Receita de bolo de chocolate sem glúten delicioso

Especialista da área:
atualizado em 21/12/2020

Escolher seguir uma dieta sem glúten ou precisar se privar dos alimentos com glúten por ter a doença celíaca ou outro problema de saúde traz desafios. Afinal, é necessário adaptar os pratos cuidadosamente para garantir que ele não tenha nada de glúten.

Mas isso não significa necessariamente ficar sem aqueles bolos deliciosos que levam ingredientes que contêm a substância em suas receitas tradicionais.

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, um bolo de chocolate com farinha de trigo pode virar um bolo de chocolate sem glúten com as trocas corretas.

Para isso, podemos usar a farinha de arroz integral no lugar da farinha de trigo. A receita de bolo de chocolate sem glúten que vamos aprender hoje também é feita com cacau em pó.

Um ponto bem bacana deste bolo sem glúten é que ele não dá muito trabalho para fazer e nem demora tanto para ficar pronto. Em torno de uma hora, você já termina. Certamente, o quitute se tornará uma receita coringa para servir aos seus amigos e familiares que não comem glúten.

No entanto, antes disso acontecer é preciso saber como prepará-lo, não é mesmo? Portanto, aproveite que está por aqui e conheça já o passo a passo de como preparar o seu bolo de chocolate sem glúten:

Bolo de chocolate

Bolo de chocolate sem glúten

Um docinho livre de glúten para quem passa longe da proteína. Ideal para o café da tarde.
4.41 de 5 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 50 mins
Tempo Total 1 hr
Refeição Café da manhã, Lanche
Porções 10
Calorias 424 kcal

Equipamento

  • Forma de bolo
  • Peneira fina
  • Tigela média
  • Tigela grande
  • Fuê (batedor de claras)

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Preaquecer o forno em 180º C e colocar a grade no centro. Untar a forma com a manteiga sem sal e polvilhar com os 16 gramas de cacau em pó.
  • Peneirar a farinha de arroz integral, o cacau em pó e o fermento com uma peneira fina, dentro de uma tigela média. Fazer isso duas vezes.
  • Separadamente, juntar os ovos, o óleo de coco, o leite e o açúcar demerara. Bater até ter uma mistura homogênea e o açúcar se dissolver completamente.
  • Devagarzinho, adicionar a mistura da primeira tigela na segunda, mexendo cuidadosamente até a massa ficar homogênea.
  • Despejar a forma na massa e levar ao forno para assar por aproximadamente 45 a 50 minutos. Para ter certeza que está pronto, espete com uma faca. Se ela sair limpinha, desligue o forno. Esperar esfriar um pouco antes de servir.

Notas

  • Para garantir que o bolo realmente seja sem glúten, leia detalhadamente tudo o que estiver escrito nas embalagens de todos os ingredientes da receita (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas), procurando pela informação sobre a presença ou ausência do glúten nos produtos.
  • Recomenda-se usar uma forma tubo de 20×8 cm, uma forma bundt de 23×8 cm ou uma forma redonda de 23×5 cm.
  • Você pode substituir o leite semidesnatado por um leite vegetal sem açúcar, de preferência leite de coco, leite de amêndoas ou leite de castanhas.
  • No lugar da manteiga sem sal, dá para untar a forma com a margarina sem sal.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Bolo de chocolate sem glúten
Quantidade por Porção
Calorias 424 Calorias da Gordura 189
% Valores Diários*
Gordura Total 21g32%
Gordura Saturada 16g80%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 3g
Colesterol 71mg24%
Sódio 168mg8%
Potássio 230mg5%
Carboidratos 57g19%
Fibras 3g12%
Açúcar 37g
Proteína 6g12%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave bolo de chocolate, bolo de chocolate sem glúten, bolo sem glúten
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

4.41 de 5 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário