet.102.034728.
- NIH Pubchem – Piperine
- Effect of piperine in the regulation of obesity-induced dyslipidemia in high-fat diet rats, Indian J Pharmacol. 2011 May-Jun; 43(3): 296–299.
- Piperine—The Bioactive Compound of Black Pepper: From Isolation to Medicinal Formulations, Comprehensive Reviews , Volume16, Issue1 January 2017 Pages 124-140
Estou usando a piperina e associações de vitaminas desde janeiro de 2023. Tenho feito uma dieta equilibrada,sem refrigerantes,massas,acucares e menos frituras.Raramente faço atividade física,pois na verdade tenho preguiça…rs.
Nesses 6 meses ,emagreci 14 kilos e claro desinflamei meu organismo.
Quem sofre com hipertençao pode fazer uso da pepirina ?
A princípio, não há contraindicação, mas vale a pena consultar o seu médico.
Boa noite.
Gostaria de saber se pode ser misturar esses três elementos pra fazer o chá piperina
Inulina e EGCG pra emagrecer.
E qual A quantidade de cada um deles.
Estou louca pra experimrntar vou fazer tudo certinho e vou comentar meus kgs.eliminados
Gostava de exprimentar este produto para emagrecer 7 quilos
Será que emagrece? Qual o preço. Obrigado como tomar.