Creme de Leite Engorda? E o Light?

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Utilizado tanto em receitas doces, como pudins, bolos e gelatinas, e em pratos salgados, como estrogonofe, saladas e molhos, o creme de leite é um ingrediente que marca presença no armário e na geladeira de muita gente.

No entanto, quando uma pessoa começa a fazer uma dieta para emagrecer ou simplesmente decide que vai cuidar melhor da alimentação para ter uma vida mais saudável, é normal que passe a olhar os produtos que guarda em sua despensa e tenha algumas dúvidas em relação a eles. Por exemplo, será que o creme de leite engorda? Quantas calorias ele deve ter? E a versão light?

O creme de leite engorda? 

Vamos começar a analisar se o creme de leite engorda destacando-o de maneira isolada e então partiremos para uma discussão mais ampla, pensando no produto aliado a variados tipos de receita.

Pensemos primeiro então no valor calórico do ingrediente: em uma porção de 15 g ou 1 ½ colher de sopa de creme de leite são encontradas 38 calorias.

Entretanto, antes de achar que a quantidade não é tão alta assim e partir para a conclusão precipitada de que ele não prejudica tanto a dieta, a gente não pode esquecer o fato de que raramente ele é consumido sozinho durantes as refeições.

Dessa maneira, para respondermos se o creme de leite engorda ou não, é preciso pensar em que tipo de receita ele estará presente. Por exemplo, se o prato em questão for um pudim de creme de leite, ele pode possuir em média 255 calorias em um único pedaço e ser feito com outros ingredientes que não colaboram com a perda de peso, especialmente se consumidos juntos e em altas quantidades, como o leite condensado, açúcar e caramelo, por exemplo.

E por mais que as 255 calorias não aparentem ser um valor tão alto assim, vale lembrar aqui que o número corresponde por apenas uma porção, que geralmente não sustenta, pode acabar sendo repetida e o prato não é dos mais nutritivos também.

O mesmo vale para o bolo de creme de leite, que pode ter entre 240 a 357 calorias, dependendo do tamanho do pedaço de sua porção.

Por outro lado, se adicionarmos três colheres de sopa de creme de leite a uma receita menos calórica, como uma salada de repolho e cenoura por exemplo, sem a adição de algum outro tempero mais elaborado, apenas um pouco de sal, teremos 213 calorias em toda a receita.

Tendo em vista que a utilização do produto em uma receita inteira de salada traz um número calórico menor do que um simples pedaço de um pudim ou bolo, a primeira conclusão a que podemos chegar é que a culpa dos quilinhos a mais surgirem após o uso do creme de leite não é essencialmente dele, mas sim da forma como ele é aproveitado na cozinha.

É claro que a própria salada também ficaria mais leve e menos calórica sem o creme de leite, mas para quem está começando uma dieta para ser mais saudável e/ou emagrecer, a utilização do produto nesse tipo de receita pode tornar a transição de um tipo de alimentação para a outra mais fácil.

A composição do creme de leite 

Você provavelmente já sabe que na hora de avaliar um produto alimentar não devemos olhar somente para o número de calorias, mas também para a sua composição. Vamos prestar atenção em alguns itens que nele estão presentes para avaliarmos melhor se o creme de leite engorda.

Dois fatores que chamam bastante a atenção na composição especificada em sua tabela nutricional são a gordura e o teor de sódio presentes no ingrediente. Tendo em vista que o creme de leite é produzido a partir da gordura do leite, a quantidade de gordura presente no produto não é pequena, são aproximadamente 4 g a cada 1 ½ colher de sopa.

Dessa taxa de gorduras encontradas no creme de leite, mais da metade – 2,4 g para sermos mais específicos – correspondem às gorduras saturadas. Esse tipo de gordura não deve ser consumida em excesso porque pode aumentar os níveis de colesterol no sangue, o que é fator de risco para problemas de saúde como ataque do coração, entupimento das artérias e angina, doença caracterizada pelo estreitamento das artérias que transportam o sangue ao coração.

A recomendação da Associação Americana do Coração é que o total de gorduras saturadas consumidas em um dia não correspondam a mais de 5% a 6% do número de calorias ingeridas diariamente. Isso significa dizer que uma pessoa que obtém 2 mil calorias a cada dia não deve comer mais de 120 calorias ou 13 g de gorduras saturadas por dia.

E o creme de leite light engorda?

Agora que já entendemos em que situações o creme de leite engorda e em quais pode ser usada, vamos falar sobre uma alternativa mais leve do produto: o creme de leite light.

Além do número de calorias da versão light do produto ser menor – são 24 calorias encontradas em 1 ½ colher de sopa, o teor de gordura também é menor: existem 2,3 g de gorduras totais, das quais 1,3 g corresponde a gorduras saturadas.

Por outro lado, a quantidade de sódio encontrada no produto é até maior do que a versão tradicional: são 9 mg. Ainda assim, não é tanta coisa se o consumo for moderado.

E então, será que o creme de leite light engorda também? Assim como acontece com o creme de leite normal, se o ingrediente for acrescentado em receitas que possuem uma composição já rica em calorias, porém pobre em nutrientes, a resposta continua sendo sim. Já se o uso do produto for em pratos que são menos calóricos e oferecem mais nutrientes, o efeito indesejado na balança não será tão grande assim.

De qualquer modo, a conclusão que fica é que independente de ser light ou não, o creme de leite não pode ser utilizado em excesso. Entretanto, se houver a necessidade para o preparo de algum tipo de receita, o uso da versão mais leve mostra-se benéfico em relação ao número de calorias e ao teor de gordura.

Mas esse benefício não vem de graça: como o número de sódio é maior, o cuidado para não ultrapassar o valor diário recomendado desse nutriente deve ser ainda maior.

No final das contas, o que definirá se o creme de leite, em qualquer uma das suas versões, prejudicará ou não a sua dieta, é o modo como você o utiliza. Portanto, para quem deseja e precisa cuidar da saúde e boa forma a palavra-chave é moderação.

Receita de creme de leite light caseiro 

Para quem deseja ter um creme de leite ainda mais light e amigo da saúde e da dieta em sua cozinha, a sugestão é preparar uma versão caseira do produto, que não vem com os aditivos e conservantes que um produto industrializado normalmente traz. Confira como ele pode ser feito na receita a seguir:

Ingredientes:

  • 200 ml de água;
  • 200 g de ricota fresca;
  • 2 colheres de sopa de leite em pó.

Modo de preparo:

  1. Bater a água e o leite em pó no liquidificador;
  2. Acrescentar a ricota fresca e ir batendo aos poucos até obter o ponto do creme.

O número de calorias presentes na receita toda é 402. Vale lembrar que uma lata de creme de leite tradicional geralmente possui 752 calorias e a versão light do ingrediente costuma ter aproximadamente 490 calorias. 

O ideal é não demorar muito para consumir o creme de leite light caseiro para que ele não estrague.

Vídeo:

Gosto das dicas?

Você consome com certa frequência o creme de leite? Em que receitas o utiliza? Já experimentou trocar pela versão light, ou mesmo a caseira? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 3,42 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “Creme de Leite Engorda? E o Light?”

  1. Não precisa se preocupar com o sódio porque para ultrapassar a recomendação diária teria que se tomar 416 colheres de sopa de leite condensado.

    Uma pessoa que come mais de 416 colheres de sopa de creme de leite por dia não precisa de médico e sim de psiquiatra urgente.