Proteína Isolada da Soja – Para Que Serve, Receitas, Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

A proteína isolada da soja (PIS) é um ingrediente encontrado na forma de pó, que foi separado de outras substâncias presentes na composição da soja, tornando-se composto de 90 a 95% de proteínas e ficando praticamente sem carboidratos e gorduras.

Mas você sabe para que serve essa substância? O suplemento contém diversos aminoácidos importantes para a manutenção de tecidos do corpo humano e ainda é conhecido por sua capacidade de auxiliar o ganho de músculo, na melhoria da composição corporal e o emagrecimento.

Benefícios da Proteína Isolada da Soja

Por ser um suplemento de baixa caloria, a proteína isolada da soja pode ser benéfica para aqueles que desejam emagrecer. Ela contém poucas calorias, que podem facilmente ser eliminadas com alguns minutos de exercícios físicos.

Além disso, ela auxilia no ganho de massa magra, acelera o metabolismo e a queima de gordura. A ingestão diária da substância ajuda a prevenir o crescimento da gordura abdominal.

O suplemento também pode ser usado no alívio de alguns sintomas causados pela menopausa como a ruborização (ondas de calor), suores noturnos e ressecamento da vagina.

No período pós-menopausa, que corresponde a um ano desde a última vez que a mulher menstruou, a proteína isolada da soja é utilizada para contribuir com a densidade óssea, tendo em vista que a diminuição dos níveis de estrogênio pode causar problemas como a osteoporose.

Com a ingestão de apenas 25g da substância é possível obter a diminuição do colesterol ruim (LDL). O consumo também ajuda a prevenir a doença arterial coronariana (DAC), que é ocasionada pelo estreitamento das artérias.

O suplemento ainda é capaz de ajudar na prevenção do câncer de mama e de próstata, agir como antioxidante contra os ácidos gordos saturados e contribuir com o sistema imunológico do organismo.

Musculação 

No que se refere ao ganho de massa muscular, as proteínas exercem um importante papel. Elas são importantes para a recuperação e reparação dos músculos depois da prática de exercícios físicos, por exemplo.

A proteína isolada da soja ocupa uma posição intermediária na comparação com outros suplementos em relação à sua eficácia. Um estudo publicado em uma edição do Journal of Applied Physiology (Jornal da Fisiologia Aplicada, tradução livre) no ano de 2009 afirmou que ela era pior que o whey protein no processo de sintetização de proteínas, porém possuía melhor performance que a caseína.

Além disso, a soja é considerada uma das melhores formas de se encontrar proteínas não-animais, devido ao fato de possuir todos os aminoácidos essenciais, que não podem ser encontradas em grande parte das proteínas provenientes de plantas.

Assim, ela se torna uma fonte natural de proteínas completa e superior a outras não-animais, tendo em vista que não precisa ser combinada com outras fontes para fornecer todos os aminoácidos dos quais o organismo necessita. 

Pontos negativos 

Apesar de trazer benefícios à saúde em alguns aspectos, em outros a proteína isolada da soja pode deixar a desejar.

Um dos prejuízos é a perda de nutrientes importantes para o corpo humano como fibras e minerais durante o processo de isolamento das proteínas ali presentes.

Outro problema é que o suplemento pode conter resíduos de alguns aditivos usados para isolar as proteínas como hexano e alumínio, que não fazem bem à saúde. Além disso, partindo do princípio de que a soja é um alimento muitas vezes geneticamente modificado, podemos concluir que a sua proteína também é alterada quimicamente, processada e, em alguns casos, cheia de pesticidas.

A substância ainda contém um alto teor de concentração de inibidores de tripsina, uma enzima que ajuda o organismo a digerir proteínas.

Apesar de oferecer alguns benefícios para a perda de peso, a proteína isolada da soja em si não deve ser tomada como um shake isolado para quem deseja emagrecer. O ideal é você montar um shake com alguma fonte de carboidrato e fibras como aveia, além da proteína isolada da soja.

Como tomar 

A proteína isolada da soja pode ser usada na preparação de diversos alimentos como: leite de soja, barra de cereais, sopas, molhos, cereais, em forma de chá e até em produtos feitos para o ganho de massa muscular.

Para obter os benefícios prometidos é recomendada a ingestão de 25g do suplemento a cada dia, o que equivale a aproximadamente três colheres de sopa.

