Saúde intestinal

Perder Peso, Bem Estar, Prevenir Doenças: Tudo Começa pela Saúde do Intestino

Seu intestino é saudável? Acredite ou não, o intestino – especialmente suas bactérias saudáveis – tem muito a ver com o funcionamento do seu corpo, muito além da sua digestão.

“Tratando-se de garantir a saúde das mulheres, não há nada tão poderoso como um microbioma equilibrado”, disse Jamie Morea, fundador da Hyperbiotics. “A quantidade de bactérias saudáveis em seu intestino afeta tudo, desde sua saúde cognitiva e seu sistema imunológico ao seu metabolismo, níveis de energia e força muscular”.

É verdade – mais e mais estudos científicos estão ligando a saúde intestinal e as bactérias em nosso aparelho digestivo a diferentes aspectos da saúde, incluindo a perda de peso. O Dr. Frank Lippman é um defensor de um intestino equilibrado também, citando que um intestino saudável pode ser uma máquina de queima de gordura e auxílio à perda de peso.

Mas espera um minuto – o que exatamente é um microbioma? Simplificando, o microbioma humano (também conhecido como microbiota) é o pequeno ecossistema do seu corpo de todos os micro-organismos (bactérias) que vivem no seu trato gastrointestinal e o ambiente em que vivem.

Veja como um intestino saudável (um microbioma equilibrado!) afeta o resto da sua saúde:

1. Promove um sistema imunológico saudável

A ciência mostrou que um intestino saudável traduz-se em uma vida saudável. Os probióticos protegem seu corpo da infecção e reforçam seu sistema imunológico, dando-lhe uma maior capacidade de combater a doença. Mais probióticos significa menos necessidade de antibióticos!

2. Melhora o humor

Algumas fontes apontaram o efeito do intestino sobre a saúde mental e o humor, citando que os probióticos poderiam ajudar com depressão e ansiedade. Alguns estudos até viram mudanças de personalidade!

3. Pode ajudar a perder peso

Em um estudo de 2013, mulheres obesas conseguiram “alcançar uma perda de peso sustentável” através da melhoria da saúde de seus intestinos e da adição de probióticos – o que significa que os probióticos podem auxiliar na perda de peso.

4. Melhor digestão

Bactérias saudáveis podem combater uma série de problemas digestivos, incluindo inchaço, síndrome do intestino irritável e constipação.

5. Pele mais limpa

Você tem problemas de pele? Beba algum kombucha ou tome um suplemento probiótico! Um intestino equilibrado contribui para a pele saudável e é conhecido por combater o eczema e até mesmo limpar a acne.

Você acredita que tem uma boa saúde intestinal? Pretende cuidar mais dessa parte do seu corpo para obter todos os benefícios para a saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*