Pesquisadores Causam Polêmica: Banho Quente Pode Queimar Tantas Calorias Quanto Caminhar 30 Minutos

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Pesquisadores da Universidade de Loughborough afirmam que tomar um banho quente de banheira pode promover benefícios semelhantes ao exercício para a boa forma.

O “aquecimento passivo”, eles afirmam, pode ter um efeito positivo sobre o controle de açúcar no sangue (que é um bom indicador de sua aptidão metabólica total) e o número de calorias que o corpo queima.

O Dr. Steve Faulkner conduziu um estudo observando 14 homens que participaram de dois testes: no primeiro, eles deveriam pedalar por uma hora. No segundo, relaxar em um banho de uma hora de duração a 40º C.

Ambos os testes foram projetados para elevar a temperatura corporal em um grau, o que permitiu à equipe estudar quantas calorias foram queimadas em cada sessão.

E embora o ciclismo tenha queimado mais calorias (obviamente), os pesquisadores descobriram que um banho quente pode queimar tantas calorias (cerca de 130) quanto uma caminhada de 30 minutos.

“A resposta do açúcar no sangue a ambas as condições foi semelhante, mas o pico de açúcar depois de comer foi cerca de 10% menor quando os participantes tomaram um banho quente em comparação a quando eles se exercitaram”, afirmou o Dr. Faulkener.

Ele chegou a dizer que o aquecimento passivo do banho quente também pode ser útil na redução da inflamação crônica em condições como diabetes tipo 2. E este não é o primeiro estudo a sugerir que este aquecimento passivo pode trazer benefícios para a saúde.

Um documento finlandês de 2015 sugeriu que utilizar a sauna frequentemente poderia reduzir o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral em homens – o que foi mais tarde apoiado pela Universidade de Oregan, que publicou um estudo mostrando que banhos quentes regulares podem baixar a pressão arterial.

Então, isso realmente significa que podemos fugir do exercício de verdade para tomar um banho quente à noite? Não, é lógico.

“Uma caminhada de 30 minutos queima quase nada, então em termos de resultados apenas tomar um banho quente todos os dias está longe de ser o suficiente para ajudar com a perda de peso e definitivamente não queima tanto quanto uma corrida!” Virgin Active PT, Rob Leiby.

“A perda de peso gira em torno do déficit calórico. Haverá alguns benefícios, como a redução da inflamação e do açúcar no sangue ligeiramente, mas novamente, tudo volta ao fato de que o melhor método é sempre o treinamento aliado a uma boa dieta e dormir o suficiente – todas essas outras maneiras são apenas besteira em comparação com isso. Cumpra essas três coisas e tudo funcionará.”

Banhos de banheira são agradáveis e relaxantes e podem ter alguns benefícios físicos, mas apenas quando você realisticamente os alia a um treino aeróbico de verdade. Mas você já sabia disso, não é mesmo?

Você já tinha ouvido falar que o banho quente pode trazer benefícios para a saúde? Tem o costume de tomar um bom banho relaxante ao final do dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário