Receita de bolinho de quinoa assado light e vegano

Especialista da área:
atualizado em 01/09/2021

Rica em fibras, fonte de proteínas, vitaminas e minerais, a quinoa é um alimento cheio de benefícios. Não é à toa que muitas a descrevem como um super alimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Como se não bastasse, ela é muito versátil e pode ser utilizada de diversas maneiras nas refeições, através das mais diferentes receitas. Uma delas é o bolinho de quinoa assado light que vamos te apresentar hoje.

Ele fica semelhante a uma almôndega, mas sem carne. Assim, funciona como uma excelente alternativa para acompanhar um almoço ou jantar vegetariano. Ao mesmo tempo, o prato é uma boa opção para o lanchinho da tarde de qualquer pessoa.

Além da quinoa, a preparação conta com os benefícios da salsinha, a cebola, o alho e a pimenta-do-reino, que contribuem juntos para que ela fique muito saborosa. 

Já ficou com vontade de experimentar, não é mesmo? Então, aprenda como fazer o bolinho de quinoa assado light e teste a receita agora mesmo!

Bolinho de quinoa

Bolinho de quinoa assado light

Uma receita com quinoa para qualquer hora do dia. Uma opção de bolinho sem carne para os vegetarianos!
5 de 2 votos
  Continua Depois da Publicidade  
Tempo de Preparo 25 mins
Tempo de Espera 45 mins
Refeição Acompanhamento, Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 5
Calorias 217 kcal

Equipamento

  • Panelas
  • Tigela
  • Assadeira
  • Papel-manteiga
  • Peneira

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Enxague muito bem a quinoa na água corrente com o auxílio de uma peneira até a água sair limpa.
  • Coloque a quinoa com 500 ml de água e um pouco de sal em uma panela. Leve ao fogo médio e cozinhe da mesma forma que faz com o arroz.
  • A quinoa estará pronta quando for possível ver um filamento branco em seus grãos. Depois que ela cozinhar, escorra a sua água e reserve.
  • Refogue a cebola com um fio de azeite em outra panela. Adicione o alho e deixe refogar mais um pouco.
  • Quando a cebola estiver macia, acrescente a quinoa cozida e escorrida, a salsinha e o shoyu. Misture e desligue o fogo.
  • Transfira tudo para uma tigela e deixe dar uma esfriada. Acrescente a pimenta-do-reino e a farinha de rosca. Misture bem até obter uma massa consistente e fácil de modelar.
  • Modele a massa no formato de bolinhos e distribua-as em uma assadeira forrada com papel-manteiga, deixando um espaço entre um bolinho e outro.
  • Leve ao forno para assar até dourar. Na metade do tempo do forno, vire para que os bolinhos assem por completo.

Notas

  • É muito importante usar um shoyu com o menor teor possível de sódio na receita, pois o excesso de sódio faz muito mal para a saúde.
  • O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme o tamanho em que você modelar os bolinhos.

Informação Nutricional

Porção: 1 unidade (35g)Calorias: 217kcalCarboidratos: 38gProteína: 8gGordura: 4gGordura Saturada: 1gGordura Poliinsaturada: 2gGordura Monoinsaturada: 1gSódio: 290mgPotássio: 340mgFibras: 4gAçúcar: 1gVitamina A: 75IUVitamina C: 3mgCálcio: 42mgFerro: 3mg
Palavras Chave bolinho de quinoa, bolinho de quinoa assado, bolinho de quinoa assado light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 votos
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário