7 Dicas Para Superar o Medo da Academia

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Além da preguiça e da falta de tempo disponível devido ao trabalho, outro motivo que pode fazer com que as pessoas se afastem da academia é o medo. Pode ser medo de não conseguir fazer os exercícios mais difíceis, das pessoas saradas já acostumadas com os treinamentos os acharem fracos ou de se machucar com os equipamentos de ginástica.

Seja qual for a origem, fato é que isso pode atrapalhar a vida de muitas pessoas, impedindo que elas frequentem uma academia e pratiquem exercícios físicos com orientação apropriada.

Se você é um desses que sofre com o medo de treinar na academia, continue com a gente e não deixe de conferir a nossa série de dicas sobre como superar o medo da academia.

1. Pratique exercícios mesmo sem estar na academia

Mulher Correndo na Praia

Estar matriculado em uma academia facilita a prática de exercícios, já que você tem uma série de aparelhos de ginástica e profissionais à sua disposição. Porém, se você ainda não conseguiu superar o medo e não frequenta uma academia, não faça disso uma desculpa para não se movimentar.

Comece fazendo caminhadas, corridas ou dando uma volta de bicicleta próximo a sua casa. Você também pode pedir alguns conselhos para um profissional de educação física a respeito dos exercícios que você pode fazer ao ar livre ou na sua própria residência e as técnicas corretas para não se machucar.

academia em casa

Ainda é possível que você monte uma academia dentro de casa – se você tiver dinheiro disponível e espaço na sua residência. Converse com o seu personal trainer sobre a possibilidade, pergunte quais os equipamentos indicados para o seu caso, pesquise os preços e não demore para colocar o corpo em movimento.

Caso você ainda se sinta um pouco envergonhado por conta do peso em excesso, faça os exercícios em horários em que não há muitas pessoas por perto. Mas lembre-se, não há nada de errado em perceber que precisa perder alguns quilos, querer se cuidar e começar a se exercitar do zero.

Quando você notar os efeitos dos treinos e se sentir mais seguro com o seu corpo, não deixe de procurar uma academia.

2. Escolha uma boa academia

Mulher na Esteira

Ao procurar uma academia para se matricular, faça uma pesquisa antes para não se frustrar e acabar desistindo das aulas. Tenha em mente o que você quer e deseja e escolha uma que seja próxima de sua casa, que abra nos horários em que você pode frequentar (de preferência que seja 24 horas), que tenha bons profissionais, uma boa estrutura de equipamentos e as aulas que você deseja fazer.

Se são os membros da academia que te deixam um pouco inseguro, procure saber se não há um amigo interessado em malhar junto com você, para não se sentir tão sozinho, ou busque por estabelecimentos em que há separação de turmas como por sexo, idade ou por pessoas com excesso de peso.

Por fim, escolha um local que faça com que você se sinta bem e para onde tenha vontade de retornar.

3. Evite ir em horários em que a academia lota

5cboaforma - lotada

Se você percebe que quando a academia está lotada você fica inibido, tem vontade de fugir do local e seu rendimento não é muito bom, procure saber com os atendentes quais os horários de menor movimento e tente organizar a sua agenda de modo que você consiga ir malhar nesses períodos.

Assim, ao se sentir mais confortável, o seu treino pode render mais, você pode obter melhores resultados e o seu tempo na academia pode se tornar mais agradável.

4. Não se compare com as outras pessoas na academia

5dboaforma - pessoas

Quando for malhar, evite ao máximo ficar olhando os corpos das outras pessoas e comparar o deles com o seu. Você pode até não pensar nisso no momento, mas todos que frequentam uma academia tiveram que começar a malhar em algum ponto e certamente não tinham os belos e sarados corpos que hoje ostentam.

Faça o seu melhor para focar em si mesmo e no que você pode fazer para melhorar o seu condicionamento físico.

5. Não tenha medo de testar novos equipamentos e exercícios diferentes

5eboaforma - aparelhos

Alguns exercícios mais diferentes ou equipamentos novos da academia podem parecer um pouco complicados de serem executados em uma primeira olhada. Entretanto, se um deles despertar a sua curiosidade ou interesse, não deixe que o medo te impeça de perguntar ou experimentar.

Peça informações ao seu personal trainer sobre eles e pergunte se ele acha que o exercício ou aparelho pode ser bom para você e pesquise a respeito deles na internet para saber um pouco mais.

Se entender que deve tentar, mas ficar com vergonha, pergunte ao treinador se você não pode se exercitar em um cantinho mais escondido, somente para saber como é. Ao experimentar você saberá realmente como funciona o aparelho ou exercício, e caso se saia bem, poderá ter coragem para executá-lo na frente de mais pessoas.

