Bananas

O Nutriente Chave para Amenizar seus Problemas de Pressão

Quando se trata de como sua dieta pode afetar a saúde do coração, o sódio geralmente é o centro da discussão. Todos nós sabemos que ele é o principal responsável, quando em excesso, por alterar a pressão arterial. No entanto, há outro nutriente crucial que não é tão citado – e que pode trabalhar com o efeito contrário ao do sódio: para o bem.

Muitas pessoas associam o potássio somente às bananas e às câimbras, mas acredite, ele é muito mais do que isso. Como vimos, apesar de que o sal é o centro das discussões sobre a pressão alta, o potássio também influencia aspectos vitais de nossa biologia, regulando-os, como a pressão arterial.

“Uma pessoa sensível ao sal pode baixar sua pressão arterial se comer mais potássio e/ou menos sódio”, afirme Jerry Yee, chefe de nefrologia no Henry Ford Hospital de Detroit. “Esses minerais podem ser igualmente importantes, mas a sociedade está muito concentrada no lado do sódio atualmente. Se sua dieta é rica em sódio, sua pressão arterial certamente aumentará.”

A maior parte do potássio em nosso corpo está localizada dentro das células. Uma pequena quantia fica fora dessas células e é influenciada pelo potássio que recebemos dos alimentos ricos no mineral, por hormônios como a insulina e pela excreção dos rins.

Alimentar-se com esses itens ricos em potássio pode ter um impacto importante na regulação da pressão arterial inclusive quando se consome muito sódio. Num estudo de 2014 publicado no Clinical Journal of American Society of Nephrology, indivíduos hipertensos que aumentaram sua ingestão de potássio e ao mesmo tempo mantiveram uma dieta rica em sal perceberam uma queda de 9.5mmHg na pressão arterial sistólica e um decréscimo de 6.4 mmHg na pressão arterial diastólica.

Você é uma pessoa que sofre de pressão alta? Tem o cuidado para não consumir alimentos ricos em sódio? E agora que conhece essa informação, aumentará a ingestão dos ricos em potássio? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,89 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Para mim e algumas pessoas que eu conheço a banana, para este fim, é apenas um mito, pois
    eu comia 4 bananas por dia e minha pressão estava muito alta, segundo diagnóstico médico.
    Hoje eu tomo 3 medicamentos para manter minha pressão normalizada. Mas gostaria de ler
    relatos de pesquisas científicas a respeito dos benefícios da banana, pois adoro esta fruta.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*