Receita de biomassa de banana verde caseira

Especialista:
atualizado em 16/11/2020

Já reparou que várias receitas para ajudar a emagrecer levam a biomassa de banana verde? Por exemplo, existe o brigadeiro de biomassa de banana verde e muitas outras receitas fit com biomassa de banana verde.

Nada disso é à toa. Afinal, a biomassa de banana verde possui o amido resistente, que além de ser bom para a saúde intestinal, promove a sensação de saciedade no organismo. Algo que ajuda bastante a controlar o apetite, o que é bem importante quando se deseja emagrecer.

Como se não bastasse, a biomassa de banana verde pode substituir ingredientes como creme de leite, óleo, maionese e leite condensado em algumas receitas. A biomassa ajuda a engrossar as receitas sem alterar o seu sabor, tornando os pratos mais saudáveis e menos calóricos.

No entanto, para aproveitar o ingrediente nas receitas é preciso saber como prepará-lo, não é mesmo? Portanto, aprenda já como fazer a sua própria biomassa de banana verde. O passo a passo está logo abaixo:

Biomassa

Biomassa de banana verde caseira

Um ingrediente para tornar as suas receitas mais saudáveis. Ótimo para quem está de dieta.
5 de 2 votos
Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 8 hrs 50 mins
Refeição Acompanhamento
Culinária Brasileira
Rendimento 12
Calorias 105 kcal

Equipamento

  • Panela de pressão
  • Liquidificador (ou processador de alimentos)

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Higienizar cuidadosamente cada banana com água e sabão, sem descascar e preservando os talos.
  • Preencher uma panela de pressão com água até a metade. Levar ao fogo para ferver. Quando ferver, adicionar as bananas. Tampar e deixar no fogo alto até chiar.
  • Então, abaixar o fogo e deixar na pressão por 10 minutos. Desligar o fogo e esperar a pressão da panela sair sozinha, sem forçar.
  • Só depois disso abrir a panela. Com a ajuda de um pegador, retirar as bananas da panela. Remover as polpas.
  • Transferir as polpas para o liquidificador ou processador de alimentos. Não espere as polpas esfriarem, bata-as ainda quentes com um pouco de água. Mas, cuidado para não colocar água demais. Bater até formar uma pasta bem grossa, que será a biomassa.
  • Armazenar a biomassa em pequenas porções. Guarde em cubinhos de forminhas de gelo para usar em sucos e em porções de ½ xícara e uma xícara para pratos culinários.

Notas

  • Não se deve consumir mais do que duas colheres de sopa de biomassa de banana verde por dia.
  • A biomassa de banana verde caseira pode ficar até sete dias na geladeira ou até dois meses no congelador. 
  • Caso opte pelo congelador, para descongelar deixe-a em temperatura ambiente ou aqueça em banho-maria.
  • O valor calórico por porção é ilustrativo, correspondente a cada banana usada na receita da biomassa. O teor de calorias varia conforme a quantidade de biomassa que você utilizar para preparar cada prato, o que muda de receita para receita.

Informação Nutricional

Porção: 1Calorias: 105kcalCarboidratos: 27gProteína: 1gGordura: 1gGordura Saturada: 1gSódio: 1mgPotássio: 422mgFibras: 3gAçúcar: 14gVitamina A: 76IUVitamina C: 10mgCálcio: 6mgFerro: 1mg
Palavras Chave biomassa de banana verde
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 votos
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário