Benefícios do Óleo de Mirra – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 29/06/2020

Relaxante, bom para a saúde da pele e estimulante da circulação sanguínea: conheça os benefícios do óleo de mirra e como usar!

A partir da resina da mirra, é extraído o chamado óleo de mirra, que é utilizado tanto para fins terapêuticos quanto para fins cosméticos e inclusive em cerimônias religiosas.

O óleo extraído da mirra é conhecido por apresentar as propriedades antissépticas, antibacterianas, antioxidantes, descongestionantes, adstringentes, antifúngicas, calmantes, rejuvenescedoras, hidratantes, antiparasitárias, expectorantes, carminativas e anti-inflamatórias.

Para que serve o óleo de mirra?

Pesquisas e análises sugerem quais podem ser os benefícios do óleo de mirra. Veja para que serve o produto:

  • Efeito antioxidante;
  • Saúde da pele;
  • Relaxamento;
  • Saúde do sistema respiratório;
  • Saúde digestiva;
  • Saúde bucal;
  • Auxílio em caso de úlceras;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Eliminação dos gases;
  • Estímulo ao suor;
  • Estímulo à circulação sanguínea.

Benefícios do óleo de mirra: saiba como usar!

  • Antes de usar: É importante consultar o médico a respeito da dosagem indicada de uso do produto;
  • Teste de sensibilidade: Antes de usar o produto também é preciso checar se não é alérgico a ele por meio do teste de sensibilidade – aplicar uma pequena quantidade do óleo no braço e aguardar uma hora. Caso haja alguma reação indesejada como uma irritação, seu uso deve ser interrompido;
  • Pele ou inalação: O óleo de mirra pode ser aplicado na pele, ser usado por meio de compressas e inalado com o auxílio de um destilador de óleos essenciais. No caso de irritações pequenas na pele, a dica é colocar algumas gotinhas do produto em uma toalha limpa antes de aplicar diretamente no local afetado;
  • Culinária: Ele também pode ser ingerido oralmente em sua forma in natura, ou seja, sem que tenha passado por processamentos. A indicação é utilizá-lo em saladas ou pratos frios.

Efeitos colaterais, contraindicações e outros cuidados

O produto não é indicado para gestantes ou mulheres que amamentam. Quem sofre com problemas na glândula tireoide, como hipertireoidismo (tireoide hiperativa), deve ter muita cautela e consultar o médico quanto ao uso do óleo de mirra porque ele pode intensificar a tireoide.

O uso do óleo não pode ser feito em excesso. Antes de usar o produto para tratar alguma condição, consulte o seu médico, e não substitua o tratamento indicado pelo profissional apenas pelo uso do produto porque isso pode prejudicar a sua saúde.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia o óleo de mirra e seus benefícios para o nosso organismo? Pretende utilizá-lo agora para aproveitá-los? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (22 votos, média: 4,09 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

11 comentários em “Benefícios do Óleo de Mirra – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Preciso deste óleo para eliminar gazes e para digestão, estou com problemas de intestino e gastrites preciso saber como tomar

    • Se tiver muitos gases retire da sua dieta leite e seus derivados e fique sem comer carne por uns 20 dias evite massas em geral inclusive pão tenho certeza que tudo isto ai acaba mais procure seu medico boa sorte .