Proteja-se! Saiba tudo sobre os lenços desinfetantes

Especialista da área:
atualizado em 24/11/2020

Do mesmo modo que o álcool em gel, os lenços desinfetantes se tornaram parte de nossa rotina nos últimos meses. Não poderia ser diferente, já que os produtos de higienização são uma das formas de se proteger contra a COVID-19.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto, nada mais importante do que conhecer estes produtos e saber como eles realmente funcionam. Desta forma, você terá certeza de estar protegido não só contra o novo coronavírus, mas contra uma série de outras doenças.

Informe-se, sua saúde está em suas mãos!

Conheça a diferença entre lenços desinfetantes e sanitizantes

Primeiramente, é importante notar que os lenços desinfetantes são diferentes dos lenços sanitizantes. Eles são extremamente parecidos, já que as embalagens podem ser similares, mas têm ações diferentes.

Os lenços umedecidos, muito usados para bebês e para a limpeza das mãos que você encontra mais fácil nos mercados e nas farmácias, geralmente são lenços sanitizantes.

Um estudo realizado pela Montgomery Dermatology, nos Estados Unidos, explicou a diferença entre os dois produtos.

De acordo com a companhia, os lenços sanitizantes reduzem, e não matam, as bactérias, os fungos e os vírus nas superfícies e na pele. Sendo assim, os lenços umedecidos, por exemplo, são geralmente considerados apenas sanitizantes, e não desinfetantes.

Lenços devem ser desinfetantes para proteger contra vírus e bactérias

Por outro lado, se você deseja matar vírus como o da COVID-19 ou o da gripe, precisa de lenços desinfetantes em vez destes lenços higiênicos já citados.

Isso porque o ingrediente ativo na maioria dos lenços desinfetantes é o álcool, mas outros ingredientes também estão incluídos, como:

  • cloro;
  • glutaraldeído;
  • formaldeído;
  • peróxido de hidrogênio;
  • iodo.

Portanto, estes agentes químicos presentes nos lenços podem matar os germes, dissolvendo suas paredes celulares.

  Continua Depois da Publicidade  

Em suma, se você quer se proteger da COVID-19, entre outras doenças, procure por lenços desinfetantes e esqueça os lenços umedecidos.

Lenços desinfetantes são eficientes para manter você protegido, afirmam especialistas

Antes de mais nada, eles são excelentes para limpar aquelas superfícies em que estamos sempre tocando. Você deve utilizá-los para limpar maçanetas, celulares, controles remotos e interruptores de luz, por exemplo.

Os lenços desinfetantes também são ideais para limpar torneiras, corrimãos de escada e aparelhos compartilhados como os teclados de computador.

Os especialistas já estão comprovando a eficácia destes lenços para manter você protegido.

Por exemplo, uma pesquisa publicada na Antimicrobial Resistance & Infection Control descobriu que os lenços desinfetantes são um dos métodos mais eficientes para descontaminar superfícies.

De acordo com a pesquisa, eles possuem eficácia ao manter higienizadas e protegidas superfícies de alto contato e dispositivos médicos não críticos em hospitais e outros centros de saúde.

Isto, é claro, quando usados de acordo com as recomendações do fabricante.

Cuidados que você deve ter com o lenço desinfetante

desinfetante

Além de comprar o lenço adequado para ficar protegido, você precisa ter em mente algumas coisas na hora de usá-lo. Primeiramente, é importante manter os lenços longe de crianças e pets.

  Continua Depois da Publicidade  

Você também deve dar tempo para que ele possa trabalhar, ou seja, não passe tão rapidamente o lenço.

Da mesma maneira, você deve esfregar a superfície até ela ficar visivelmente úmida para aumentar o tempo de contato entre o produto químico e os germes. Depois disso, é só deixar a superfície secar ao ar.

Além disso, os lenços desinfetantes são seguros para higienizar o seu celular. Apesar disso, os especialistas aconselham manter o aparelho desligado no momento.

Se eles são excelentes para desinfetar sua pele e casa, por outro lado, podem causar alergias. Então, você deve prestar atenção nisso!

Não use os lenços desinfetantes na madeira e nas roupas!

Os lenços desinfetantes são perfeitamente seguros. No entanto, eles podem estragar sua roupa e a madeira. Portanto, não passe nessas superfícies.

Os especialistas também alertam que você não deve utilizá-los duas vezes. Lembre-se, eles são descartáveis e podem estar infectados depois do uso.

No entanto, jogar um lenço desinfetante usado no vaso sanitário pode parecer uma maneira fácil de se livrar dele, mas eles podem causar problemas no encanamento da sua casa e da sua cidade.

Você já usava os lenços desinfetantes antes da pandemia? Conte para a gente nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário