Sabe o que as pessoas que sofrem com intolerância à lactose, doença celíaca e outras condições que impedem a ingestão do glúten têm em comum? Elas precisam tomar muito cuidado com os alimentos que consomem.
Afinal, ao ingerir algo com a lactose ou o glúten, elas passam mal. Mas isso não precisa se traduzir em ter uma alimentação sem comidas gostosas. Como assim, se muitas delas levam leite e farinha de trigo, que respectivamente contêm a lactose e o glúten?
O truque é recorrer a receitas com adaptações para as suas necessidades, como as sobremesas sem lactose e sem glúten. Por exemplo, para quem gosta de bolos caseiros, esse bolo de fubá sem glúten e sem lactose é uma excelente opção.
A preparação usa uma opção de leite vegetal, o leite de coco, e é feita com fubá fino, polvilho doce e aveia em flocos. Para adoçar, o açúcar demerara é o ingrediente escolhido. Feito no liquidificador antes de ir ao forno para assar, o prato é bem fácil de preparar.
Quer ver só? Então, aproveite que está por aqui, aprenda já como preparar o seu próprio bolo de fubá sem glúten e sem lactose, coloque a mão na massa agora mesmo e experimente essa delícia:
Bolo de fubá sem glúten e sem lactose
Equipamento
- Forma de bolo
- Liquidificador
Ingredientes
- 3 ovos
- 1 xícara leite de coco (240 ml)
- ¾ xícara óleo de girassol (180 ml)
- 1 xícara fubá fino (140 gramas)
- ½ xícara polvilho doce (60 gramas)
- ½ xícara aveia em flocos sem glúten (55 gramas)
- 1 xícara açúcar demerara (200 gramas)
- ½ colher de chá goma xantana
- 1 colher de sopa fermento em pó sem glúten (15 gramas)
- 1 colher de chá canela (opcional)
- 1 colher de sopa semente de chia (opcional)
Instruções
- Preaquecer o forno em 180º C. Untar a forma com um pouco de óleo e polvilhar com farinha de milho.
- Juntar os ovos, o leite de coco, o óleo, o fubá, o polvilho doce, a aveia, o açúcar o sal e a canela no liquidificador. Bater até formar uma massa líquida. Lembre-se de limpar as laterais do copo do liquidificador para a massa misturar bem.
- Adicionar a goma xantana e bater rapidamente para encorpar a massa. Completar com o fermento e as sementes de chia. Misturar rapidamente com uma espátula.
- Despejar a massa na forma e levar ao forno para assar por aproximadamente 40 minutos ou até espetar um palito ou talher e o mesmo sair limpo do bolo. Esperar esfriar para servir.
Notas
- Para garantir que a aveia usada no bolo realmente não tenha glúten, leia detalhadamente todas as informações da sua embalagem, inclusive as letrinhas pequenas. Embora seja um alimento naturalmente livre de glúten, quando produzida, processada, armazenada, embalada ou transportada junto de produtos que têm glúten, a aveia pode ser contaminada pelo glúten.
- Além disso, leia minuciosamente a embalagem dos outros ingredientes da receita para checar se eles não podem ter algum teor de glúten e/ou lactose.
- No lugar de usa uma xícara/240 ml de leite de coco, você pode usar 200 ml do ingrediente e 40 ml de água.
- Recomenda-se usar uma forma com 22 cm de diâmetro e 8 cm de altura.
- O polvilho doce pode ser substituído pela araruta.
- Você pode trocar a canela por erva-doce ou baunilha.
- Dá para usar qualquer óleo na receita, mas o óleo de coco a deixa mais firme.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?