Receita de almôndega de soja light

Especialista da área:
atualizado em 31/05/2022

Quem saboreou almôndegas boa parte da vida e decidiu adotar uma dieta vegetariana não precisa dizer adeus ao prato, especialmente se ele for um de seus favoritos. Afinal, existem muitas opções de almôndegas sem carne. 

Uma delas é a almôndega de soja light que vamos te apresentar. Além da proteína texturizada de soja, a preparação também conta com aveia na sua lista de ingredientes.

  Continua Depois da Publicidade  

Para ficar saborosa, a receita ainda leva o tempero do alho, da cebola e do cheiro-verde (salsinha e cebolinha). Entretanto, é claro que você pode incluir outros dos temperos naturais da sua preferência. 

O resultado é um prato bem saboroso para o almoço ou jantar, que tem tudo para agradar até mesmo quem não é vegetariano.

Quer ver só? Então, confira o passo a passo da receita e teste a almôndega de soja light na sua próxima refeição!

Almôndega de soja

Almôndega de soja light

Uma almôndega sem carne para uma refeição e vegetariana. Feita com soja e aveia.
5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 40 mins
Tempo Total 50 mins
Refeição Almoço, Jantar
Rendimento 15
Calorias 58 kcal

Equipamento

  • Tigelas
  • Escorredor
  • Liquidificador
  • Assadeira

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Em uma tigela, hidrate a proteína de soja em 1 litro de água fervente por 20 minutos. Passado esse tempo, escorra a água e esprema a proteína de soja para tirar bem o excesso de água.
  • Caso use a proteína de soja grossa, bata no liquidificador para ficar com textura de carne moída. Reserve.
  • Se a sua aveia for grossa, você também deverá bater o ingrediente no liquidificador. Mas, caso queira, pode deixar alguns grãozinhos inteiros.
  • Junte a aveia e a proteína de soja em uma tigela. Adicione a cebola, o alho, o sal, a salsinha, a cebolinha e o azeite. Misture bem até formar uma massa homogênea. Modele a massa no formato de almôndegas (bolinhas).
  • Distribua as almôndegas de soja em um assadeira untada com azeite, deixando espaços entre elas.
  • Leve para assar por 40 minutos no forno médio preaquecido. Na metade do processe, vire as almôndegas para que dourem igualmente.

Notas

  • Leia detalhadamente todo o rótulo da aveia que você usar na receita, inclusive as letrinhas miúdas, para garantir que ela realmente não tem glúten. Embora naturalmente sem glúten, a aveia pode ser contaminada pelo glúten quando é produzida, processada, armazenada ou transportada junto de alimentos que possuem o glúten.
  • Além disso, leia minuciosamente a embalagem dos outros ingredientes da receita para checar se eles não podem apresentar algum teor de glúten, devido ao mesmo problema citado acima.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Almôndega de soja light
Quantidade por Porção
Calorias 58 Calorias da Gordura 18
% Valores Diários*
Gordura Total 2g3%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 1g
Sódio 7mg0%
Potássio 12mg0%
Carboidratos 4g1%
Fibras 2g8%
Açúcar 1g
Proteína 6g12%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave almôndega, almôndega de soja, almôndega de soja light, almôndega vegetariana
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário