Qual Kettlebell Comprar? Tipos e Dicas

Atualmente podemos contar com uma variedade de opções para exercícios físicos, não é verdade? É interessante como essas práticas se tornaram mais dinâmicas e divertidas. Dentre essas inovações na área da educação física, podemos destacar o kettlebell, que vem sido muito utilizado em atividades funcionais e musculação. Seu tamanho é oportuno para uso de atletas fitness e pessoas que possuem pouco espaço disponível para as práticas de atividades físicas. Vamos entender melhor agora como é um treino deste tipo e qual kettlebell comprar. Você conhecerá alguns tipos e terá algumas dicas para comprar o seu kettlebell e treinar certo.

O que é kettlebell?

Nada mais é que uma bola de ferro oca com uma pequena “alça” para ser manuseada. Seu peso é variável. A nova modalidade de atividade pode proporcionar diversos benefícios à vida dos adeptos.

Onde encontro?

É possível encontrar a sua kettlebell em lojas de produtos esportivos e em lojas online. Recomenda-se que a compra seja efetuada presencialmente, pois você poderá avaliar o material utilizado e comparar os pesos para escolher o mais adequado para o seu condicionamento físico.

Como escolher

Para escolher qual kettlebell comprar, leva-se em conta que ele varia de acordo com idade, condicionamento físico, resistência e experiência com o esporte.

Medidas em poods

Os modelos do instrumento podem ser atribuídos por seu valor de poods. 1 pood equivale a 16 quilos, 1 ½ poods equivale a 24 quilos, 2 poods equivale a 32 quilos, e assim sucessivamente.

Tipos de kettlebell

É importante que você saiba que existem tipos diferentes para saber qual kettlebell comprar. Confira abaixo os tipos e suas diferenças.

  • Kettlebells de Ferro fundido (Russian Standard Kettlebell)

São os mais comuns. Eles são fabricados com pesos variados e possuem uma alça arredondada para manuseio, chamado modelo russo. São constituídos de ferro fundido e revestidos por vinil ou borracha, para que não ocorra desgastes no produto e nas superfícies que terá contato. Eles são achatados na superfície para facilitar o posicionamento de descanso, e seus tamanhos são proporcionais com seu peso.

  • Kettlebells de competição (Pro Grade Kettlebell)

Esses modelos são fabricados para atletas que se dedicam profissionalmente ao esporte. São constituídos por aço oco. Os modelos são baseados na estrutura do kettlebell de 8 kg, mas seu diâmetro não é variável, apenas o peso. Sim, um kettlebell profissional possui as mesmas medidas externas de um tradicional de peso inferior. As alças desse modelo especial para competições possuem forma mais quadrada. Possuem alças mais finas e confortáveis para a execução dos movimentos.

O peso

O peso pode variar de 2 até 70 quilos, eles podem ser elevados de acordo com seu avanço e resistência nas aulas. Os modelos são fabricados com variações de 2 quilos, então sua progressão inicial será 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16kg e assim sucessivamente.

Você deve analisar o uso do kettlebell, assim poderá escolher o tipo mais adequado para determinado exercício. Eles podem se dividir em dois grupos:

  • Balístico ou Mecânico:  Movimentos de arremesso e potência
  • Turco: Levantamentos

Tamanhos de kettlebells para homens

Os homens devem assumir postura responsável e segura, não escolhendo kettlebells acima do indicado para seu condicionamento. É comum homens se desafiarem e escolherem modelos acima dos indicados para iniciante e estes não manterem um bom rendimento durante todo o tempo da prática de exercício.

Então, recomenda-se que iniciem com os modelos de 10 a 16 quilos para as atividades que exigem altas repetições. Não deve haver preocupação, o avanço da força e resistência dos homens é rápido.

É recomendável que o início da prática para homens ativos fisicamente seja com o kettlebell de 16 kg em caso de movimentos balísticos. Já homens que possuem uma maior resistência podem iniciar com kettlebells de 18kg a 28 kg.

Para arremessos, os homens podem inciar a prática com o modelo de 20 quilos, já almejando o kettlebell de 24 para considerar-se intermediário, e assim obter motivação constante.

Para movimentos turcos com repetições variáveis entre 8 e 10, é indicado que os homens iniciem com um kettlebell, de 8 kg a 12.

Tamanhos de kettlebells para mulheres

  • Iniciantes: 6 ou 8 kg
  • Mulheres fisicamente ativas: 10 ou 12kg

Mulheres fora de forma podem iniciar a prática de kettlebell com o modelo de 6 ou 8 quilos, com o objetivo de aumentarem o peso rapidamente para 10 ou 12 quilos, de acordo com a resistência. O modelo de 6 quilos proporcionará mais condicionamento durante a execução dos movimentos em aula, e não resultará em fadiga antes do término das sessões.

Se você estiver buscando kettlebells para exercitar-se em casa, escolha o modelo de 8 quilos para a maioria dos exercícios, e o de 12 quilos para estimular o seu avanço e ganho de resistência física.

Para arremessos, as mulheres podem iniciar a prática com o modelo de 16 quilos.

Dicas

  • Evite os kettlebells de altos pesos, já que os exercícios são intensos e você poderá se arrepender de não ter optado por um modelo mais leve. Não se envergonhe por começar com pesos leves, eles proporcionaram segurança para iniciantes, e logo você estará evoluindo para pesos superiores.
  • Sempre experimente antes de decidir qual kettlebell comprar.
  • Busque os modelos de alça levemente arredondada, jamais de alça muito angular, para que assim ocorra uma melhor realização dos movimentos.
  • O punho deve ser grande suficiente para que você consiga pegar com as duas mãos.
  • É fundamental que a kettlebell possua uma base estável.
  • Analise os materiais utilizados para revestimento, são importantes para a preservação do ambiente com a prática de arremessos.

Você já decidiu qual kettlebell comprar, após a leitura dessas dicas? Por que você decidiu adquirir um? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 4,73 de 5)
Loading...

1 comentário em “Qual Kettlebell Comprar? Tipos e Dicas”

Deixe um comentário