Especialista da Área:

16 Alimentos Ricos em Gorduras Ruins

🕐 16/12/2019

Apesar de serem consideradas por alguns como a vilã das dietas para emagrecer ou manter a boa forma, as gorduras têm a sua importância no organismo humano. Elas servem como fonte de energia na ausência dos carboidratos, são responsáveis pela absorção de algumas vitaminas como A, D, E e K, ajudam a manter a temperatura adequada do corpo e funcionam como proteção a órgãos como o cérebro e coração, aos ossos, nervos e tecidos em caso de quedas, traumas ou impactos.

Mas não é só isso: esse grupo de nutrientes contribui com a saúde das células, faz parte da composição de membranas celulares encontradas no cérebro, produz hormônios e ajuda na manutenção da saúde dos cabelos e da pele. Mas e quanto aos alimentos ricos em gorduras ruins? Qual é a gordura que faz mal? Veremos mais abaixo uma importante lista com alimentos que contém essas gorduras que fazem mal.

As gorduras ruins

Por outro lado, mesmo com todos esses benefícios, não dá para sair se empanturrando de gordura a todo o momento. O motivo para isso? É que existem as chamadas gorduras ruins, as gorduras saturadas (em excesso), de origem animal, e as gorduras trans, produzidas de forma industrial e utilizado como ingrediente de alimentos processados, apesar de também poderem ser encontradas na natureza e em comidas de origem animal. Tais tipos de gordura trazem problemas à saúde.

Entre eles estão o entupimento das artérias, a elevação do colesterol ruim – o LDL -, a diminuição do colesterol do bem – o HDL, o que aumenta os riscos de desenvolvimento de problemas no coração, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).

Quem deseja manter-se longe desses problemas precisa ficar de olho na dieta e conhecer quais são os alimentos ricos em gorduras ruins e limitar o consumo deles nas refeições. Quer descobrir quais são eles? Então não deixa de conferir a nossa lista a seguir que mostra as comidas que contém gorduras nocivas.

Alimentos ricos em gorduras ruins

Veremos agora quais alimentos você deve evitar, ou pelo menos não comer com frequência.

1 – Chips de batata frita

Um pacote de salgadinho de batata frita em forma de chips pode trazer aproximadamente 3 g de gorduras trans.

2 – Refeições congeladas

Tortas, pizzas, massas e outros tipos de comida congelada também batem ponto na lista dos alimentos ricos em gorduras ruins, em especial as gorduras trans com o objetivo de prolongar a duração do produto em questão;

Por isso, antes de ceder à tentação de comer algo rápido, que basta colocar no micro-ondas para preparar, trate de olhar a tabela nutricional no rótulo da comida congelada e verificar a quantidade de gorduras saturadas e trans que ele apresenta. Certamente você irá se deparar com um valor alto e terá a oportunidade de pensar mais uma vez sobre o cardápio de sua refeição.

3 – Batata frita

Sabe aquela batata frita que a gente pede nos restaurantes fast-food? Então, uma porção média pode trazer 8 g de gorduras trans. Além disso, uma porção de 50 g de batatas fritas do Mc Donald’s contém 4,6 g de gorduras saturadas.

4 – Cookies

Basta comer três cookies para consumir 3 g de gorduras trans e ultrapassar rapidamente a quantidade diária de ingestão desse tipo de gordura indicada pela OMS. Entretanto, o valor pode mudar de acordo com os ingredientes utilizados no preparo da receita. Para não ter tantas gorduras ruins, a dica que deixamos é que você procure fazer receitas caseiras com itens saudáveis como o cacau e pedacinhos de grãos.

5 – Macarrão instantâneo

Assim como a pipoca, o vilão aqui não é o alimento em si, no caso, o macarrão. O problema está nos pacotinhos que serão usados para fazer o molho. Cheios de gordura ruins, evite-os ao máximo.

6 – Empadas e empadão

Cuidado com esses alimentos, especialmente os industrializados que estão cheios de gorduras trans, além das gorduras saturadas.

7 – Margarina

A manteiga era o vilão até pouco tempo atrás. Mas hoje em dia os cientistas concordam que a margarina é pior do que a manteiga. Cheia de óleos hidrogenados, a margarina não é uma opção ideal para sua alimentação.