6. Comece devagar e com segurança

Toalha de academia

Não tenha vergonha ou medo de parecer fraco ao começar pegando leve na academia. Se for fazer levantamento de peso, por exemplo, certifique-se de colocar o quanto você aguenta, para não correr o risco de se machucar ou não conseguir executar o exercício.

Também não precisa se pressionar para ficar muito tempo na academia. Faça de acordo com o tempo que você aguenta, converse com o seu personal trainer sobre como melhorar a sua resistência e quando estiver mais seguro e com o condicionamento físico mais fortalecido, passe para um treino mais pesado.

7. Seja amigável e divirta-se!

5gboaforma - amigos

A melhor maneira de acabar com o medo de frequentar a academia é torna-la um lugar agradável ao qual você queira voltar. Se alguém quiser conversar com você, não monte a guarda por conta da vergonha ou insegurança; dê atenção ao colega.

Se ele pedir ajuda para fazer algum exercício ou perguntar sobre o seu, responda e abra a possibilidade para novas amizades. Quem sabe você não encontra ali um companheiro de malhação? Ter alguém do lado é uma ótima maneira de se sentir estimulado.

Da mesma forma, não fuja ou despreze os fortões e sarados caso eles queiram conversar com você. Como mencionamos anteriormente, todo frequentador de academia provavelmente teve que partir de um ponto para chegar ao corpo ideal. Sendo assim, escute o que ele tem a dizer e pergunte como ele era antes de malhar e o que ele fez para chegar onde chegou. Você pode se surpreender com histórias bacanas de superação e se sentir motivado a continuar na academia por bastante tempo.

Você sente medo de estar em uma academia ou de fazer exercícios na frente de outras pessoas? Qual é o seu receio especificamente? Qual será o motivo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 3,91 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

8 comentários em “7 Dicas Para Superar o Medo da Academia”

  1. Veja tantas moças aqui dizendo que tem vergonha de ir na academia por isso e por aquilo, e pelo que lí aí nos comentários, a maior parte é devido a timidez e vergonha do proprio corpo. Pessoa, se cada uma de vocês fossem marombadas, nem precisavam se preocupar com academia, certo? O fato é que você estarão indo lá exatamente para cuidar da saúde e tenho certeza que todas vocês são mulheres lindas! Então, mesmo que alguma idiota olhe pra você e pareça estar ”cochichando” lembre-se que se ele fosse perfeito, ele não estaria lá. Todos nós vamos morrer um dia e voltaremos a ser poeira das estrelas, então não existe motivos para termos vergonha de ir em qualquer lugar. Todos somos um monte de matéria organica inuteis diantes da imensidão do universo, não precisamos dar valor na timidez ou na vergonha, e sim na nossa felicidade, Vá para a academia, mesmo que voce pese 150 kilos, malhe, soe, escute musica, e mostre para todos que vc consegue. Vamos correr em busca dos nossos objetivos sem se preocupar com pessoas inuteis, timidez ou vergonha, a vida é uma só! APROVEITEM AO MAXIMO!!!!

  2. Morro de medo dos aparelhos, de nao saber fazer os exercicior certos.. E tem professo que nem ajuda direito só querem saber das marombadas. ja malhei uma vez com uma amiga.. Mas sozinha eu travo, acho sempre que tem alguem olhando pra mim, e sempre acho que vou pagar mico, ja comprei roupas, tenis mas nao consigo ir. Me sinto muito mal por isso

    • Tenho vergonha de ir. Estou precisando muito é por recomendação médica. Mas cadê coragem. Já vou fazer 60 anos, tenho diabetes. Mais não sei como resolver essa situação. Por favor me ajudem.

  3. Meu medo também é pela timidez e por estar muito acima do peso, já fiz um mês de academia mas sempre chorava quando chegava em casa porque as pessoas ficam olhando, cochichando e rindo. Isso é muito difícil pra mim 🙁

  4. sinto vergonha das pessoas ficarem me olhando ou alguem vir falar comigo, pois sou muito timida.
    Tambem tenho medo de esteira e se eu cair?
    medos bobos rsrsrs
    vou me matricular amanha…

  5. Olá…
    Meu medo está mais associado à timidez..
    Já fui mais de uma vez até uma academia e fiquei na porta, não consegui entrar, e acabei indo embora…
    Tenho medo de pedir informação, faz anos que gostaria de aprender a dançar, mas não consigo entrar na academia. Me sinto triste, não queria ser assim.