Um dos conselhos que mais se escuta quando se trata de se prevenir contra o novo coronavírus e a doença provocada por ele, a COVID-19, é o de lavar muito bem as mãos com água e sabão por 20 segundos.
E lavar as mãos várias vezes ao dia é realmente muito importante. De acordo com o Conselho Federal de Química (CFQ), de maneira geral, os sabonetes, sabões e detergentes possuem propriedades químicas que removem a maior parte da flora microbiana da superfície da pele. Ao lavar as mãos com água e sabão, ocorrem interações simultâneas entre moléculas que fazem com que os micro-organismos sejam envolvidos pelo sabão, removidos da pele e levados embora com a água, acrescentou a organização.
Por conta disso, muitas pessoas passaram a lavar melhor as mãos com uma frequência muito maior, o que realmente é bem necessário para combater o novo coronavírus e está entre as diretrizes de como evitar o contágio pelo novo coronavírus quando precisar sair de casa.
Entretanto, o que algumas pessoas podem ter percebido é que todo esse lavar, ensaboar e esfregar as mãos deixou-as ressecadas, rachadas e com feridas.
Porém, se não dá nem para pensar em deixar de lavar as mãos ou lavá-las menos – até porque os perigos de não lavar as mãos vão além do novo coronavírus – o jeito é deixar que as mãos sofram? Não, a solução é recorrer a estratégias que amenizem essas reações nas mãos.
A médica dermatologista Melissa Piliang recomenda que a melhor aposta é utilizar um sabonete hidratante e lavar bem as mãos com água fria, e não com água quente, porque a água quente pode levar embora os óleos saudáveis da pele.
Depois de lavar, a dermatologista recomenda passar uma loção para ajudar a selar a hidratação. Já para aqueles que têm propensão de ter uma pele muito ressecada, a orientação de Piliang é pular a loção e ir direto para um bom e espesso hidratante.
“Você vai querer um creme, bálsamo ou pomada – algo que seja espesso (grosso) e um pouquinho difícil de espalhar, que vai prover mais hidratação à sua pele”, aconselhou a especialista.
Para as pessoas que sofrem com uma pele realmente muito ressecada, a recomendação da dermatologista é considerar usar luvas ao lavar as louças e limpar a casa. Falando nisso, aprenda a como limpar sua casa para eliminar o coronavírus e entenda quantas vezes você deve limpar e desinfetar a sua casa contra o coronavírus.
“Além disso, colocar um umidificador no quarto à noite pode ajudar a umectar (umedecer) o ar e a pele enquanto você dorme”, acrescentou a especialista. As informações são do centro médico acadêmico americano Cleveland Clinic.