Pesquisa Mostra que Comer Muita Gordura Causa Ansiedade e Depressão

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Você é daqueles que não consegue resistir e de vez em quando exagera nas pizzas e cheeseburguers da vida? Então, tome cuidado! Isso porque além do excesso de gordura fazer mal à saúde cardiovascular e do fígado e não contribuir muito para a boa forma, ele também pode causar ansiedade e depressão.

O fato foi indicado por um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Estado da Luisiana, nos Estados Unidos, que ao fazerem experimentos com ratos, apresentaram evidências de que uma dieta rica em gordura pode causar alterações como essas no comportamento de uma pessoa. E isso vale tanto para quem é obeso quanto para quem não é.

De acordo com a pesquisa, isso pode acontecer por conta das bactérias presentes no intestino. Durante os testes, os cientistas fizeram um transplante das bactérias do intestino de ratos que seguiam uma dieta rica em gorduras para outros ratos.

Os resultados foram múltiplas mudanças de comportamento como o aumento da ansiedade, memória prejudicada e a ocorrência de comportamentos repetitivos. Além disso, também foram registrados sinais de inflamações no cérebro dos animais.

A pesquisa foi divulgada em uma edição recente da publicação Biological Psychiatry (Psiquiatria Biológica, tradução livre). O editor do veículo, o Dr. John Krystal, explicou um pouco sobre o trabalho acadêmico: “Esse estudo sugere que dietas ricas em gordura prejudicam a saúde do cérebro, ao atrapalhar a relação entre os seres humanos e os micro-organismos que ocupam as nossas vias gastrointestinais.”

Você acredita que pode estar sofrendo com esses problemas devido à sua má alimentação? O que fez para mudar? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário