Rapadura é saudável ou faz mal? O que é exatamente?

Especialista da área:
atualizado em 23/09/2021

A rapadura é um doce bastante famoso entre os nordestinos, produzido a partir do caldo de cana-de-açúcar, que é reduzido até atingir o estado sólido. Para chegar ao seu conhecido formato parecido com um pequeno tijolo, ela passa por um processo de modelagem em formas de madeira.

  Continua Depois da Publicidade  

Acredita-se que o quitute seja originário das Ilhas Canárias e tenha chegado ao Brasil no ano de 1532, servindo de alimento para os escravos.

É considerado um suplemento alimentar por muitas pessoas, por ser altamente nutritivo, rico em minerais e por fornecer energia para o corpo. Assim, a rapadura pode melhorar o condicionamento físico e saúde em geral, pois é um adoçante natural, mais saudável que o açúcar refinado que é carregado de substâncias não muito benéficas ao organismo.

Mas será que a rapadura é saudável ou faz mal à saúde? Será que a rapadura engorda? Confira abaixo as respostas para essas perguntas?

A rapadura é saudável ou faz mal?

rapadura

Para saber se um alimento é saudável é preciso analisar a sua composição nutricional. A rapadura é uma boa fonte de carboidratos, minerais como, ferro, cálcio, potássio e magnésio, além de vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), que permite uma melhoria no funcionamento do sistema nervoso.

Um porção de rapadura (20 gramas) possui 18,15 g de carboidratos e por isso esse doce pode ser utilizado como um recurso ergogênico para repor os carboidratos, inclusive, para os atletas.

Em nutrição esportiva os recursos ergogênicos são as ferramentas empregadas com o objetivo de melhorar o desempenho esportivo e a recuperação depois da realização do exercício.

  Continua Depois da Publicidade  

Estudos mostram que a utilização de carboidratos em treinos acima de uma hora permite prolongar a permanência no exercício, fornece energia para os músculos e aumenta a glicemia. Como estratégia nutricional, é indicada a utilização de carboidratos de alto índice glicêmico e de rápida absorção para elevação dos níveis de glicose, como a rapadura.

Ela pode também ser utilizada após o treino, com a finalidade de repor os estoques de glicogênio muscular e hepático, e associada a proteínas pode acelerar a recuperação muscular.

Por outro lado, para quem malha apenas de vez em quando ou até treina com mais regularidade, porém, não na mesma intensidade que um atleta ou não faz um treinamento muito longo, sem queimar tanta energia, o doce pode não ser o lanche mais adequado. Converse com um nutricionista a respeito disso e aproveite para conhecer opções de lanche pós-treino.

Cuidado com as calorias

O fato da rapadura ser apresentada como uma boa fonte de energia também serve de indicativo que ela pode carregar uma quantidade considerável de calorias em sua composição.

Para se ter uma noção, a rapadura tem aproximadamente 70 calorias em cada porção de uma 20 g (ou uma colher de sopa). Uma porção de 100 g contém 350 calorias. Então esse doce deve ser consumido com bastante moderação por quem deseja ou precisa emagrecer.

Vale lembrar que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver problemas de saúde como diabetes do tipo 2, pressão alta, doença no coração, acidente vascular cerebral (AVC), certos tipos de câncer, apneia do sono, doença hepática gordurosa e doença renal.

  Continua Depois da Publicidade  

O ideal para não engordar é consumir uma porção pequena, em torno de 30 g. E uma boa dica é comer rapadura logo após uma grande refeição, como o almoço, pois é mais fácil controlar a vontade de comer porções maiores desse doce.

Outros possíveis problemas

Além da questão da elevação do peso, o consumo excessivo da rapadura pode aumentar o risco de desenvolvimento de altos níveis de triglicerídeos, colesterol e glicose no sangue. Ela também não deve ser consumida por pessoas com diabetes, colesterol alto e doenças renais.

Fontes e referências adicionais

Você já se perguntou se rapadura é saudável? Consome com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

2 comentários em “Rapadura é saudável ou faz mal? O que é exatamente?”

  1. Sem querer ser vulgar, Mas no meu caso 53 anos eu uso rapadura como uma espécie de Viagra natural. Não sei se tem comprovação cientifica ou se eh só um efeito placebo….
    Mas… em time que está sempre ganhando não se deve mexer na escalação…

    Responder
  2. Minha saúde ficou outra depois que troquei o açúcar por Rapadura mais disposição tudo de bom ❤

    Responder