Oxigenoterapia – O que é, para que serve e quando usar

Especialista da área:
atualizado em 24/06/2021

Alguns problemas de saúde podem diminuir os níveis de oxigênio no sangue. Para corrigir isso, existe a oxigenoterapia. Veja então o que é, para que serve e quando usar.

  Continua Depois da Publicidade  

O oxigênio é fundamental para a nossa vida. E a falta dele pode causar diversos sintomas desagradáveis como:

Além disso, níveis baixos de oxigênio no sangue podem danificar vários órgãos, prejudicando a função e até mesmo colocando a vida em risco.

Mas, felizmente, a medicina evolui a cada dia e hoje temos a oxigenoterapia para tratar esses casos de baixo nível de oxigênio no sangue. 

O que é a oxigenoterapia

Existem vários tipos de oxigenoterapia, mas há algo em comum em todas elas – que é fornecer oxigênio extra para respirar. Assim, os níveis de oxigênio no sangue também aumentam e todos os órgãos se beneficiam desse oxigênio extra.

É possível usar a oxigenoterapia em ambiente hospitalar ou até mesmo em casa. Tudo vai depender da condição a ser tratada.

A escolha do tipo de oxigenoterapia ideal para você deve ser feita por você e seu médico. Saiba que suas opções incluem usar um cateter transtraqueal, uma máscara facial ou uma cânula nasal (ou tubo nasal) para obter o oxigênio. Esse oxigênio extra pode vir de um:

  • Tanque de oxigênio líquido ou gasoso;
  • Concentrador de oxigênio, um equipamento que retira e concentra o oxigênio do ar.

Em ambos os casos, existem versões portáteis de tanque ou concentrador de oxigênio que podem ser usados em casa, quando necessário.

Para que serve

A oxigenoterapia é um tipo de ventilação não invasiva que serve para garantir a oxigenação adequada por todo o corpo.

Quem sofre de problemas respiratórios crônicos pode se beneficiar dessa terapia, pois além de diminuir o desconforto respiratório, ela permite que o oxigênio chegue em todas as células em quantidade adequada.

  Continua Depois da Publicidade  

Sendo assim, a oxigenoterapia pode ser útil para pessoas que têm:

  • Doença pulmonar obstrutiva crônica;
  • Asma;
  • Apneia do sono;
  • Fibrose cística;
  • Pneumonia;
  • Covid-19;
  • Insuficiência respiratória.

Quando usar

oxigenoterapia

Certamente, seu médico vai saber o momento ideal de usar a oxigenoterapia. Em geral, é esperado que os níveis de oxigênio no sangue estejam sempre acima de 90%. Mas, se for detectado um nível abaixo de 90%, é provável que você precise de terapia com oxigênio. 

Isso pode ser facilmente aferido com um oxímetro – que mede a saturação de oxigênio no sangue.

Algumas pessoas precisam de oxigenoterapia apenas algumas vezes por dia. Quem sofre de apneia do sono, por exemplo, pode precisar do oxigênio extra apenas durante o sono. 

Por outro lado, outros podem precisar da oxigenoterapia durante a prática de exercícios físicos ou durante o dia inteiro.

Se você for usar algum tipo de oxigenoterapia em casa, é importante tomar alguns cuidados básicos, como por exemplo:

  1. Não fumar e evitar ficar perto de pessoas que fumam devido ao risco de incêndio;
  2. Evitar usar materiais inflamáveis perto da fonte de oxigênio;
  3. Ficar longe de fontes de calor;
  4. Manter o recipiente com oxigênio sempre na posição vertical.

Além disso, algumas pessoas relatam alguns efeitos colaterais da oxigenoterapia, que podem incluir:

Caso você sinta algum desconforto, avise o seu médico, pois o objetivo da terapia é ajudar você a se sentir melhor e a ter uma melhor qualidade de vida. 

  Continua Depois da Publicidade  

Se a oxigenoterapia não te trouxer alívio, é preciso conversar com o médico para ajustar a quantidade de oxigênio ou encontrar uma solução melhor para o seu bem estar.

Com base nos seus exames – como por exemplo o exame de gasometria arterial – o médico vai decidir se você precisa de um sistema de alto fluxo ou de baixo fluxo de oxigênio.

Fontes e referências adicionais

Você conhece alguém que já precisou de oxigenoterapia para respirar melhor? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário