Receita de canjica diet: uma delícia sem açúcar

Especialista da área:
atualizado em 07/06/2021

A canjica é um prato tradicional das festas juninas, porém, muitos brasileiros não se importam em saborear o quitute o ano todo. Já outros, embora até gostem dessa comida típica, se preocupam com o ganho de peso.

Afinal, algumas receitas de canjica levam ingredientes como açúcar, leite condensado e creme de leite. Eles aumentam as calorias do prato e não são exatamente os melhores amigos da boa forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, sabia que dá para aliviar a saudade do quitute com uma versão mais magra da receita? Isto é, com moderação, é claro. Hoje nós vamos te apresentar uma canjica diet, que não leva nada de açúcar adicionado.

A preparação é feita com adoçante e, além da canjica, precisa de outros itens como leite desnatado (em pó e líquido), leite de coco light, margarina light, canela e cravo-da-índia.

Quer saber como fica o sabor dessa canjica diet? Então, experimente agora mesmo! Aproveite que o passo a passo da receita está logo a seguir e corra até a cozinha para colocar a mão na massa:

Canjica diet

Canjica diet

Aprenda uma versão mais magrinha do quitute junino. Não leva açúcar!
5 de 4 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 1 hr
Tempo Total 1 hr 10 mins
Refeição Sobremesa
Rendimento 12
Calorias 215 kcal

Equipamento

  • Panela de pressão
  • Liquidificador

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Os grãos de canjica devem ficar de molho de um dia para o outro, antes de serem usados na receita.
  • Após isso, o primeiro passo é colocar os grãos na panela de pressão com o cravo, a canela e uma quantidade suficiente de água. Então, levar ao fogo, tampar e deixar cozinhar por 30 a 45 minutos.
  • Se não tiver panela de pressão, você pode cozinhar na panela comum por uma hora e meia a duas horas.
  • Juntar o leite desnatado em pó, o leite desnatado líquido, o leite de coco e o adoçante no liquidificador. Reservar.
  • Passado o tempo de cozimento dos grãos de canjica, desligar o fogo. Mas, antes de destampar a panela de pressão, você deve deixar toda a pressão sair naturalmente, sem forçar. Só então, abra cuidadosamente.
  • Quando os grãos de canjica estiverem macios, adicionar o conteúdo do liquidificador e a margarina. Deixar ferver com a panela destampada, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo.
  • Recomenda-se ferver por aproximadamente 10 minutos. Então, desligar o fogo e deixar descansar por uma hora antes de servir.

Notas

  • Leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes usados na receita (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para garantir que eles realmente não têm glúten. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Canjica diet
Quantidade por Porção
Calorias 215 Calorias da Gordura 45
% Valores Diários*
Gordura Total 5g8%
Gordura Saturada 4g20%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 1g
Colesterol 5mg2%
Sódio 279mg14%
Potássio 459mg10%
Carboidratos 35g12%
Fibras 1g4%
Açúcar 27g
Proteína 10g20%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave canjica, canjica diet
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 4 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário