As plantas fazem parte do nosso dia a dia e não apenas para enfeitar a casa. Tanto que existem as plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e as plantas medicinais. Hoje vamos falar de uma em especial: a planta assa-peixe.
Vernonia polyanthes é o seu nome científico e ela pode aparecer em terrenos baldios e pastagens. Além disso, a planta assa-peixe é capaz de multiplicar-se rapidamente em solos poucos férteis.
Dona de sementes que germinam com facilidade, a erva tem muitas folhas e pode chegar a alcançar até 3 m de altura.
Nativa do Brasil, ela dá as caras com frequência nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com destaque para os estados de São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás.
Se por um lado, ela pode ser classificada como uma erva-daninha, por outro lado, dá para aproveitar as suas folhas e raízes em receitas de chá de assa-peixe e banhos de assentos.
Para que serve a planta assa-peixe?
Uma vez que já aprendemos o que é a planta assa-peixe, vamos conhecer para que serve esta erva?
1. Usos na medicina popular brasileira
A Monografia da espécie Vernonia polyanthes (“assa-peixe”) do Ministério da Saúde de 2014 informa que as alegações e finalidades de espécie referem-se ao tratamento de problemas respiratórios como tosse, bronquite, pneumonia, gripe e resfriado.
Ademais, a publicação acrescenta que a medicina tradicional brasileira também usa a planta no tratamento do reumatismo, malária e febre. Outros usos populares da erva incluem o tratamento de contusões e hemorroidas.
Entretanto, é nosso dever registrar que a monografia da espécie do Ministério da Saúde ressalta que os relatos sobre o seu uso em seres humanos são somente populares e tradicionais. Não há estudos mais detalhados sobre as ações e indicações da planta.
Ou seja, não temos comprovação de que a planta assa-peixe seja realmente eficiente e segura para as doenças e condições que citamos acima.
Portanto, você não deve usar a erva durante o tratamento de qualquer condição sem antes conversar com o seu médico sobre o uso da planta.
Além disso, nada de utilizar a planta no lugar de qualquer tratamento de saúde porque isso pode ser perigoso, podendo agravar o quadro da sua doença e resultar em complicações.
2. Nutrição das abelhas
A planta assa-peixe é bastante visitada pelas abelhas. Principalmente pelas abelhas nativas, para procurar recursos alimentares.
Isso é uma boa notícia quando lembramos que a sobrevivência das abelhas é fundamental para a vida de todo mundo. Elas são cruciais para a polinização de frutas e vegetais integrantes da alimentação do ser humano.
Instituições como a Organização das Nações Unidas já advertiram que a mortalidade em massa de insetos polinizadores traz o risco de escassez de alimentos. Isso porque as abelhas contribuem com manutenção das florestas.
3. Usos culinários
Utiliza-se o mel da planta assa-peixe em receitas de bolos, torradas, iogurtes e saladas de frutas. Além disso, ele funciona como um adoçante para chás.
Há ainda quem prepare as folhas da planta empanadas e fritas. É justamente daí que vem o nome assa-peixe: elas lembram pequenos peixes fritos, com as suas nervuras que se assemelham às espinhas de peixes.
Contraindicações e outros cuidados com a planta assa-peixe
Grávidas e mulheres que amamentam não podem tomar o chá da planta assa-peixe. Além disso, o uso da erva precisa contar com orientação profissional.
Portanto, antes de utilizar a planta assa-peixe para qualquer finalidade é aconselhável que você procure o médico.
Isso é essencial para saber se ela realmente é indicada para você, verificar se não pode te fazer mal e aprender qual a dosagem, frequência e duração de uso seguras para o seu caso.
De olho na interação medicamentosa e nos efeitos colaterais
Na conversa com o médico, aproveite para questionar se não faz mal utilizar a planta ao mesmo tempo em que algum medicamento, suplemento ou outra planta que você já use.
Caso experimente um ou mais efeitos colaterais ao usar a assa-peixe, procure rapidamente o auxílio médico ou de serviços de saúde, mesmo que não imagine se tratar de um sintoma tão grave assim.
Tenha em mente que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir as orientações qualificadas de um profissional de saúde habilitado.
Fontes e Referências Adicionais
- Ministério da Saúde – Monografia da espécie Vernonia polyanthes (“Assa-peixe”)
- Greenpeace Brasil – S.O.S., as abelhas pedem socorro
Esse Assa peixe é um verdadeiro milagre, receita caseira, chá caseiro curou a falta de ar da minha mãe, normalizou pressão e diabete. Curou a tosse do meu irmão. Curou asma, bronquite, fechou feridas. Estou dando uma xícara do chá pra eles todos os dias.