Pesquisa Revela que Quase Metade da População no Brasil é Sedentária

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

O Diagnóstico Nacional do Esporte, uma pesquisa realizada pelo Ministério do Esporte do Brasil e divulgada no final do mês de junho de 2015, revelou dados preocupantes acerca do nível de sedentarismo dos brasileiros: quase metade da população – para ser mais específico 45,9% dos brasileiros ou 67 milhões de pessoas – não fizeram nenhum tipo de atividade física durante o ano de 2013.

O estudo também mostrou que as mulheres são as que mais sofrem com o problema, tendo em vista que 50,4% são sedentárias, enquanto a taxa percentual de sedentarismo observada nos homens é de 41,2%.

Dos participantes da pesquisa que afirmaram não ter feito nenhum exercício em 2013, 80,4% admitiram que conheciam os riscos que o sedentarismo causa à saúde, mas, mesmo assim, optaram por permanecer inativos.

Entre os motivos apresentados para o sedentarismo, o campeão foi a falta de tempo, tendo em vista que 69,9% dos entrevistados apontaram esse motivo. Outras razões atribuídas à inatividade foram a preguiça e a falta de motivação.

O diagnóstico do Ministério do Esporte também revelou que o sedentarismo cresce conforme o passar dos anos: na faixa etária de 15 a 19 anos, esse índice fica na casa dos 32,7%. Já para os brasileiros que possuem entre 35 a 44 anos de idade, o percentual é de 46,4%.

Para as pessoas que têm de 65 a 74 anos, a taxa é ainda maior e atinge os 64,4%.

Os brasileiros ativos

A pesquisa ainda apontou que somente 25,6% dos brasileiros possui o costume de praticar esportes, enquanto apenas 28,5% da população realiza outros tipos de exercícios, com destaque para a caminhada e o ciclismo.

De acordo com o Ministério do Esporte, o principal estímulo para que essas pessoas realizem esse tipo de atividade é a promoção da qualidade de vida e o bem-estar. Em seguida, está a obtenção de melhoria no desempenho físico.

Outros países

Se por aqui no Brasil a taxa da população inativa é de 45,9%, esse percentual é de 68,3% na Argentina e de 53% de Portugal.

Por outro lado, nós ganhamos – ou perdemos, já que isso não é algo bom para a saúde dos brasileiros – de países como os Estados Unidos, que tem 40,5% de sedentários, da Espanha, com 35% de habitantes que não fazem exercícios, e da Índia, com apenas 15,6% de pessoas que não fazem nenhum tipo de atividade física ou esporte.

E você, tem o hábito de praticar esportes ou outras atividades físicas frequentemente? Em que lado da estatística se encontra? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

1 comentário em “Pesquisa Revela que Quase Metade da População no Brasil é Sedentária”

  1. Pratico corrida há 40 anos todos os dias. Me sinto ótimo sem doença nemhuma. Estou co 60 anos e pareço ter 40 anos a menos. Quando vejo a minha geração de 60 anos me sinto um neto perto deles. adquiri toda experiência de correr nestes 40 anos.