O ingrediente pode ser usado em outras receitas como a chamada omelete proteica. Confira:

Ingredientes: 

  • Três claras + 1 gema;
  • Duas fatias de queijo branco;
  • Duas colheres de sopa de proteína isolada de soja;
  • Meio tomate picadinho sem caroço.

Modo de preparo:

  1. Bater todos os ingredientes, colocar a mistura em uma frigideira sem óleo, tampar e deixar cozinhar.
  2. Geralmente, uma porção de omelete protéica apresenta 252 calorias.

Uma sugestão de acompanhamento para a omelete é a vitamina de morango com proteína isolada de soja:

Ingredientes: 

  • Meio copo de leite de soja light;
  • Cinco morangos pequenos;
  • Duas colheres de sopa de proteína isolada de soja;
  • Uma colher de sopa de creme de ricota light;
  • Duas colheres de sopa de gelatina de morango light.

Modo de preparo: 

  1. Juntar todos os ingredientes, colocar no liquidificador e bater. Servir e beber em seguida.

Outra opção é o shake cremoso de soja:

Ingredientes: 

  • 150 g de iogurte desnatado;
  • Meio copo de leite de soja light;
  • Duas colheres (sopa) de proteína isolada de soja;
  • Uma banana picada;
  • Uma colher de sopa de chia;
  • Adoçante e canela a gosto.

Modo de preparo: 

  1. Juntar todos os ingredientes, colocar no liquidificador para bater. Na sequência, servir e beber.

Para o jantar, pode-se preparar uma panqueca especial de banana:

Ingredientes: 

  • Dois ovos;
  • Uma colher de sopa de óleo de coco;
  • Uma colher de sopa de creme de ricota light;
  • Três colheres sopa de água;
  • Quatro colheres de sopa de proteína isolada de soja;
  • Adoçante e canela a gosto;
  • Uma banana amassada.

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes, menos a banana no liquidificador. Colocar a massa em uma frigideira média e dourar os dois lados. Colocar a panqueca em um recipiente, adicionar e espalhar a banana amassada com adoçante e canela. Por fim, dobrar a panqueca e servir.

Onde comprar 

A proteína isolada da soja pode ser encontrada em lojas de suplementos alimentares. O valor médio de um quilo pode variar entre o preço de R$ 35,00 até R$ 56,90, dependendo do estabelecimento e da marca do produto.

Você tem vontade de experimentar a proteína isolada da soja para obter algum desses benefícios listados? Comente abaixo se conhece alguém que obteve bons resultados.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (21 votos, média: 4,14 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

10 comentários em “Proteína Isolada da Soja – Para Que Serve, Receitas, Benefícios e Dicas”

  1. Não consigo encontrar PIS na minha cidade.
    Por favor, alguém pode me indicar um site confiável?!
    Também quero para fazer a substituição nas receitas.
    Por favor, me ajudem!!!

    • Boa noite Luci, é muito simples. O pão caseiro é delicioso e bem aceito por todos!

      Para 1k farinha de trigo
      25gr. de fermento biológico.
      2 (dois) ovos
      2 colheres de manteiga
      1 copo americano de leite
      1 xícara de óleo. Coloca a farinha numa bacia grande, no centro coloque os ingredientes deixando o fermento por último
      Amasse muito bem misturando tudo de forma homogênea. Deixe a nassa na bacia coberta com um pano. Uns 30minutos, enrole os pães colocando na assadeira. Faz 3 pães de bom tamanho. coloque uma bolinha de massa num copo c/ água. Quando a bolinha subir é hora de colocar a assadeira no forno já estando quente. Leva + – 40 minutos para assar. Pronto pode comer com uma boa manteiga!! Que delícia Afff………….

  2. Não tenho sobrepeso mas tenho um pequeno acúmulo de gordura na parte baixa do abdômen. Quero eliminar esta gordura localizada e definir a musculatura corporal, mas sem perda de peso, ao contrário, se possível, com ganho de peso. Tenho 1,75m, peso 71,5 Kg e tenho 61 anos.

  3. Já usei e voltei a usar agora. Faço dieta da proteína e sinto falta de algo que substitui pão. Entao faço pão com ela e outras coisas parecidas. Confesso que sou apaixonada pelo PIS. Recomendo.