Receita de bolinho de aipim cozido light delicioso

Especialista da área:
atualizado em 18/08/2021

Além de servir como uma fonte de carboidrato para a refeição no almoço ou no jantar, o aipim (mandioca ou macaxeira, dependendo de onde você mora) pode aparecer em receitas de deliciosos bolinhos salgados.

  Continua Depois da Publicidade  

Você anda passando longe das frituras para cuidar melhor da saúde e evitar o ganho de peso? Sem problemas, pois nem todo bolinho de aipim precisa ir na fritura para ficar uma delícia.

Por exemplo, hoje vamos apresentar uma receita de bolinho de aipim light que pode ir ao forno ou na AirFryer. Ao lado da mandioca cozida, a preparação também leva peito de frango desfiado e traz os benefícios do espinafre

Há ainda os temperos que não podem faltar para deixar o quitute bem saboroso, como cebola, alho, pimenta-do-reino e páprica doce. E é claro que você sempre pode adicionar outras ervas e especiarias da sua preferência.

Já deu até vontade de experimentar, não é mesmo? Então, não deixe de aprender como preparar o bolinho de aipim cozido light e corra até a cozinha para colocar a mão na massa!

Bolinho de aipim

Bolinho de aipim cozido light

Um delicioso bolinho salgado que não precisa de fritura! Com aipim cozido, frango e espinafre.
3.67 de 3 votos
  Continua Depois da Publicidade  
Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 1 hr 10 mins
Refeição Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 12
Calorias 74 kcal

Equipamento

  • Panela de pressão
  • Processador
  • Forma
  • Papel-manteiga

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Coloque um pouquinho de manteiga na panela de pressão e leve ao fogo. Adicione o alho e a cebola. Refogue.
  • Quando a cebola começar a ficar transparente, acrescente o frango e deixe dourar. Junte os pedaços de aipim, cubra com água e tampe.
  • Após a panela pegar pressão, deixe cozinhar por 25 a 30 minutos. Depois que cozinhar, desligue o fogo e espere toda a pressão da panela sair. Só então, abra muito cuidadosamente.
  • Retire a mandioca e deixe o frango na panela. Tampe a panela e enrole do cabo até a outra ponta com um pano. Sacuda a panela algumas vezes para o frango ficar bem desfiado.
  • Feito isso, abra a panela cuidadosamente, adicione páprica, um pouco de sal e misture bem.
  • Junte a mandioca cozida, o frango desfiado, o espinafre picado e os temperos no processador. Bata até a massa ficar bem homogênea.
  • Modele a massa no formato de bolinhos e distribua em uma forma forrada com papel-manteiga.
  • Leve para assar por 35 a 40 minutos no forno preaquecido em 180º C. Outra opção é assar na airfryer em 200º C por 20 minutos, virando os bolinhos na metade do tempo.

Notas

  • O tempo de cozimento do frango e da mandioca pode variar de uma panela de pressão para outra.
  • Se quiser, você pode cozinhar o frango e a mandioca em panelas separadas, porém, cozinhá-los juntos deixa a mandioca mais gostosa.
  • Caso não tenha processador, amasse a mandioca até formar um purê bem cremoso, misture com os demais ingredientes (frango desfiado, espinafre e temperos) e amasse com as mãos até obter uma massa modelável.

Informação Nutricional

Porção: 1Calorias: 74kcalCarboidratos: 9gProteína: 7gGordura: 1gGordura Saturada: 1gGordura Poliinsaturada: 1gGordura Monoinsaturada: 1gGordura Trans: 1gColesterol: 20mgSódio: 62mgPotássio: 192mgFibras: 1gAçúcar: 1gVitamina A: 298IUVitamina C: 6mgCálcio: 12mgFerro: 1mg
Palavras Chave bolinho de aipim, bolinho de aipim cozido, bolinho de aipim cozido light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

3.67 de 3 votos
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário