Planta assa-peixe: o que é e para que serve

Especialista:
atualizado em 15/01/2021

As plantas fazem parte do nosso dia a dia e não apenas para enfeitar a casa. Tanto que existem as plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e as plantas medicinais. Hoje vamos falar de uma em especial: a planta assa-peixe.

  Continua Depois da Publicidade  

Vernonia polyanthes é o seu nome científico e ela pode aparecer em terrenos baldios e pastagens. Além disso, a planta assa-peixe é capaz de multiplicar-se rapidamente em solos poucos férteis.

Dona de sementes que germinam com facilidade, a erva tem muitas folhas e pode chegar a alcançar até 3 m de altura.

Nativa do Brasil, ela dá as caras com frequência nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com destaque para os estados de São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás.

Se por um lado, ela pode ser classificada como uma erva-daninha, por outro lado, dá para aproveitar as suas folhas e raízes em receitas de chá de assa-peixe e banhos de assentos.

Para que serve a planta assa-peixe?

Uma vez que já aprendemos o que é a planta assa-peixe, vamos conhecer para que serve esta erva?

Planta assa-peixe na gripe

A Monografia da espécie Vernonia polyanthes (“assa-peixe”) do Ministério da Saúde de 2014 informa que as alegações e finalidades de espécie referem-se ao tratamento de problemas respiratórios como tosse, bronquite, pneumonia, gripe e resfriado.

Ademais, a publicação acrescenta que a medicina tradicional brasileira também usa a planta no tratamento do reumatismo, malária e febre. Outros usos populares da erva incluem o tratamento de contusões e hemorroidas.

Entretanto, é nosso dever registrar que a monografia da espécie do Ministério da Saúde ressalta que os relatos sobre o seu uso em seres humanos são somente populares e tradicionais. Não há estudos mais detalhados sobre as ações e indicações da planta.

Ou seja, não temos comprovação de que a planta assa-peixe seja realmente eficiente e segura para as doenças e condições que citamos acima.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto, você não deve usar a erva durante o tratamento de qualquer condição sem antes conversar com o seu médico sobre o uso da planta.

Além disso, nada de utilizar a planta no lugar de qualquer tratamento de saúde porque isso pode ser perigoso, podendo agravar o quadro da sua doença e resultar em complicações.

2. Nutrição das abelhas

A planta assa-peixe é bastante visitada pelas abelhas. Principalmente pelas abelhas nativas, para procurar recursos alimentares.

Isso é uma boa notícia quando lembramos que a sobrevivência das abelhas é fundamental para a vida de todo mundo. Elas são cruciais para a polinização de frutas e vegetais integrantes da alimentação do ser humano.

Instituições como a Organização das Nações Unidas já advertiram que a mortalidade em massa de insetos polinizadores traz o risco de escassez de alimentos. Isso porque as abelhas contribuem com manutenção das florestas.

3. Usos culinários

Planta assa-peixe na culinária

Utiliza-se o mel da planta assa-peixe em receitas de bolos, torradas, iogurtes e saladas de frutas. Além disso, ele funciona como um adoçante para chás.

Há ainda quem prepare as folhas da planta empanadas e fritas. É justamente daí que vem o nome assa-peixe: elas lembram pequenos peixes fritos, com as suas nervuras que se assemelham às espinhas de peixes.

Contraindicações e outros cuidados com a planta assa-peixe

Grávidas e mulheres que amamentam não podem tomar o chá da planta assa-peixe. Além disso, o uso da erva precisa contar com orientação profissional.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto, antes de utilizar a planta assa-peixe para qualquer finalidade é aconselhável que você procure o médico.

Isso é essencial para saber se ela realmente é indicada para você, verificar se não pode te fazer mal e aprender qual a dosagem, frequência e duração de uso seguras para o seu caso.

De olho na interação medicamentosa e nos efeitos colaterais

Na conversa com o médico, aproveite para questionar se não faz mal utilizar a planta ao mesmo tempo em que algum medicamento, suplemento ou outra planta que você já use.

Caso experimente um ou mais efeitos colaterais ao usar a assa-peixe, procure rapidamente o auxílio médico ou de serviços de saúde, mesmo que não imagine se tratar de um sintoma tão grave assim.

Tenha em mente que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir as orientações qualificadas de um profissional de saúde habilitado.

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia a planta assa-peixe? Já usou? Então, conte para nós nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário