Algumas receitas têm a cara do Brasil, não é mesmo? Uma delas certamente é o bolo de milho caseiro, que fazemos para comer em um café da tarde em família ou encontramos em comemorações juninas.
É bem verdade que, ao começar a seguir uma dieta para emagrecer ou fazer reeducação alimentar, é preciso deixar algumas receitas tradicionais de lado. Afinal, infelizmente, muitas delas são cheias de calorias, açúcar, gorduras ruins e sódio.
Mas sabia que esse não precisa ser o caso do bolo de milho? Tudo porque existem versões light da receita, como o bolo de milho sem farinha e sem açúcar. No lugar da farinha, quem aparece no prato são os flocos de milho, e em vez de ter açúcar, o bolo traz o adoçante xilitol.
Além disso, a receita leva o coco ralado, que dá um gostinho ainda mais especial ao prato. Como vai ao liquidificador, o bolo fica pronto muito rápido e é bem fácil de fazer. Certamente, é um daqueles pratos coringas ao qual podemos recorrer em várias ocasiões.
Portanto, não perca a oportunidade e aprenda agora mesmo como fazer o seu próprio bolo de milho sem farinha e sem açúcar. As instruções estão logo ali:
Bolo de milho sem farinha e sem açúcar
Equipamento
- Liquidificador
- Forma com furo no meio
Ingredientes
- 2 espigas milho ralado
- 1 xícara flocos de milho
- 3 ovos
- 200 ml leite de coco
- 3 colheres de sopa coco ralado sem açúcar
- ½ xícara xilitol
- 1 colher de sopa fermento em pó sem glúten
Instruções
- Preaquecer o forno em fogo alto. Com exceção do fermento, juntar todos os ingredientes no liquidificador. Bater por alguns minutos até formar uma massa homogênea.
- Acrescentar o fermento e bater por mais alguns segundos, apenas para incorporá-lo à massa.
- Despejar a massa em uma forma untada com óleo de coco e polvilhada com flocos de milho.
- Levar o bolo ao forno para assar por 30 minutos ou até enfiar uma faca na massa e ela sair limpinha.
Notas
- Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose.
- Caso prefira um bolo com pedaços de milho no meio, bata grosseiramente o milho por último no liquidificador (antes do fermento).
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?
Estranhei a falta de alguma gordura: margarina, manteiga ou óleo.
Oló, Roberta. No caso, o leite de côco já desempenha o papel de gordura e contém um teor de gordura menor que o derivado do leite de vaca. 🙂