Receita de bolo de fubá sem glúten e sem lactose

Especialista da área:
atualizado em 27/11/2020

Sabe o que as pessoas que sofrem com intolerância à lactose, doença celíaca e outras condições que impedem a ingestão do glúten têm em comum? Elas precisam tomar muito cuidado com os alimentos que consomem.

  Continua Depois da Publicidade  

Afinal, ao ingerir algo com a lactose ou o glúten, elas passam mal. Mas isso não precisa se traduzir em ter uma alimentação sem comidas gostosas. Como assim, se muitas delas levam leite e farinha de trigo, que respectivamente contêm a lactose e o glúten?

O truque é recorrer a receitas com adaptações para as suas necessidades, como as sobremesas sem lactose e sem glúten. Por exemplo, para quem gosta de bolos caseiros, esse bolo de fubá sem glúten e sem lactose é uma excelente opção.

A preparação usa uma opção de leite vegetal, o leite de coco, e é feita com fubá fino, polvilho doce e aveia em flocos. Para adoçar, o açúcar demerara é o ingrediente escolhido. Feito no liquidificador antes de ir ao forno para assar, o prato é bem fácil de preparar.

Quer ver só? Então, aproveite que está por aqui, aprenda já como preparar o seu próprio bolo de fubá sem glúten e sem lactose, coloque a mão na massa agora mesmo e experimente essa delícia:

Bolo de fubá

Bolo de fubá sem glúten e sem lactose

Um bolo caseiro para quem não pode com glúten e/ou lactose. Uma delícia fácil de fazer!
5 de 1 voto
  Continua Depois da Publicidade  
Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 40 mins
Refeição Café da manhã, Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 12
Calorias 326 kcal

Equipamento

  • Forma de bolo
  • Liquidificador

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Preaquecer o forno em 180º C. Untar a forma com um pouco de óleo e polvilhar com farinha de milho.
  • Juntar os ovos, o leite de coco, o óleo, o fubá, o polvilho doce, a aveia, o açúcar o sal e a canela no liquidificador. Bater até formar uma massa líquida. Lembre-se de limpar as laterais do copo do liquidificador para a massa misturar bem.
  • Adicionar a goma xantana e bater rapidamente para encorpar a massa. Completar com o fermento e as sementes de chia. Misturar rapidamente com uma espátula.
  • Despejar a massa na forma e levar ao forno para assar por aproximadamente 40 minutos ou até espetar um palito ou talher e o mesmo sair limpo do bolo. Esperar esfriar para servir.

Notas

  • No lugar de usa uma xícara/240 ml de leite de coco, você pode usar 200 ml do ingrediente e 40 ml de água.
  • Recomenda-se usar uma forma com 22 cm de diâmetro e 8 cm de altura.
  • O polvilho doce pode ser substituído pela araruta.
  • Você pode trocar a canela por erva-doce ou baunilha.
  • Dá para usar qualquer óleo na receita, mas o óleo de coco a deixa mais firme.

Informação Nutricional

Porção: 1Calorias: 326kcalCarboidratos: 34gProteína: 4gGordura: 20gGordura Saturada: 5gColesterol: 41mgSódio: 129mgPotássio: 120mgFibras: 2gAçúcar: 17gVitamina A: 59IUVitamina C: 1mgCálcio: 80mgFerro: 2mg
Palavras Chave bolo de fubá, bolo sem glúten, bolo sem lactose
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 1 voto
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário