Mãos Ressecadas de Tanto Lavar Contra o Coronavírus? Saiba o Que Fazer

Um dos conselhos que mais se escuta quando se trata de se prevenir contra o novo coronavírus e a doença provocada por ele, a COVID-19, é o de lavar muito bem as mãos com água e sabão por 20 segundos.

E lavar as mãos várias vezes ao dia é realmente muito importante. De acordo com o Conselho Federal de Química (CFQ), de maneira geral, os sabonetes, sabões e detergentes possuem propriedades químicas que removem a maior parte da flora microbiana da superfície da pele. Ao lavar as mãos com água e sabão, ocorrem interações simultâneas entre moléculas que fazem com que os micro-organismos sejam envolvidos pelo sabão, removidos da pele e levados embora com a água, acrescentou a organização.

  Continua Depois da Publicidade  

Por conta disso, muitas pessoas passaram a lavar melhor as mãos com uma frequência muito maior, o que realmente é bem necessário para combater o novo coronavírus e está entre as diretrizes de como evitar o contágio pelo novo coronavírus quando precisar sair de casa.

Entretanto, o que algumas pessoas podem ter percebido é que todo esse lavar, ensaboar e esfregar as mãos deixou-as ressecadas, rachadas e com feridas.

Porém, se não dá nem para pensar em deixar de lavar as mãos ou lavá-las menos – até porque os perigos de não lavar as mãos vão além do novo coronavírus – o jeito é deixar que as mãos sofram? Não, a solução é recorrer a estratégias que amenizem essas reações nas mãos.

A médica dermatologista Melissa Piliang recomenda que a melhor aposta é utilizar um sabonete hidratante e lavar bem as mãos com água fria, e não com água quente, porque a água quente pode levar embora os óleos saudáveis da pele.

Depois de lavar, a dermatologista recomenda passar uma loção para ajudar a selar a hidratação. Já para aqueles que têm propensão de ter uma pele muito ressecada, a orientação de Piliang é pular a loção e ir direto para um bom e espesso hidratante.

“Você vai querer um creme, bálsamo ou pomada – algo que seja espesso (grosso) e um pouquinho difícil de espalhar, que vai prover mais hidratação à sua pele”, aconselhou a especialista.

Para as pessoas que sofrem com uma pele realmente muito ressecada, a recomendação da dermatologista é considerar usar luvas ao lavar as louças e limpar a casa. Falando nisso, aprenda a como limpar sua casa para eliminar o coronavírus e entenda quantas vezes você deve limpar e desinfetar a sua casa contra o coronavírus.

“Além disso, colocar um umidificador no quarto à noite pode ajudar a umectar (umedecer) o ar e a pele enquanto você dorme”, acrescentou a especialista. As informações são do centro médico acadêmico americano Cleveland Clinic.

Fontes e Referências Adicionais:

Você tem lavado as mãos muito mais frequentemente agora, durante a pandemia da COVID-19? Tem percebido suas mãos mais ressecadas realmente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário