Pressão 14×8 é Perigoso?

A força que movimenta o sangue através do sistema circulatório do organismo humano é conhecida como a pressão arterial. Precisamos que essa nossa pressão arterial seja normal por diversos motivos.

Por exemplo, você sabia que sem a pressão que força o nosso sangue a fluir pelo sistema circulatório, nenhum oxigênio ou nutriente seria enviado por meio das artérias aos órgãos e tecidos do corpo?

Mas não termina por aí: a pressão arterial também trabalha na entrega de glóbulos brancos e anticorpos para a imunidade e hormônios como a insulina.

Esse sangue fresco que chega também captura os produtos tóxicos do metabolismo, assim como as toxinas que são removidas por meio do fígado e dos rins.

Ou seja, é importante se esforçar para manter um nível de pressão arterial saudável e ficar sempre de olho em como anda a nossa pressão para verificar se ela não apresenta valores preocupantes, não é mesmo? Por exemplo, será que apresentar uma pressão 14×8 é perigoso?

A pressão sistólica e a pressão diastólica

Entretanto, antes de analisarmos propriamente se ter uma pressão 14×8 é perigoso, vamos entender como funciona o modo de representação da medida da pressão arterial.

Você provavelmente já deve ter notado que são utilizados dois números para representar o valor da pressão, que o primeiro número é maior do que o segundo e que eles são separados pelo “x” ou por uma barra, que representa a palavra “por”.

O número superior representa a pressão arterial sistólica e o número inferior corresponde à pressão arterial diastólica.

A pressão criada pela força exercida quando o coração aperta e empurra o sangue através das artérias para o resto do corpo é conhecida como a pressão arterial sistólica.

Por sua vez, a pressão arterial diastólica é definida como a pressão existente nas artérias quando o coração descansa entre os batimentos, sendo o momento no qual o coração enche de sangue e pega oxigênio.

Em outras palavras, a sístole pode ser definida como a força máxima do coração em uma contração para expulsar o sangue, e a diástole como a força mínima, um período de relaxamento entre as contrações cardíacas.

A pressão arterial é representada pela medida mmHg, que significa milímetros de mercúrio.

E então, ter uma pressão 14×8 é perigoso?

Uma pressão arterial mais baixa do que 120×80 mmHg, também chamada de 12×8, é considerada ótima pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) e pela Associação Americana do Coração.

De acordo com a organização, essa é a medida de pressão arterial ideal para minimizar os riscos de problemas cardiovasculares. Para a SBH, um valor menor que 130/80 mmHg é considerado o índice de pressão arterial ideal para indivíduos com risco de desenvolvimento de diabetes e doença renal.

Enquanto a SBH avalia como normal uma pressão arterial mais baixa do que 130/85 mmHg, a Associação Americana do Coração considera o valor de 120 a 129/menos de 80 mmHg como um nível elevado de pressão arterial.

Quando a pressão arterial está em 130 a 139/80 a 89 mmHg, a Associação Americana do Coração alerta que se tem um caso de estágio 1 de hipertensão. E quando a pressão é de 140 ou mais/90 ou mais, trata-se de um caso de estágio 2 da pressão arterial alta, de acordo com a instituição.

A SBH também afirma que para a maioria da população a pressão arterial deve estar abaixo de 140/90 mmHg e considera altos os valores iguais ou superiores a essa medida.

Se estivermos falando de pessoas já diagnosticadas com diabetes, o valor deve ser menor que 130/85 mmHg, destaca a instituição. Já nos casos de pessoas já avaliadas como doentes renais crônicas, a pressão arterial deve ser mais baixo do que 120/75 mmHg, segundo a organização.

O que todas essas informações nos mostram? Que ter uma pressão 14×8 é perigoso sim. O valor “8” da pressão diastólica (o número de baixo) até poderia entrar em uma classificação considerada normal, caso viesse acompanhado de uma medida da pressão sistólica (o número de cima) mais baixa. Entretanto, como vimos, o “14” já representa índices preocupantes em relação ao nível de pressão arterial.

O que pode significar uma pressão 14×8?

O curioso em relação ao 14×8 é que não vimos os dois números aparecerem juntos nos exemplos de classificações de estágio de pressão arterial descritos acima. Quando o 14 (ou 140) foi mencionado, ele já apareceu ao lado do 9 (ou 90).

Mas então, como saber em que grupo uma pressão 14×8 pode estar classificada? A SBH ensina que quando as pressões sistólicas (o número de cima) e diastólicas (o número de baixo) de uma pessoa são classificadas em diferentes grupos, o mais alto é o que é utilizado para categorizar a pressão arterial.

Com isso, o que se conclui é que ter uma pressão 14×8 é perigoso porque representa um caso pressão arterial elevada. O paciente que tem essa medida apresenta um nível de pressão diastólica (140 mmHg, o número de cima) fora da meta.

Os perigos de uma doença silenciosa

A hipertensão ou pressão arterial alta pode ser conhecida como uma doença silenciosa, graças ao fato de não provocar sintomas, de acordo com o que alerta a SBH.

Segundo a instituição, somente quando o quadro de hipertensão já encontra-se grave ou prolongado e não foi tratado é que o paciente apresenta sintomas como dor de cabeça, vômito, dispneia (falta de ar), agitação e visão borrada decorrentes de lesões que atingem o cérebro, os olhos, o coração e os rins.

Quando a hipertensão não é tratada, ela pode gerar uma série de complicações como derrames cerebrais, doenças no coração como infarto, insuficiência cardíaca e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira, enfatiza a SBH.

Portanto, vale a pena manter as consultas médicas regulares. Assim, caso a pressão alta tenha sido desenvolvida, ela poderá ser descoberta a tempo, antes que outros problemas também sejam desenvolvidos, e tratada da maneira necessária.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já imaginava que apresentar uma pressão 14×8 é perigoso? Já foi diagnosticado com hipertensão? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (34 votos, média: 3,79 de 5)
Loading...

11 comentários em “Pressão 14×8 é Perigoso?”

  1. Se sua pressão oscila dessa maneira não ache normal, procure outro cardiologista e solicite um MAPA 24 horas, que afere a pressão arterial várias vezes ao longo do dia e à noite. Com esse exame você terá o diagnóstico correto de hipertensão (caso e na hipertensa). Além de outros exames que o médico pode pedir como Holter 24 horas, ecocardiograma, teste da esteira, etc.

  2. Minha pressão e 13×9…14×8…penso que maneirar no sal e exercícios não pr escisara de remédio e..certo?

  3. Faz tempo que sofro com tonturar e visão embaçada mas hoje quando me levantei pra falar com minha mãe minha visão embaçou e eu desmaiei no chão não sabia nem que eu tinha caído só depois que acordei lembrei que tinha ido falar com ela, minha pressão tava 14 por 8

  4. A minha sobe no trabalho, como apanhava muito quando criança na escola, tenho medo das pessoas, minha pressão sobe demais em situações consideradas normais pra outras pessoas. Já desmaiei duas vezes, quase bati a cabeça. Sei lá o que será de mim. Eu num posso perder o trabalho de novo. : (

    • Procure ajuda psicológica. Um especialista vai te ajudar a lidar com esses traumas. Não é fácil, é todo um processo, mas com ajuda você conseguirá ter uma vida normal de trabalho e produtiva, como você merece.

Deixe um comentário