Óleo de mirra – Para que serve, benefícios e como usar

Especialista da área:
atualizado em 02/12/2020

A mirra foi um dos presentes que Jesus Cristo recebeu dos três reis magos quando nasceu. Ela vem de uma árvore pequena e cheia de espinhos, encontrada no Oriente Médio e na região nordeste da África. O óleo é extraído da resina da mirra.

  Continua Depois da Publicidade  

O óleo de mirra possui muitos benefícios para a saúde; é antibacteriano, calmante e anti-inflamatório. Também ajuda a relaxar, cuidar da pele, além de também ser usado em cerimônias religiosas.

óleo de mirra

Conheça as suas propriedades, seus benefícios e aprenda a usá-lo.

1. Efeito anti-inflamatório

O óleo de mirra possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, por isso ele ajuda a tratar inflamações como gengivite, infecções na garganta e hemorroidas.

2. Bom para a saúde da pele

Os antigos egípcios usavam o óleo de mirra para manter a pele bonita, tratar ferimentos e prevenir infecções.

Atualmente, o óleo de mirra é usado para tratar irritações na pele, como pé de atleta, além de ser utilizado como ingrediente para cosméticos, já que tem alto poder de hidratação.

O óleo de mirra ainda estimula a transpiração e o suor, o que ajuda a limpar os poros da pele.

3. Tem propriedades relaxantes

Esse óleo ainda possui propriedades calmantes, sendo capaz de promover uma sensação de bem estar. Sendo assim, é uma ótima opção para ser usado em massagens e banhos quentes.

Mas, se você estiver com pressa, pode simplesmente aplicar algumas gotas do óleo de mirra na pele, fazendo isso já vai se sentir mais relaxado.

4. Bom para a saúde do sistema digestivo

O óleo de mirra pode auxiliar no tratamento de alguns problemas digestivos, como o desconforto estomacal, diarreia, indigestão e flatulência.

  Continua Depois da Publicidade  

Ele ajuda o corpo a se livrar dos gases, pois é carminativo (reduz a flatulência). Os gases podem desacelerar a digestão, causar dores e até mesmo aumentar a pressão arterial, além de ser desconfortáveis,

Além disso, o óleo de mirra ainda diminui a ocorrência de úlceras e também acelera a cura desse mal, de acordo com uma pesquisa do ano de 2010, publicada Journal of Immunotoxicology.

5. Ajuda os sistemas circulatório, imunológico e respiratório

O óleo de mirra estimula a circulação sanguínea, favorecendo a entrada de oxigênio nas células, o que melhora o metabolismo e o sistema imunológico.

Além disso, ele tem efeito expectorante, logo alivia os sintomas de resfriados e tosses, congestão, inflamação na garganta e também diminui o catarro.

Como usar o óleo de mirra

Você pode aplicá-lo na pele, usar em compressas ou fazer inalação com o auxílio de um destilador de óleos essenciais.

É possível ingerir o óleo de mirra na sua forma in natura, ou seja, sem que tenha passado por processamentos. Ele vai bem em saladas ou em pratos frios.

Cuidados com o óleo de mirra 

Se você estiver grávida, amamentando, ou tiver algum problema na tireoide, não deve usar o óleo de mirra. Além disso, ninguém deve usá-lo em excesso. Portanto consulte um médico antes de começar a utilizá-lo para tratar alguma condição de saúde

Apesar de ser seguro para a maioria das pessoas, é indicado fazer o teste de sensibilidade antes de começar a usar o óleo de mirra regularmente. Para isso, aplique uma pequena quantidade do óleo no braço e aguarde durante uma hora. Caso haja alguma reação indesejada, como uma irritação, não use o produto.

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia o óleo de mirra e seus benefícios para o nosso organismo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (22 votos, média: 4,09 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

11 comentários em “Óleo de mirra – Para que serve, benefícios e como usar”

  1. Preciso deste óleo para eliminar gazes e para digestão, estou com problemas de intestino e gastrites preciso saber como tomar

    • Se tiver muitos gases retire da sua dieta leite e seus derivados e fique sem comer carne por uns 20 dias evite massas em geral inclusive pão tenho certeza que tudo isto ai acaba mais procure seu medico boa sorte .