Psyllium Emagrece Mesmo? Benefícios e Dicas

Especialista da área:
atualizado em 08/02/2022

A perda de peso não é atingida apenas tomando um suplemento milagroso que derrete a gordura. Você precisa ter autocontrole, criar um déficit de calorias ao diminuir sua ingestão de alimentos e aumentar sua atividade física. Entretanto, algumas mudanças alimentares, como aumentar sua ingestão de fibras, podem ajudar a manter a fome longe e prevenir que você coma demais quando está tentando perder peso. Usar um suplemento de fibra psyllium emagrece por ajudar a aumentar sua ingestão diária de fibras.

O que é Psyllium?

Psyllium é uma planta que produz sementes muito ricas em fibras. As sementes são o que você encontra no suplemento. Isso pode ser na forma de pó que é misturado com água ou adicionado a uma vitamina, ou pode ser em forma de cápsulas.

  Continua Depois da Publicidade  

A fibra alimentar no psyllium não é digerida pelo corpo humano, mas ainda serve a muitos propósitos. Comer mais fibras de psyllium pode ajudar a reduzir seu colesterol, prevenir câncer de cólon, aliviar prisão de ventre e diarreia, melhorar a regulação do açúcar no sangue e ajudar a perder peso. Você pode comprar a casca de psyllium e usar como suplemento ou em forma de cápsulas ou tabletes. De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, uma dose típica é de meia a duas colheres de chá de psyllium em 1 xícara de água.

Aproveite para conhecer todos os benefícios do psyllium em detalhes no vídeo abaixo:

Como Psyllium Emagrece?

A fome geralmente faz com que as pessoas comam calorias demais, o que leva a ganho de peso com o tempo. Fibra de psyllium, um tipo de fibra solúvel, absorve água e incha no seu trato digestivo. Esse aumento no volume quer dizer que seu trato digestivo se sente mais cheio, o que pode ajudar a diminuir a fome e evitar que você coma demais. Por serem ricas em fibras, as sementes de psyllium agem quase como um laxativo. Então, elas ajudam a estimular o trato digestivo e ajudam seu corpo a eliminar resíduos.

Adicionar psyllium à sua vitamina matinal também pode te ajudar a se sentir mais cheio e, em retorno, te ajudar a comer menos durante o dia. Você pode adicionar psyllium a qualquer refeição que quiser, mas geralmente é mais fácil adicioná-lo a uma vitamina, para evitar o risco de mudar o sabor da sua refeição.

Ele também possui poucas calorias. Uma colher de sopa do suplemento de fibras oferece apenas 16 calorias, mas te oferece 4 gramas de fibras. Tomar fibra de psyllium ao substituir alimentos altamente calóricos por suas fibras pouco calóricas, o que pode levar a uma redução na ingestão de calorias e perda de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Melhor Controle da Glicose

Pesquisas mostraram que a fibra de psyllium pode ajudar na regulação do açúcar no sangue. Muitas dietas populares dizem que níveis de açúcar no sangue mais regulares ao longo do dia podem ajudar a promover a perda de peso. Grandes flutuações nos níveis de açúcar no sangue podem causar uma interrupção na sua energia, fazendo com que você se sinta cansado.

Você também pode sentir fome com mais frequência se seu açúcar no sangue está instável. Além disso, níveis de açúcar no sangue mais altos encorajam seu corpo a armazenar gordura ao invés de queimá-la. Usar fibra de psyllium para regular os níveis de açúcar no sangue pode te ajudar a evitar essas complicações e perder peso.

Doses Maiores de Fibras

Tomar fibra de psyllium emagrece, mas não exagere. Aumentar a ingestão de fibras lentamente pode evitar efeitos colaterais como gases e inchaço. Tente chegar pelo menos às diretrizes recomendadas, que aconselham que homens acima de 50 anos precisam de pelo menos 30 gramas de fibras por dia, mulheres acima de 50 anos precisam de 21 gramas por dia, e homens e mulheres abaixo de 50 anos precisam de 38 e 25 gramas respectivamente. Entretanto, comer mais de 50 gramas de fibras por dia pode causar problemas. As fibras podem prevenir que certos minerais, como zinco, ferro, magnésio e cálcio, sejam absorvidos corretamente.

Quanto Tempo Leva Para Funcionar?

Você pode precisar ir ao banheiro a partir de 30 minutos após tomar o suplemento. Depende da hora do dia em que você toma o suplemento e quanto você comeu antes de tomá-lo. Se você está esperando para ver os resultados do suplemento, não há um tempo estimado para você de repente chegar ao peso que você quer. Você ainda precisa manter um estilo de vida saudável para ver os resultados.

Não há uma pílula ou suplemento mágico que você pode tomar para perder peso. Tudo depende de ser uma pessoa ativa e comer de forma saudável. Entretanto, tomar um suplemento natural como o psyllium para perder peso pode te ajudar a ver os resultados um pouco mais rápido. Isso pode ser um grande motivador, especialmente se você está começando seu plano de perda de peso e tende a se desencorajar facilmente.

Por Que Tomar Psyllium Com as Refeições

Embora muitas pessoas estejam cientes dos benefícios que ele oferece, muitos hesitam em tomá-lo. A principal objeção é que eles se sentem inchados ou que é difícil de ingerir, já que forma uma substância parecida com gel quando em contato com a água. Então, como você consegue os benefícios do psyllium sem seu sabor ruim?

  Continua Depois da Publicidade  

A melhor forma de oferecer fibras à sua família pode ser adicionando o Psyllium aos alimentos. Você pode fazer isso discretamente. Aqui estão algumas vantagens de fazer isso.

  • Torna Mais Saboroso – Você pode remover a principal objeção ao Psyllium se você adicioná-lo a alimentos. Quando adicionado a alimentos, ele é mais saboroso do que quando ingerido sozinho. Essa também é uma das razões por que Metamucil de laranja é tão popular. Quando você adiciona psyllium a molhos, eles ficam mais grossos e bonitos. Se utilizado na proporção correta, você obtém um ótimo molho e aumenta a satisfação que o alimento oferece. Sugerimos que adicione um pouquinho e veja quando está bom. Cada família tem hábitos alimentares diferentes, então é aconselhável que você adicione uma pequena quantidade e veja como a textura e o sabor mudam.
  • Faz Seus Filhos Comerem Fibras – Crianças nunca irão querer comer Psyllium. Você não pode culpá-las, já que muitos adultos também não querem. Então adicionar Psyllium aos alimentos pode ser a melhor forma de oferecer fibras a eles. Você pode adicionar um pouquinho ao suco com polpa ou ao molho.
  • Diminui Vontades de Comer – O Psyllium te faz se sentir cheio e acaba com as vontades de comer. Essas vontades fazem com que você queira comer, principalmente alimentos ruins cheios de carboidratos. Se você está em um regime de perda de peso, essa é uma boa opção.
  • Ingira Fibras Regularmente – Adicionar Psyllium aos alimentos torna mais fácil para você comer fibras regularmente sem perceber. Se você tem que tomar todas as noites separadamente, há mais chances de se esquecer. Adicionar aos alimentos faz com que você não se esqueça, já que se torna um hábito. Conforme isso se torna parte dos hábitos alimentares da sua família, você começa a alcançar a quantidade de fibras necessárias diariamente.
  • Reduz as Chances de Prisão de Ventre– As fibras no Psyllium ajudam a aliviar a prisão de ventre. Se qualquer pessoa na sua família tem tendência a prisão de ventre, você pode ser capaz de ver uma grande melhora dentro de uma semana.
  • Melhora a Saúde do Coração – O psyllium absorve o colesterol extra e evita que ele vá para a corrente sanguínea. A longo prazo, isso melhora a saúde do coração ao prevenir o acúmulo de colesterol nas artérias do coração.

Vídeo

Gostou das dicas?

Você conhece alguém ou você mesmo tem o costume de tomar Psyllium? Como ele é ingerido, em forma de cápsulas, diluído na água ou adicionado a alimentos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (345 votos, média 3,84)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

102 comentários em “Psyllium Emagrece Mesmo? Benefícios e Dicas”

  1. Eu acrescento 1 colher de sobremesa de psylium em pó na banana amassada com aveia pela manhã. Importantíssimo: TOMAR ÁGUA (35ml por peso) ou 6 a 8 copos ao dia. Se não tomar água de nada vai adiantar tomar psylium.

    Responder
  2. Vou experimentar estou aderindo a dieta Low Carb e foi la que ouvi falar a respeito.
    Vou testar.

    Depois volto pra falar pra voces minha experiencia

    Bjos a todos

    Responder
  3. Amei a matéria. Estou com problemas intestinais há 2 semanas. Muita dor e inchaço…barriga parece de grávida. Fiz ultrassom de abdômen total…tudo em ordem. Aguardo exames sangue e lactose e gluten. To a base lactopurga e gastrol. Mesmo fazendo alimentação restrista c nutricionista está difícil. Vou iniciar o uso de psylium e se Deus quiser não será nada mais grave.

    Responder
  4. Costumo fazer panini de manhã e sempre incluo 1 colher de chá de psylium.
    Ex
    1 ovo
    1 colher de sopa de leite de coco
    1 colher de sopa de farinha de coco
    1 colher de chá de psylium
    1 colher de chá de açúcar magro
    1 colher de sopa de coco ralado
    Gotas de essência de coco
    Meia colher de café de fermento em pó
    Frigideira no mínimo virando na metade do tempo

    Cubro com calda feita com
    1 colher de sopa de leite de coco
    1 colher de sopa de açúcar magro
    1 colher de chá de cacau 70%
    1/2 COLHER DE CHÁ DE Manteiga

    Microondas por 35 segundos mexendo na metade do tempo

    Responder
  5. Oi começei a fazer uso do psylium, a um mês, e estou muito satisfeita com o resultado, também combinei a redução de carboidratos e uma estilo de alimentação paleo, sou adepta a corrida de rua e faço musculação pelo menos de 3 a 5 vezes por semana, e já consegui perder em um mês 2,5kl. Estou mais leve e não me sinto mais inchada, antes tinha que comer mamão com sementes todos os dias pela manhã para ir ao banheiro, agora substitui as sementes do mamão por psylium! Só tenho receio com a quantidade do produto, tomo duas colheres de sopa ao dia em horários alternados, geralmente em um suco natural entre as refeições principais, ou antes do café da manhã!

    Responder
  6. Olás!!!

    Sou vegana e cozinho bastante – utilizo muito o psyllium!

    Misturo em molhos, sopas, faço pastinhas, pães, sucos, vitaminas, cremes de frutas….
    Realmente muito se for bem dosado.
    Sempre tomar cuidado para não exagerar, pelo menos quando adicionar às receitas. ele vai precisando cada vez de mais água. e pode virar uma gororoba. rs
    De qualquer forma sua função para tratos intestinais e saciedade funcionam muito bem 🙂

    Sinto uma grande diferença no humor! rs quem é que não fica feliz quando tudo funciona direitinho?!?! rs

    Bjos

    Responder
  7. Boa tarde.! Costumo beber diariamente, iogurte batido com linhaça e germe de trigo, pela manhã e á noite. Posso incluir o PSYLLIUM em pó…?? pode ocasionar algum problema ou reação..?? Desde já obrigado..!!!

    Responder
  8. Comecei tomar 2vezes ao dia a farinha psyllium, e acabou meu problema de intestino preso, pois nem tomando 4 CP de lacto purga por dia não estava surtindo efeito. Mas assim que comecei a tomar psyllium 1 colher de sopa rasa de sopa 2vezes ao dia, meu intestino que era rebelde, passou a funcionar como um reloginho , gostei e super indico.

    Responder
  9. Pingback: Café Marita Emagrece Mesmo? - MundoBoaForma.com.br
  10. Boa noite, fui em uma loja de produtos naturais e comprei em cápsulas, tomei desde sexta dia 26/05 mas ainda não obtive resultados esperados, alguém saberia me dizer se certas pessoas o efeito é demorado, tomo 3 cápsulas nas principais refeições.Obrigada

    Responder
    • Olha, eu senti mais efeito tomando em pó.
      Antes de começar a acrescentar às minhas receitas eu tomava em capsulas e não sentia muito o efeito.
      Comecei a acrescentar uma colher de chá aos sucos e vitaminas e nossa, sinto o efeito em pouquissimo tempo. ( normalmente 30 min – 1h

      Responder
  11. Vou começar a tomar amanhã em pó,preciso tomar 3x ao dia antes das refeições é isso???Meu objetivo é perder peso,estou 10k acima dp meu peso e mto triste por isso.

    Responder
  12. Muito legal! Me ajudou muito essas informações, não sabia que era bom pra tantas coisas! Compre na Zona Cerealista e vou começar a tomar. Depois conto como foi

    Responder
  13. ADOREI A MATÉRIA TUDO QUE EU PRECISAVA SABER SOBRE O PSYLLIUM ESTA NESTA PAGINA MUITO BEM EXPLICADA NÃO FIQUEI COM NENHUMA DUVIDA A RESPEITO BJOS

    Responder