Especialista da Área:

‘Pílula do Exercício’ Pode Aumentar a Resistência em 70% Sem Treino

🕐 14/01/2020

Já imaginou se as pessoas que têm diabetes ou estão se recuperando de uma cirurgia ou são muito frágeis para correr pudessem obter os mesmos benefícios dos exercícios para a saúde? Os cientistas estão trabalhando para desenvolver um remédio para seres humanos que poderia aproveitar a resposta do corpo ao exercício sem ter que passar por todo o esforço e treinamento para chegar lá.

Um estudo sobre a última versão da chamada “pílula do exercício”, realizado em ratos, aumentou drasticamente seus desempenhos na esteira. Os ratos que receberam a pílula podiam correr por cerca de quatro horas e meia direto – 70% mais do que os ratos que não receberam a pílula.

O ingrediente ativo da pílula de exercício era um composto químico chamado GW1516. Atuou em um gene conhecido por estar envolvido no exercício chamado PPARD.

Experimentos anteriores mostraram que os ratos que possuem um gene PPARD ativado permanentemente são excelentes corredores de longa distância. O GW1516 efetivamente estava fazendo o mesmo, alternando o gene PPARD diretamente e fazendo com que os ratos fossem corredores muito melhores.

“Sabemos bem que as pessoas podem melhorar sua resistência aeróbica através do treinamento”, disse o autor do estudo, Ronald Evans, do Instituto Salk para Estudos Biológicos. “A questão para nós foi: como funciona a resistência? E se realmente entendemos a ciência, podemos substituir o treinamento com uma droga?”

A pílula de exercício funcionou fazendo os ratos queimarem muito mais gordura. Isso acontece naturalmente em atletas que treinam bastante, embora exatamente como isso acontece ainda não é totalmente compreendido.

Mas não foi apenas o gene PPARD que foi alterado pela pílula do exercício. Um total de 975 genes foram alterados quando os ratos tomaram uma dose elevada de GW1516. Genes que quebram as células de gorduras para queimá-las também tiveram um impulso, e os genes para o uso de carboidratos foram suprimidos.

“Este estudo sugere que a queima de gordura é menos condutor da resistência do que um mecanismo compensatório para conservar a glicose”, disse Michael Downes, também autor de estudo em Salk. “PPARD está suprimindo todos os pontos que estão envolvidos no metabolismo do açúcar no músculo para que a glicose possa ser redirecionada para o cérebro, preservando assim a função cerebral”.

Os ratos em ambos os casos pararam exaustos quando o açúcar no sangue caiu para um certo nível – 70 mg/dl. No entanto, aqueles que tomaram a pílula de exercício simplesmente conseguiram manter seus níveis de açúcar no sangue por muito mais tempo antes de cansarem.

“Os exercícios ativam o PPARD, mas mostramos que você pode fazer o mesmo sem um treinamento mecânico. Isso significa que você pode melhorar a resistência ao nível equivalente a alguém treinando sem todo o esforço físico”, disse Weiwei Fan, cientista e também autor do artigo.

O fisiologista Stuart Egginton, da Universidade de Leeds, que não estava envolvido na pesquisa, disse que a droga poderia ter grande potencial como terapia em seres humanos.

“Existem muitas patologias que envolvem a desregulação do metabolismo. Portanto, é bem possível que você possa usar isso emm pessoas com muitas doenças metabólicas”, disse Egginton.

A ação no sistema PPARD também pareceu estar relativamente isolada de muitas outras funções metabólicas relacionadas, disse ele. Isso torna um bom alvo para uma droga, pois pode haver menos efeitos negativos involuntários.

“Eu acho que sempre haverá o potencial de efeitos secundários, mas possivelmente menos nesse aspecto do que algumas das outras intervenções que foram tentadas. A única maneira de dizer isso é fazendo estudos de longo prazo. Esse estudo não demonstra respostas agudas, eles apenas apontaram os benefícios”, disse Egginton.

A pesquisa é publicada na revista Cell Metabolism.

Você acredita que num futuro próximo possa, de fato, existir uma pílula do exercício que ajuda a queimar calorias sem treinar tanto? Adquiria uma dessa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário