Recentemente, Otaviano Costa, 51 anos, precisou realizar um procedimento de emergência no coração após descobrir um aneurisma da aorta. Ao voltar para casa, o apresentador mostrou sua cicatriz e explicou o que o levou a procurar um médico.
O famoso disse que sentiu uma dor durante uma viagem. “Fiz uma viagem para Buenos Aires com a família para curtir (o feriado de) Corpus Christi e uma dorzinha pequena começou a surgir aqui na minha costela. Voltei para o Rio”, iniciou em entrevista ao Fantástico, da TV Globo.
A partir desse momento, ele procurou um médico e realizou um ecocardiograma, que apontou um problema grave que nada tinha a ver com a dor na costela: o aneurisma da artéria aorta, em estágio avançado.
- Veja também: Otaviano Costa anuncia internação e cirurgia de emergência após aneurisma de aorta, entenda a condição
O médico Roberto Kalil Filho, responsável pelo procedimento de Otaviano, explicou: “O coração, na verdade, é uma bomba de músculo que bombeia sangue para o corpo inteiro. Na saída tem a aorta, que é um tubo, um cano, que leva sangue para o corpo inteiro, da cabeça aos pés”.
“A aorta tem sua medida e pode dilatar. Dependendo do grau de dilatação, se forma o aneurisma, que é uma dilatação um pouco maior da aorta”, completou. O profissional também disse que a dilatação acontece devido a um enfraquecimento da parede do vaso.
- Veja também: Sintomas de aneurisma cerebral e da aorta
A condição pode levar à morte: “É uma doença silenciosa, primeiro, se você não faz diagnóstico. Então, quando você vai tendo um aneurisma de aorta e vai dilatando, dilatando, o que pode acontecer? Ele pode romper. Se você rompe aquilo ali, a pessoa muitas vezes morre na hora. É uma chamada morte súbita, morre”, complementou Kalil.
Condição de nascença
Otaviano já vinha acompanhando uma malformação no coração, mas acabou relaxando. “Em 2007, eu detectei algo que havia nascido comigo. A gente foi detectando qual a evolução dessa aorta. Dois anos, um ano e meio, fazia e estava tudo muito calmo. Só que aí dois anos eu passei deixando, eu passei me negligenciando, passei dois anos sem fazer o meu check-up”, recordou.
Por sorte, houve tempo suficiente para resolver: “Quem tem esse tipo de válvula, essa deficiência desde o nascimento, são pessoas que têm uma incidência maior e uma chance maior de ter essas dilatações”, disse Kalil.
No caso de Costa, a indicação foi a cirurgia. “Você troca a válvula, implanta a válvula e o tubo na aorta. Tem o chamado de tubos valvulados, que são tubos de material mesmo, similar a plástico. Eles trocam a válvula junto, a válvula ligada no tubo”, descreveu o médico.
Problema foi descoberto em meio a aniversário de Flavia Alessandra
O diagnóstico foi feito em meio aos preparativos para os 50 anos da esposa do apresentador, a atriz Flavia Alessandra. Por isso, ele preferiu não contar no primeiro momento, para que a parceira pudesse comemorar a data especial sem preocupações.
“‘Como é que eu conto para a Flavia? Sendo que, amanhã, dia sete de junho, é o aniversário de 50 anos dessa mulher? Nossa família inteira aqui, para celebrar a vida dela?’. Falei: ‘Não vou contar, não posso contar'”, lembrou.
Flavia, que participou da entrevista, completou: “Não, não ia ter festa. Não ia ter festa”. O apresentador só contou o que estava acontecendo no dia seguinte, oito de junho, e foi internado no dia 10.