Receita de carne de jaca verde

Especialista da área:
atualizado em 02/06/2022

Dificilmente alguém se lembra da jaca quando uma pessoa pergunta quais são as suas frutas favoritas. No entanto, a jaca tem vários benefícios e pode ser útil para quem segue uma dieta sem carne. 

Por exemplo, algumas receitas de coxinha vegana são feitas com a jaca desfiada, pois ela tem uma aparência que lembra a do frango. Antes de achar estranho e virar a cara, por que não aprender a fazer e testar uma receita de carne de jaca verde?

  Continua Depois da Publicidade  

Além da fruta, o prato conta com ingredientes que enchem a jaca de sabor como pimentões, azeitona, cebola, alho, limão espremido, salsinha e cebolinha (cheiro-verde).

A preparação também pede a presença do milho e do molho de tomate. Você tem a opção de usar o molho pronto, mas melhor ainda se utilizar um molho de tomate caseiro

Depois que separar os ingredientes, confira o passo a passo da carne de jaca verde e teste a receita para provar como ela fica!

Carne de jaca

Carne de jaca verde

Uma receita de carne para quem não come carne. Um jeito de deixar a jaca mais saborosa!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 30 mins
Tempo Total 40 mins
Refeição Almoço, Jantar
Rendimento 6
Calorias 241 kcal

Equipamento

  • Panela de pressão
  • Panela comum

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Passe óleo nas mãos e em uma faca para não grudar na hora de cortar a jaca. Então, lave a jaca e corte a fruta em fatias grossas. Lave todas as fatias para remover o leite que sai da fruta.
  • Ponha as fatias de jaca em uma panela de pressão, cubra com água e tampe a panela. Leve ao fogo. Quando a panela começar a chiar, deixe cozinhar por 15 minutos e desligue o fogo.
  • Deixe toda a pressão sair naturalmente da panela antes de destampar. Só depois disso, tire a tampa, escorra toda a água e espere a jaca esfriar. Remova o miolo, a casca e as sementes. Desfie a jaca.
  • Coloque azeite em outra panela e leve ao fogo. Adicione a cebola, o alho e refogue. Quando a cebola dourar, acrescente a jaca desfiada, esprema o suco de ½ limão e ponha também o açúcar, o sal e os temperos naturais. Misture e refogue por 2 minutos.
  • Junte os pimentões e refogue por mais 5 minutos. Complete com o molho de tomate, a azeitona, o milho, a salsinha e a cebolinha. Misture tudo e refogue por mais 5 minutos.
  • Regue com um pouco de azeite, desligue o fogo e sirva.

Notas

  • Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece, um aviso é colocado no rótulo.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Carne de jaca verde
Quantidade por Porção
Calorias 241 Calorias da Gordura 63
% Valores Diários*
Gordura Total 7g11%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 4g
Sódio 382mg19%
Potássio 329mg7%
Carboidratos 48g16%
Fibras 6g24%
Açúcar 5g
Proteína 4g8%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave carne de jaca, carne de jaca verde
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário