Pressão 11×7 é normal?

Especialista da área:
atualizado em 03/08/2021

Veja se apresentar uma pressão 11×7 é normal, se há riscos e quais são os valores normais para cada gênero e faixa etária.

  Continua Depois da Publicidade  

A pressão sanguínea é algo vital para todas as pessoas. Sem ela, que é responsável por forçar o sangue a fluir em torno do sistema circulatório, nenhum nutriente ou oxigênio seria liberado através das artérias para os órgãos e tecidos. Porém, ela pode ficar perigosamente muito baixa, o que não é nada bom para a saúde.

Acontece que na hora de medir a pressão arterial, muitas pessoas acabam não entendendo o que significam os números que aparecem no resultado. Se você quer saber se pressão 11×7 é normal, entenda o que esses números significam e veja se é normal ou não.

Aproveite para conferir se pressão 13×9 é normal também e descubra quando ter pressão baixa e frequência cardíaca alta pode ser perigoso.

medindo a pressão sanguinea

Pressão 11×7 é normal? Valores normais da pressão arterial para adultos

A classificação mais atual de pressão arterial para adultos, vigente desde Novembro de 2017, é a seguinte:

gráfico pressão arterial versão nova parâmetros a partir de 2017

Veja abaixo a mesma informação da ilustração acima, em outro formato:

ClassificaçãoSistólica mmHgDiastólica mmHg
Pressão arterial normalAbaixo de 120Abaixo de 80
Pressão elevada120-129Abaixo de 80
Hipertensão estágio 1130-13980-89
Hipertensão estágio 2140 ou acima90 ou acima
Crise hipertensivaAcima de 180Acima de 120
Fonte: American Heart Association (AHA)

Nesse sentido, a sístole, ou fase sistólica, é aquela correspondente à contração do coração, onde o sangue é bombeado para os vasos sanguíneos, já a diástole é a fase de relaxamento, fazendo com que o sangue retorne ao coração. Portanto estes números medem a força que o fluxo sanguíneo é transportado pelas artérias em dois momentos distintos.

Quando consideramos a fase sistólica de 120 mmHg e a diastólica de 80 mmHg como sendo as consideradas padrão para adultos saudáveis, podemos também nos referir a elas simplesmente como pressão 12×8.

Dessa forma, a pressão 11×7 seria o mesmo que 110 mmHg sistólica, e 70 mmHg diastólica, o que significa que, para pessoas adultas, a pressão 11×7 é normal, pois está abaixo de 12×8.

Porém, por outro lado, pessoas com pressão acima de 18×12 estão em crise hipertensiva, e precisam de cuidados imediatos, para prevenir problemas relacionados a essa condição, como AVC (acidente vascular cerebral), aneurisma, insuficiência cardíaca, ataque cardíaco e doença renal crônica, para mencionar alguns.

  Continua Depois da Publicidade  

Com relação às crianças, o cálculo é mais complexo, porque depende do percentil de altura que elas se encontram. Portanto existem tabelas enormes, contendo os valores de pressão arterial aceitáveis, de acordo com as idades e com os percentis de altura.

O que é pressão sanguínea

medindo a pressão

Como dito anteriormente, a pressão arterial é a força que move o sangue através de todo o sistema circulatório, levando oxigênio e nutrientes para todos os órgãos e tecidos do corpo.

É através do sangue que os hormônios, como a insulina, podem desempenhar a sua função no organismo. Não só isso, mas também através do sangue são levados os glóbulos brancos e anticorpos, fundamentais para garantir o bom funcionamento do nosso sistema imunológico.

O sangue não é só importante para fornecer nutrientes e oxigênio, ele também é responsável por absorver os resíduos tóxicos presentes no metabolismo, como por exemplo o dióxido de carbono que você respira, bem como as toxinas, que são eliminadas através dos rins e do fígado.

Ela também possui várias outras propriedades, como ajudar a regular a própria temperatura corporal e participa da cicatrização dos tecidos, utilizando as plaquetas para garantir uma boa coagulação do sangue e evitar a sua perda quando ocorrem lesões e machucados.

E o que faz com que o sangue exerça pressão nas artérias é o coração, que cria pressão sanguínea, forçando o sangue a correr entre as artérias e veias, quando ele se contrai a cada batida.

Medição da pressão sanguínea

O medidor de pressão arterial é chamado de esfigmomanômetro, que consiste em uma braçadeira de borracha, e o manguito que é inflado tanto à mão como através de uma máquina que o bombeia, no caso de medidores automáticos que geralmente funcionam à pilha.

Assim que o manguito é inflado o suficiente para parar o pulso, e é feito uma leitura através de um mostrador analógico, ou mesmo digital.

  Continua Depois da Publicidade  

A leitura é feita considerando a pressão que move o tubo de mercúrio em relação à gravidade, e esta é a razão pela qual a pressão é medida usando a unidade de milímetros de mercúrio que é abreviada em mmHg (mm é abreviatura de milímetros e Hg é o símbolo do mercúrio).

Como você pode ver, medir uma pressão 11×7 é normal e não é motivo para se preocupar, mas é muito importante consultar o seu médico ou profissional da saúde para que eles possam medir a sua pressão com maior precisão e te orientar caso haja necessidade.

Vale lembrar que existem condições de saúde que podem interferir na pressão arterial. Dentre elas, podemos citar a diabetes, doenças cardiovasculares, mal funcionamento dos rins, dentre outras.

Não só isso, mas também outras condições emocionais, como excitação ou nervosismo, podem interferir no resultado final.

Fontes e referências adicionais

Você costuma aferir sua pressão frequentemente? Sabia qual o significado da pressão 11×7? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário