Receita de bolo de batata-doce vegano

Especialista da área:
atualizado em 07/07/2022

Como você costuma usar a batata-doce na sua alimentação? Cozida, assada ou talvez na forma de um purê? Todas essas opções caem muito bem, porém, a utilidade do alimento na culinária vai ainda mais longe.

Por exemplo, sabia que é possível utilizar a batata-doce para preparar um delicioso bolo vegano, que de quebra também é livre de glúten?

  Continua Depois da Publicidade  

Além da batata-doce na forma de purê, a massa da preparação conta com duas farinhas sem glúten: a farinha de trigo sarraceno e a farinha de amêndoas. O prato ainda traz o toque inconfundível do gengibre e da canela.

Como se não bastasse, a receita tem direito a uma cobertura de leite condensado fake, que leva ingredientes como tofu, leite condensado de coco, óleo de coco, agave e extrato de baunilha. 

Não perca a chance de experimentar o bolo de batata-doce vegano! Confira o passo a passo que está explicadinho logo abaixo e corra até a cozinha para colocar a mão na massa!

Bolo de batata-doce

Bolo de batata-doce vegano

Aprenda como usar a batata-doce para fazer um bolo vegano. A receita também é livre de glúten!
5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 45 mins
Tempo Total 1 hr
Refeição Lanche, Sobremesa
Porções 8
Calorias 524 kcal

Equipamento

  • Vasilha
  • Liquidificador
  • Forma

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Preaqueça o forno em 180º C. Unte a forma com um pouco de óleo de coco e peneire as farinhas.
  • Junte as farinhas, o fermento, o bicarbonato, o açúcar e as especiarias em uma vasilha. Misture bem. Reserve.
  • Coloque o leite vegetal, ¼ xícara de xarope de agave, ½ xícara de óleo de coco, a batata-doce e o vinagre de sidra no liquidificador. Bata muito bem até obter uma mistura homogênea, sem gruminhos.
  • Junte a mistura líquida do liquidificador com os ingredientes secos e misture com o auxílio de uma espátula para formar a massa. Mas, não misture demais, pois assim o bolo pode ficar mais denso e não crescer muito.
  • Distribua a massa na forma untada e leva ao forno para assar por 40 a 45 minutos ou até um palito sair limpinho ao ser espetado no bolo.
  • Para fazer a cobertura, junte o leite condensado de coco, o tofu, o extrato de baunilha, as 3 colheres de sopa de óleo de coco e as 3 colheres de sopa de xarope de agave no liquidificador. Bata muito bem.
  • Após fazer a cobertura, deixe-a na geladeira por 30 a 40 minutos para endurecer um pouquinho. Espere o bolo esfriar totalmente antes de decorar.

Notas

  • Se quiser uma receita sem glúten, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece, um aviso é colocado no rótulo.
  • O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme o tamanho em que você cortar as fatias do bolo. 

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Bolo de batata-doce vegano
Quantidade por Porção
Calorias 524 Calorias da Gordura 288
% Valores Diários*
Gordura Total 32g49%
Gordura Saturada 18g90%
Gordura Poliinsaturada 2g
Gordura Monoinsaturada 2g
Sódio 262mg13%
Potássio 280mg6%
Carboidratos 58g19%
Fibras 4g16%
Açúcar 26g
Proteína 8g16%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave bolo de batata doce, bolo de batata-doce vegano, bolo vegano
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário