Os Efeitos Colaterais Das Bebidas Energéticas

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Bebidas energéticas são, em geral, bebidas industrializadas utilizadas para ajudar a ficar acordado por várias horas. A seguir, você aprenderá mais sobre os efeitos colaterais das bebidas energéticas e até onde eles podem prejudicar a sua saúde.

Bebidas energéticas são muito populares, mas possuem efeitos colaterais que você deve saber. Essas bebidas contêm grandes quantidades de cafeína e açúcar, apesar de versões sem açúcar estarem disponíveis.

Com tanta cafeína, guaraná, açúcar e taurina é de se imaginar os motivos pelo qual as bebidas energéticas são estimulantes. Mas será que o seu uso pode afetar o seu “padrão de sono”? Descubra se o energético tira o sono.

Se você precisa de uma forcinha no dia-a-dia e não quer ir atrás de produtos industrializados, pode fazer o seu energético na sua própria casa. Aprenda 6 receitas de sucos energéticos.

Caso haja a necessidade de ter mais energia no seu dia a dia, você vai gostar de saber que existem alimentos naturais que podem te ajudar. Aprenda o que comer para ter mais energia.

A maioria das bebidas energéticas contém ingredientes adicionais como vitaminas B, aminoácidos e ervas. Os produtores baseiam-se nos benefícios desses ingredientes adicionais, mas há pouca evidência científica apoiando essas alegações. A maioria da energia dessas bebidas vem da cafeína e do açúcar.

A cafeína na maioria das bebidas energéticas vem de fontes múltiplas, então geralmente é difícil dizer quanta cafeína essas bebidas possuem. As bebidas energéticas listam estimulantes herbais (como guaraná) como ingredientes separados da cafeína, mas eles geralmente não te dizem quanto de cafeína adicional esses estimulantes fornecem. O guaraná contém de duas a três vezes mais cafeína do que grãos de café.

Uma bebida energética típica possui 80 mg de cafeína por lata, mas a maioria possui muito mais do que isso. 80 mg é a mesma quantidade de cafeína que possui um copo de café e duas vezes mais a quantidade de uma xícara de chá ou lata de refrigerante.

Aqui vão os efeitos colaterais das bebidas energéticas que você precisa saber:

  • A alta concentração de cafeína pode estimular em excesso o coração e o sistema nervoso, e aumentar a pressão sanguínea.
  • A grande quantidade de cafeína nessas bebidas pode causar desidratação.
  • A grande quantidade de açúcar pode causar queda de energia.
  • O excesso de açúcar presente nas bebidas energéticas pode levar a ganho de peso.

Algumas das ervas nessas bebidas não interagem bem com certos medicamentos. Se você está consumindo bebidas energéticas por estar frequentemente cansado, existem maneiras melhores de impulsionar sua energia. Durma bem, exercite-se regularmente e coma de forma saudável. Mantenha-se hidratado também, já que a desidratação é um sintoma comum do cansaço.

A água é o melhor fluído para beber e se manter hidratado, porque ela é processada pelo corpo de forma diferente de outros tipos de substâncias, além de ter inúmeros outros benefícios.

Concluindo, muitas bebidas energéticas podem ter efeitos colaterais prejudiciais à saúde e não devem ser tomadas com frequência.

Você tem o errado costume de consumir bebidas energéticas para lutar contra o cansaço no dia a dia? E você já sabia desses efeitos colaterias? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,13 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário