Qual é o nível de testosterona ideal para o homem?

Especialista da área:
atualizado em 20/01/2022

Ao longo da vida, é normal que ocorram variações no nível de testosterona no homem e isso dificulta saber qual nível é o ideal.

Antes de mais nada, é importante lembrar que embora seja um hormônio sexual masculino, a testosterona também é encontrada em baixas quantidades nas mulheres. 

  Continua Depois da Publicidade  

Nos homens, o hormônio é produzido pelos testículos e é fundamental para o desenvolvimento de músculos e ossos. Além disso, a concentração de testosterona influencia diretamente a atividade sexual e a disposição.

Qual é o nível de testosterona ideal para o homem?

Exame de sangue
Os níveis de testosterona são medidos a partir de exames de sangue

Os níveis normais de testosterona no homem podem variar de 300 ng/dL a 1000 ng/dL. Veja aqui os valores de referência para a testosterona livre e total.

A variação depende principalmente da idade, já que quanto mais jovem o homem, maior tende a ser o nível de testosterona. Mas diversos outros fatores afetam o nível ideal de testosterona no homem, incluindo o estresse, a privação de sono, a obesidade e a má alimentação. 

É importante fazer exames de sangue periódicos para medir os níveis de testosterona livre e de testosterona total, que inclui também a testosterona ligada à proteínas que está indisponível no organismo. 

Testosterona diminui com a idade

Testosterona em idoso
A testosterona reduz com o passar do ano

A testosterona no homem reduz naturalmente com o passar do tempo, principalmente depois dos 50 anos de idade no período conhecido como andropausa. Mas a partir dos 30 anos de idade já ocorre uma redução de cerca de 1% nos níveis hormonais a cada ano.

  Continua Depois da Publicidade  

Ainda assim, essa redução é esperada e considerada normal. Por isso, o tratamento por meio de reposição hormonal só é recomendado para quem tem níveis de testosterona menores do que os esperados para a idade.

Às vezes, é possível notar alguns sintomas de testosterona baixa que podem ser decorrentes de cansaço, mau humor, insônia, baixo desejo sexual e acúmulo de gordura.

Quando necessário, o urologista pode prescrever um suplemento de testosterona em comprimido, injeção ou gel. Mas também é possível aumentar os níveis de testosterona naturalmente por meio de uma boa alimentação e da prática de exercícios físicos.

Por último, vale lembrar que o uso indiscriminado de testosterona pode causar vários efeitos colaterais e problemas de saúde sérios como por exemplo a pressão alta, colesterol alto, gordura no fígado e aterosclerose. Assim, é fundamental contar com a orientação de um médico caso você suspeite de testosterona baixa.

Fontes e referências adicionais

Você sabia que é natural a mudança nos níveis de testosterona de acordo com a idade? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim é Nutrologista - CRM 52.978779. Formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Atualmente, exerce sua especialidade em uma clínica localizada na Barra da Tijuca e também em Bangu, ambas no Rio de Janeiro. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

Deixe um comentário