Psyllium Emagrece Mesmo? Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 01/11/2018

A perda de peso não é atingida apenas tomando um suplemento milagroso que derrete a gordura. Você precisa ter autocontrole, criar um déficit de calorias ao diminuir sua ingestão de alimentos e aumentar sua atividade física. Entretanto, algumas mudanças alimentares, como aumentar sua ingestão de fibras, podem ajudar a manter a fome longe e prevenir que você coma demais quando está tentando perder peso. Usar um suplemento de fibra psyllium emagrece por ajudar a aumentar sua ingestão diária de fibras.

O que é Psyllium?

Psyllium é uma planta que produz sementes muito ricas em fibras. As sementes são o que você encontra no suplemento. Isso pode ser na forma de pó que é misturado com água ou adicionado a uma vitamina, ou pode ser em forma de cápsulas.

A fibra alimentar no psyllium não é digerida pelo corpo humano, mas ainda serve a muitos propósitos. Comer mais fibras de psyllium pode ajudar a reduzir seu colesterol, prevenir câncer de cólon, aliviar prisão de ventre e diarreia, melhorar a regulação do açúcar no sangue e ajudar a perder peso. Você pode comprar a casca de psyllium e usar como suplemento ou em forma de cápsulas ou tabletes. De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, uma dose típica é de meia a duas colheres de chá de psyllium em 1 xícara de água.

Como Psyllium Emagrece?

A fome geralmente faz com que as pessoas comam calorias demais, o que leva a ganho de peso com o tempo. Fibra de psyllium, um tipo de fibra solúvel, absorve água e incha no seu trato digestivo. Esse aumento no volume quer dizer que seu trato digestivo se sente mais cheio, o que pode ajudar a diminuir a fome e evitar que você coma demais. Por serem ricas em fibras, as sementes de psyllium agem quase como um laxativo. Então, elas ajudam a estimular o trato digestivo e ajudam seu corpo a eliminar resíduos.

Adicionar psyllium à sua vitamina matinal também pode te ajudar a se sentir mais cheio e, em retorno, te ajudar a comer menos durante o dia. Você pode adicionar psyllium a qualquer refeição que quiser, mas geralmente é mais fácil adicioná-lo a uma vitamina, para evitar o risco de mudar o sabor da sua refeição.

Ele também possui poucas calorias. Uma colher de sopa do suplemento de fibras oferece apenas 16 calorias, mas te oferece 4 gramas de fibras. Tomar fibra de psyllium ao substituir alimentos altamente calóricos por suas fibras pouco calóricas, o que pode levar a uma redução na ingestão de calorias e perda de peso.

Melhor Controle da Glicose

Pesquisas mostraram que a fibra de psyllium pode ajudar na regulação do açúcar no sangue. Muitas dietas populares dizem que níveis de açúcar no sangue mais regulares ao longo do dia podem ajudar a promover a perda de peso. Grandes flutuações nos níveis de açúcar no sangue podem causar uma interrupção na sua energia, fazendo com que você se sinta cansado.

Você também pode sentir fome com mais frequência se seu açúcar no sangue está instável. Além disso, níveis de açúcar no sangue mais altos encorajam seu corpo a armazenar gordura ao invés de queimá-la. Usar fibra de psyllium para regular os níveis de açúcar no sangue pode te ajudar a evitar essas complicações e perder peso.

Doses Maiores de Fibras

Tomar fibra de psyllium emagrece, mas não exagere. Aumentar a ingestão de fibras lentamente pode evitar efeitos colaterais como gases e inchaço. Tente chegar pelo menos às diretrizes recomendadas, que aconselham que homens acima de 50 anos precisam de pelo menos 30 gramas de fibras por dia, mulheres acima de 50 anos precisam de 21 gramas por dia, e homens e mulheres abaixo de 50 anos precisam de 38 e 25 gramas respectivamente. Entretanto, comer mais de 50 gramas de fibras por dia pode causar problemas. As fibras podem prevenir que certos minerais, como zinco, ferro, magnésio e cálcio, sejam absorvidos corretamente.

Quanto Tempo Leva Para Funcionar?

Você pode precisar ir ao banheiro a partir de 30 minutos após tomar o suplemento. Depende da hora do dia em que você toma o suplemento e quanto você comeu antes de tomá-lo. Se você está esperando para ver os resultados do suplemento, não há um tempo estimado para você de repente chegar ao peso que você quer. Você ainda precisa manter um estilo de vida saudável para ver os resultados.

Não há uma pílula ou suplemento mágico que você pode tomar para perder peso. Tudo depende de ser uma pessoa ativa e comer de forma saudável. Entretanto, tomar um suplemento natural como o psyllium para perder peso pode te ajudar a ver os resultados um pouco mais rápido. Isso pode ser um grande motivador, especialmente se você está começando seu plano de perda de peso e tende a se desencorajar facilmente.

