8 Benefícios da Biomassa de Banana Verde – Para Que Serve, Como Fazer e Como Usar

Os estudos relacionados aos alimentos aumentaram bastante nos últimos anos, ajudando a identificar ingredientes e substâncias que possam atuar no organismo de forma benéfica e que possam promover uma melhoria no bem-estar físico e mental.

A lista destes alimentos funcionais aumenta a cada dia e eles podem ajudar tanto no aumento da quantidade de nutrientes da alimentação quanto na prevenção de diversas doenças.

Vamos conhecer 8 benefícios da biomassa de banana verde, entender para que serve este alimento, como fazer, como usar no dia a dia em suas receitas e mais sobre suas propriedades para melhorar a saúde.

O que é a biomassa de banana verde?

A produção de banana no Brasil é uma das maiores, atingindo, aproximadamente, 8 milhões de toneladas por ano. Infelizmente, ainda existe muito desperdício na produção agrícola no país e quase 60% da produção de banana é perdida antes mesmo de chegar ao consumidor final. Este desperdício acontece em função de vários fatores, como o uso de técnicas pouco apropriadas na colheita, falta de qualidade no armazenamento e no transporte do alimento, problemas nos sistema de distribuição e pontos de vendas, entre outros.

Todos estes problemas comprometem a qualidade do produto final para o consumidor e também geram custos desnecessários dentro desta cadeia. A banana verde é um produto de vida útil longa e que poderia ser mais bem aproveitado, pois é considerada um alimento funcional, ou seja, que contém substâncias ativas capazes de melhorar diversos aspectos da saúde e ajudar na prevenção de muitas doenças.

A banana verde é considerada um prebiótico, que é um alimento que contém ingredientes nutricionais não digeríveis e que afetam de forma benéfica as bactérias presentes no cólon, ajudando na sua seleção e no crescimento, promovendo, assim, a melhoria de muitos processos no organismo.

Desta forma, a banana verde é de grande interesse para a indústria de alimentos, por possuir muitos nutrientes, baixas calorias e promover ótimos benefícios à saúde, além por ser importante para a fabricação de produtos industrializados mais saudáveis.

Para que serve a biomassa de banana verde?

Veja, a seguir, 8 benefícios da biomassa de banana verde, saiba para que serve e conheça suas propriedades:

1. Ajuda a melhorar o sistema gastrointestinal

Um dos grandes benefícios da biomassa de banana verde é ajudar a melhorar o sistema gastrointestinal. Este alimento contém amido resistente, que é um tipo de amido que não pode ser decomposto por enzimas no sistema digestivo e, portanto, atuam como as fibras.

A biomassa de banana verde é rica em fibras solúveis e insolúveis, auxiliando na regulação do sistema intestinal, reduzindo a quantidade de toxinas, ajudando na limpeza das microvilosidades do intestino e melhorando, assim, a absorção dos nutrientes.

2. Ajuda no processo de emagrecimento

Este é um dos benefícios da biomassa de banana verde mais interessantes, pois muitas pessoas estão acima do peso e têm dificuldades de fazer uma dieta.

A biomassa de banana verde emagrece e porque ajuda no controle do total de calorias ingeridas durante o dia, já que as fibras presentes na banana verde ajudam a retardar o esvaziamento gástrico, aumentando, assim, a sensação de saciedade e evitando os picos de fome ao longo do dia.

Uma porção de uma xícara de banana verde contém 3,6 gramas de fibras, contribuindo com cerca de 14% do total de fibras necessárias por dia.

3. Promove o controle da glicemia

Um dos benefícios da biomassa de banana verde para quem precisa reduzir peso é o controle da glicemia. A quantidade de fibras presentes na biomassa de banana verde ajuda na redução do tempo de entrada da glicose na corrente sanguínea e, desta forma, há um controle maior da liberação do hormônio insulina.

Quando isto acontece, há uma redução da sensação de fome e há também um aumento da saciedade. O controle da glicemia também é importante para prevenir doenças como a diabetes, podendo também ser utilizada por pessoas com esta doença, sempre com a orientação de um médico.

4. Ajuda a reduzir as taxas de colesterol

A biomassa de banana verde possui um tipo de amido resistente, que é rico em fibras alimentares, e quando este é degradado no cólon, há a produção de uma substância chamada de butirato. Muitos estudos mostram que o butirato tem diversos benefícios à saúde, como a redução da produção de colesterol no fígado. Estudos mostram que, por este motivo, a biomassa pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares.

5. Ajuda na prevenção do câncer de cólon

Outro benefício da produção do butirato devido às fibras presentes na biomassa de banana verde é que esta substância está associada a processos de redução e de inibição da formação do câncer de cólon. A inibição da proliferação das células do cólon pelo butirato ocorre, principalmente, devido à sua capacidade de induzir apoptose e de regular os genes moduladores do ciclo celular.

6. Melhora o sistema imunológico

A microbiota intestinal saudável é fundamental para a produção de uma substância anti-inflamatória chamada citocina. que atua melhorando o sistema imunológico e ajudando os anticorpos a trabalharem de forma mais eficiente.

7. Promove o controle da pressão arterial

Um dos benefícios da biomassa de banana verde é que ela pode ajudar na redução da pressão arterial, pois contém altos teores de potássio, que é um mineral que atua no controle da pressão.

Uma porção de uma xícara de banana verde contém em torno de 531 miligramas de potássio. A American Heart Association, nos Estados Unidos, recomenda o consumo de 4.700 miligramas de potássio por dia para ajudar a melhorar a saúde do coração.

8. Deixa a pele, os cabelos e as unhas mais saudáveis

A biomassa de banana verde é rica em vitamina B6, que é fundamental para ajudar a manter a pele saudável, auxiliando no tratamento de inúmeros problemas como acnes, pele seca, entre outros. Além disso, esta vitamina também auxilia na melhoria da aparência das unhas e evita a queda de cabelo. Uma porção de banana verde atende a cerca de 39% das necessidades diárias deste nutriente.

Como fazer a biomassa de banana verde?

A biomassa de banana verde é feita com polpa de bananas verdes cozidas. Há diversas receitas bem fáceis e simples de se fazer no dia a dia. Veja, a seguir, uma destas receitas para fazer em casa:

  1. Pegue um cacho de banana nanica verde e separe cada uma, deixando o talo;
  2. Lave bem as bananas com água filtrada e sabão neutro, retirando toda a sujeira presente;
  3. Coloque água filtrada até a metade numa panela de pressão e deixe ferver;
  4. Assim que ferver a água, coloque as bananas limpas, feche a panela e deixe em fogo alto até começar a chiar, abaixando o fogo em seguida. Deixe na pressão por 10 minutos;
  5. Desligue a panela e espere toda a pressão sair antes de abrir;
  6. Coloque as polpas no liquidificador e bata com um pouco de água;
  7. Deixe esfriar a polpa e bata até formar uma pasta homogênea;
  8. Esta pasta pode ser congelada em porções pequenas para facilitar o uso.

Como usar a biomassa de banana verde?

Este produto final pode ser usado como espessante em diversas receitas, ajudando a melhorar a consistência de qualquer prato. A biomassa pode ser usada para substituir outros alimentos nas receitas tradicionais, como maionese, o creme de leite, o óleo, ajudando a dar a mesma consistência às refeições sem alterar o sabor ou aroma final.

Vídeo:

Conclusão

A produção de banana no Brasil é uma das maiores do mundo, atingindo aproximadamente 8 milhões de toneladas por ano. A banana verde é um produto de vida útil longa e é considerada um alimento funcional, ou seja, que contém substâncias ativas capazes de melhorar diversos aspectos da saúde e também ajudar na prevenção de muitas doenças.

Dentre os diversos benefícios da biomassa de banana verde, ela pode ajudar a melhorar o sistema gastrointestinal, promover o fortalecimento do sistema imunológico, reduzir as taxas de colesterol no organismo e também emagrecer.

Referências adicionais:

Você já conhecia todos esses benefícios da biomassa de banana verde para a saúde e boa forma? Já experimentou receitas com o alimento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

2 comentários em “8 Benefícios da Biomassa de Banana Verde – Para Que Serve, Como Fazer e Como Usar”

  1. Biomassa é pior coisa para quem quer perder peso e tem o nível de cortisol alto. O potássio faz aumentar o cortisol. É mentira esses benefícios da biomassa pra quem quer emagrecer, é mais uma estratégia de estudos científicos fake para favorecer a indústria farmacêutica. Fazendo as pessoas engordarem sem saber a causa, pois ninguém iria desconfiar da biomassa. Eu fiz o teste em outras pessoas após constatar o estrago que a biomassa fez no meu organismo. Eu sempre fui magra e quando comecei comer a biomassa para tratar depressão, pois diziam que era bom para isso, em uma semana do nada engordei 6 kilos sem motivo e não imaginava que a causa era o aumento de cortisol que a banana causa. Tô voltando ao normal, mas a biomassa faz um estrago no corpo e a banana madura também. Essa coisa de comer duas bananas por dia não faz bem pra quem quer perder peso. Agora estou esperta, não caio mais em conversinha. Agora vou investigar a tal da quinoa, pois não acreditei em nada sobre ela, só pra gente gastar dinheiro. Vou fazer uma campanha contra biomassa.

    • Boa tarde qualquer coisa de ser humano comer com exageros e sem fazer exercícios com certeza vai engorda r, agora a biomassa se ajudou a cura da depressão? Pergunto porque tenho dificuldade para dormir e problemas com ansiedade.

Deixe um comentário