Ginástica Funcional – Benefícios e Dicas   

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atualizado em 16/01/2020

Ginástica funcional é o nome da nova alternativa para quem busca fortalecer o corpo, o condicionamento e conquistar aquele abdômen definido. Conheça a seguir tudo sobre essa ginástica e entenda por que ela se tornou muito utilizada por famosos para entrar em forma. Os benefícios são inúmeros e com essas dicas você poderá aproveitar ao máximo tudo o que você precisa para atingir os seus objetivos.

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Na mesma linha da ginástica funcional, você também irá se interessar sobre como fazer pilates em casa, que auxilia na força e na resistência do seu corpo, e no passo a passo da ginástica hipopressiva, que serve para o fortalecimento do seu abdômen.

A sua relação de equipamentos para ginástica é algo que você também não pode deixar de lado. Sendo assim, vale a pena conferir sobre os 7 equipamentos de ginástica indispensáveis para a sua casa e sobre os 5 maiores erros no treino em casa.

O que é a ginástica funcional?

A ginástica funcional consiste em exercícios que utilizam pouca carga e dedicação extrema de seu corpo. A ideia é exigir o máximo do seu condicionamento, e assim sempre buscar evoluções e superações a cada aula seguinte. As aulas são constituídas por agachamentos, circuitos, corridas com intervenções e auxílio de aparelhos e até pilates. A ginástica funcional proporciona o trabalho de todos os membros de seu corpo, o que proporciona a tonificação de diversos músculos através de movimentos naturalmente feitos por você.

Para que serve?

Essa prática auxilia na melhora de condicionamento físico e resistência. A ginástica funcional pode ser a aliada que você buscava para conquistar melhor rendimento em seus treinos e atividades físicas.

Benefícios de Gasto calórico

A perda de peso é uma questão individual para os praticantes de ginástica funcional. Você pode perder até 600 calorias em quarenta minutos de aula. Ela é indicada para quem busca reduzir medidas, mas os valores não são precisos, pois o planejamento das aulas varia de acordo com o seu condicionamento. É fundamental que você sempre exija mais de seu corpo, a queima de gorduras se intensificará com a sua total dedicação.

Quem busca reduzir o percentual de gordura pode utilizar a ginástica funcional. Ela está sendo muito adotada e divulgada por atletas fitness que objetivam deixar os músculos em evidência.

Benefícios ao Metabolismo

Se você tem dificuldade para perder peso porque seu metabolismo é lento, a ginástica funcional proporcionará a ativação contínua de seu sistema metabólico. A queima de gorduras não só ocorrerá durante as aulas, mas durante todo o dia. A adoção de uma dieta também ajudará você a conquistar os resultados mais rápidos para perder peso.

Quem pode praticar a ginástica funcional?

As aulas de ginástica funcional são oferecidas para todas as idades. As academias vêm oferecendo turmas com média de 15 a 20 alunos, e os grupos são montados de acordo com as faixas etárias e compatibilidades físicas. A adoção da prática pode oferecer benefícios à saúde desde crianças até idosos. Evidentemente que os atletas da terceira idade possuem atenção especial e adaptações de acordo com a proposta das aulas.

Exercícios de suspensão

Os exercícios exigem que o corpo seja suspenso e o único peso utilizado é o do praticante. Os mais populares são TRX Suspension training e o CrossCore. Eles são executados através da flexão e inclinação do corpo, muito eficiente para conquistar aquele abdômen trincado. Muitos atletas famosos praticam e incentivam esse desafio, como Giovanna Antonelli, Fernanda Souza, Juliana Paes e a atleta fitness de abdômen impecável, Bella Falconi.

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Beach training

A ginástica funcional é muito procurada pelos seus benefícios para um corpo saudável e pelo seu dinamismo. As aulas ministradas em academias passam longe de ser monótonas, mas ainda assim há educadores físicos que oferecem inovações para estimular os seus alunos. O beach training nada mais é que a prática da ginástica funcional, só que feita na praia.

Sim, você não precisa ficar dentro da academia. Os circuitos podem ser montados com o auxílio de cones, ali as atividades podem ser feitas com adaptações e a sua aula é ainda mais produtiva e agradável pelo contato com a natureza. Demais, né?

Busque profissionais qualificados

É importante que você faça visitações às academias e converse com os profissionais responsáveis pelo acompanhamento e orientação das aulas. Busque referências e informações para que você se sinta seguro com a presença desse profissional. Atualmente, há diversos educadores físicos que se aperfeiçoaram na área da ginástica funcional.

Existem diversos orientadores que trabalham como personal, o que oferece maior suporte e segurança para a realização dos exercícios; se o seu caso é a prática de ginástica funcional em grupo, avalie a presença e eficiência de seu orientador, se não, busque aproximar-se para que ele distribua atenção de forma igualitária entre seus alunos.

Benefícios

A ginástica funcional proporciona o aprimoramento da flexibilidade e equilíbrio de seu corpo. Os movimentos requerem coordenação motora e podem até corrigir a sua postura, o que pode reduzir incômodos físicos.

As doenças cardiorrespiratórias podem ser controladas e suas reações minimizadas com a adoção da ginástica funcional.

A ansiedade também pode ser reduzida com as aulas periódicas. Os treinos favorecem à sua autoestima e você se sentirá cada vez mais motivado para as aulas seguintes.

Dicas

  • Busque não exigir mais do que seu corpo é capaz, o objetivo é sempre se superar, mas esforços excessivos podem resultar em lesões e distensões que prejudicariam sua frequência às aulas.
  • Não execute movimentos que comprometam sua postura, é fundamental ter uma orientação para que a prática da ginástica funcional seja segura e rica apenas em benefícios.
  • Utilize equipamentos de segurança, o importante é você se sentir seguro para que seu treino seja o mais produtivo possível.
  • Beba água durante as aulas, o dinamismo e alta intensidade dos exercícios proporcionam perda de líquidos, você deve se manter hidratado para resistir até o fim da aula.
  • Faça alongamentos, a ginástica funcional trabalha todos os músculos, então um alongamento ou um aquecimento são indicados para seu corpo se preparar para a intensa aula.

Instrumentos de auxílio

Você pode utilizar diversos instrumentos para auxiliar na prática da ginástica funcional e tornar seu treino ainda mais diferenciado. Eles podem ser adquiridos em lojas de materiais esportivos ou até serem substituídos por objetos domésticos, o importante é você buscar uma qualidade melhor de vida e não ficar parado. Veja abaixo:

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  • Cones
  • Steps
  • Bolas
  • Cordas
  • Elásticos
  • Caneleiras
  • Anilhas
  • Cabos de vassoura
  • Halteres
  • Mini cama elástica
  • Sacos de areia
  • Cabos de suspensão

Você já fez alguma aula de ginástica funciona? O que achou? Quais dicas tem para compartilhar? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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