8 – Sorvete cremoso

Até existem algumas versões com menos gordura ou pelo menos sem gorduras trans, mas em geral, a maior parte dos sorvetes cremosos industrializados é rico em gorduras saturadas e também tem gorduras trans.

9 – Bebidas cremosas

Estamos falando aqui das várias versões de café com chantilly, leite integral, chocolate e condimentos de sabor de castanhas e caramelo por exemplo. E não são só os cafés. Vale citar também os milk shakes e bebidas lácteas altamente calóricas. Muitos dessas bebidas tem uma quantidade enorme de gorduras hidrogenadas e muitas gorduras saturadas.

10 – Biscoitos recheados

É verdade que a indústria de alimentos está reduzindo bastante a quantidade de gorduras trans em biscoitos recheados. Mas a verdade é que ainda é um dos piores alimentos ricos em gorduras ruins. E o grande problema também é que acabamos comendo o pacote inteiro de biscoitos de uma só vez. Isso é uma verdadeira bomba calórica e, infelizmente, de gorduras ruins.

11 – Pipoca de micro-ondas

O problema com as pipocas de micro-ondas está no tempero que vem junto do milho. Geralmente é tempero extremamente rico em gorduras ruins. Logo, para quem é fã de uma pipoca, a dica é deixar o tempero industrializado de lado. Veja o artigo Pipoca Engorda ou Emagrece? Análise Completa

12 – Alimentos fritos

Poderíamos listar dezenas de alimentos fritos muito conhecidos mas não há necessidade. O importante é você saber que o processo de fritura é péssimo para a saúde. Para começar, torna o alimento em algo altamente calórico. Além disso, é cheio de gorduras ruins. É claro que de vez em quando não vai fazer tão mal mas se isso for um hábito, pode apostar que você verá problemas de colesterol, sobrepeso e outros.

13 – Leite integral

Uma xícara de leite integral possui aproximadamente 4,5 de gorduras saturadas.

14 – Queijos frescos e industrializados

Para começar vale a pena dizer que alguns queijos não são queijos de verdade. São ingredientes misturados com sabor e textura de queijo. São repletos de substâncias nocivas, gorduras trans e gorduras saturadas. Já os outros queijos frescos, os de verdade, tem como maior problema a quantidade de gordura saturada. Quem consome 100 g de queijo provolone, fornece mais de 17 g de gorduras saturadas ao seu corpo, valor que fica somente 5 g atrás da quantidade recomendada de ingestão da substância para os indivíduos adultos, que é de 22 g, como você verá com maiores detalhes no decorrer deste artigo. O queijo mussarela, tem 12,7 g de gorduras saturadas a cada 100 g. E o queijo Minas possui aproximadamente 15,6 g de gorduras saturadas em 100 g

15 – Queijo ralado

Vale a pena falar desse separado porque parece inofensivo e quase passa desapercebido. O queijo parmesão ralado, que decorra pizzas, lasanhas, nhoques, pratos de macarrão e diversos outros tipos de massa, é outro dos alimentos ricos em gorduras ruins: são cerca de 17,3 g de gorduras saturadas a cada 100 g.

16 – Tortas e bolos industrializados

Cuidado com esses alimentos pois em geral estão cheios de gorduras trans, além das gorduras saturadas.

Quanto de gorduras saturadas e gorduras trans eu posso ingerir diariamente?

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que cada indivíduo consuma somente 1% de suas calorias totais provenientes de gorduras trans. Isso significa que uma pessoa que ingere 2 mil calorias diariamente deve consumir apenas 2,2 g de gorduras trans por dia.

Já em relação às gorduras saturadas a indicação é que as pessoas adultos comam no máximo 22 g por dia, enquanto as crianças de um a três anos devem ingerir até 11 g no mesmo período, as que têm de quatro a seis anos até 16 g e o limite é de 19 g para quem possui de sete a dez anos de idade.

Você tem o mau costume de consumir alimentos ricos em gorduras ruins como alguns destes citados acima? Quais deles? Acha possível evitá-los? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 4,62 de 5)
Loading...

1 comentário em “16 Alimentos Ricos em Gorduras Ruins”

  1. O meu caso acho que é totalmente o contrario de muita gente. Porque eu tenho a porcentagem de gordura muito baixa, mais baixa do que a que é considerada excelente e sempre meu instrutor diz para tentar aumenta-la, porem continua sempre a mesma coisa.

Deixe um comentário