Por Que Tomar Psyllium Com as Refeições

Embora muitas pessoas estejam cientes dos benefícios que ele oferece, muitos hesitam em tomá-lo. A principal objeção é que eles se sentem inchados ou que é difícil de ingerir, já que forma uma substância parecida com gel quando em contato com a água. Então, como você consegue os benefícios do psyllium sem seu sabor ruim?

A melhor forma de oferecer fibras à sua família pode ser adicionando o Psyllium aos alimentos. Você pode fazer isso discretamente. Aqui estão algumas vantagens de fazer isso.

  • Torna Mais Saboroso – Você pode remover a principal objeção ao Psyllium se você adicioná-lo a alimentos. Quando adicionado a alimentos, ele é mais saboroso do que quando ingerido sozinho. Essa também é uma das razões por que Metamucil de laranja é tão popular. Quando você adiciona psyllium a molhos, eles ficam mais grossos e bonitos. Se utilizado na proporção correta, você obtém um ótimo molho e aumenta a satisfação que o alimento oferece. Sugerimos que adicione um pouquinho e veja quando está bom. Cada família tem hábitos alimentares diferentes, então é aconselhável que você adicione uma pequena quantidade e veja como a textura e o sabor mudam.
  • Faz Seus Filhos Comerem Fibras – Crianças nunca irão querer comer Psyllium. Você não pode culpá-las, já que muitos adultos também não querem. Então adicionar Psyllium aos alimentos pode ser a melhor forma de oferecer fibras a eles. Você pode adicionar um pouquinho ao suco com polpa ou ao molho.
  • Diminui Vontades de Comer – O Psyllium te faz se sentir cheio e acaba com as vontades de comer. Essas vontades fazem com que você queira comer, principalmente alimentos ruins cheios de carboidratos. Se você está em um regime de perda de peso, essa é uma boa opção.
  • Ingira Fibras Regularmente – Adicionar Psyllium aos alimentos torna mais fácil para você comer fibras regularmente sem perceber. Se você tem que tomar todas as noites separadamente, há mais chances de se esquecer. Adicionar aos alimentos faz com que você não se esqueça, já que se torna um hábito. Conforme isso se torna parte dos hábitos alimentares da sua família, você começa a alcançar a quantidade de fibras necessárias diariamente.
  • Reduz as Chances de Prisão de Ventre– As fibras no Psyllium ajudam a aliviar a prisão de ventre. Se qualquer pessoa na sua família tem tendência a prisão de ventre, você pode ser capaz de ver uma grande melhora dentro de uma semana.
  • Melhora a Saúde do Coração – O psyllium absorve o colesterol extra e evita que ele vá para a corrente sanguínea. A longo prazo, isso melhora a saúde do coração ao prevenir o acúmulo de colesterol nas artérias do coração.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você conhece alguém ou você mesmo tem o costume de tomar Psyllium? Como ele é ingerido, em forma de cápsulas, diluído na água ou adicionado a alimentos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (342 votos, média: 3,84 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

99 comentários em “Psyllium Emagrece Mesmo? Benefícios e Dicas”

  1. Eu coloco uma colher de sopa no suco de detox de couve ; e tomo em jejum. Meu intestino melhorou , minha fome diminuiu ,e estou perdendo peso sem muito sofrimento. .

  2. Estou tomando psyllim a cerca de 2 meses. Tomo 1 colher bem cheia com suco de uva integral cerca de 30 minutos antes do almoço. Ainda não observei perda de peso mas muitas mudanças no que diz respeito ao aparelho digestivo e a redução da fome.

  3. Gente eu comprei psyllium em cápsulas e foi batata. A primeira vez que usei já vi resultado. Tomei após a janta e com 30 a 40 minutos já usei o banheiro. E detalhe sem coliga e sem dores abdominais… Muito bom. Breve vou postar como emagreci com esse complemento.

  4. Comecei a utilizar depois de uma consulta com Nutricionista, me recomendou mais para saciar a vontade de comer que tenho a todo momento. Vi grande diferenças, quando não tomo sinto falta, e me ajudou bastante com minhas vontade loucas de comer . Faço com suco natural e creatina, para tbm dar um melhor desenvolvimento no treino, tomo todas as manhas.

  5. Eu comecei uma dieta cetogênica, e acho que ingeri poucas fibras, já tinha prisão de ventre, tive uma crise séria, me ensinaram o psyllium, comecei a tomar, tomo uma colher de sopa amassada com meia banana, nunca mais senti prisão de ventre, maravilhoso.
    Tenho medo que meu intestino fique viciado, pode acontecer?

  6. Estou querendo tomar Psyllium mas não sei se posso pois tenho tireóide
    Gostaria status de saber se posso tomar

  7. Tomo há 7 meses, indicados pela nutricionista.
    Tomo a noite, com iogurte ou vitamina com kefir e uma fruta.
    Meu intestino funciona normalmente e em 6 meses emagreci 12 kilos.
    Tomo em pó.
    1 colger de sopa.

    • Tomo a um mês uma colher de chá pela manhã e a noite, sentir uma grande diferença… Acabou minha prisão de ventre, mas tenho receio que o organismo vicie!! Quanto tempo devo usar?