Jaca – Benefícios, para que serve e propriedades

Especialista:
atualizado em 20/11/2020

A jaca está entre os 10 maiores frutos do mundo. É extremamente nutritiva, rica em vitaminas, nutrientes e antioxidantes, que combatem os radicais livres, prevenindo assim diversas doenças, e também o envelhecimento precoce.

As frutas são fundamentais para uma dieta equilibrada. A jaca não é tão fácil de ser encontrada, mas pode trazer muitos benefícios para a saúde. Essa fruta é muito versátil, podendo ser utilizada em receitas doces ou salgadas, e até mesmo substituindo a carne em receitas veganas.

Conheça todos os benefícios da jaca e aprenda a usá-la no seu dia a dia.

Propriedades da Jaca

jaca

A jaca pode ser classificada em 3 categorias: jaca manteiga, jaca mole e jaca dura. É fonte de vitamina A, do complexo B, C, E, K e de inúmeros minerais importantes para o corpo, como cálcio, cobre, ferro, manganês, magnésio, fósforo e iodo.

Essa fruta possui pouca gordura, mas é uma excelente fonte de energia, visto que 92% do seu teor calórico vem dos carboidratos, os 8% restantes são referentes às proteínas e à gordura. Além disso, 80% da composição do fruto é de água.

No entanto, dependendo da receita, a jaca pode deixar de ser saudável, visto que pode conter alto teor de açúcar, que é prejudicial à saúde, e também pode engordar. O ideal é que os doces feitos com a jaca sejam consumidos de forma moderada e eventual.

Assista ao vídeo da nossa nutricionista sobre os benefícios da jaca, ou continue a leitura e veja como essa fruta pode fazer bem para a saúde e a boa forma.

Ação antioxidante que fortalece o sistema imunológico

É rica em vitamina C, flavonoides e fitonutrientes.  Seus efeitos antioxidantes que agem contra a ação dos radicais livres e fortalecem o sistema imunológico, ajudando a prevenir doenças, como o câncer por exemplo, e combatendo o envelhecimento precoce.

Além disso, possui minerais como magnésio, manganês e cobre, que otimizam a absorção de ferro, nutriente essencial para várias funções do organismo. Esse benefício da jaca pode prevenir o corpo de resfriados, gripes, além de evitar casos de anemia.

Melhora a diabetes

De acordo com um estudo publicado em 2012, as flavononas encontradas na jaca apresentam propriedades anti-inflamatórias que auxiliam na redução dos níveis de açúcar no sangue, o que ajuda a diminuir o risco do diabetes tipo 2.

A jaca é fonte de energia

A jaca é uma excelente fonte de energia, já que possui uma boa quantidade de carboidratos, ajudando assim a melhorar a performance nas atividades físicas.

Ao consumir 100 gramas de jaca, você estará adicionando 24 gramas de carboidratos à sua refeição, o que pode aumentar o seu nível de energia. O consumo dessa fruta combinado a um cardápio proteico pode favorecer o ganho de massa muscular.

jaca na feira

Boa para a saúde do coração

É fonte de Potássio, mineral importante para o bom funcionamento do sistema cardiovascular, que ajuda a controlar a pressão arterial.

Além disso, outros nutrientes presentes na jaca, como as vitaminas de complexo B, ajudam a reduzir os níveis de homocisteína na corrente sanguínea, favorecendo assim a saúde do coração.

Pesquisas feitas com animais sugerem que o consumo das sementes de jaca ajuda a reduzir o nível do colesterol ruim e aumenta os nível do colesterol bom.

Os cientistas acreditam que esse efeito também acontece com os humanos, já que a redução do colesterol ruim evita que ocorra o acúmulo de gordura nas paredes das artérias, favorecendo o fluxo sanguíneo adequado e o controle da pressão arterial.

Boa para o sistema digestivo e emagrecimento

A jaca ainda possui fibras dietéticas, que auxiliam o funcionamento do intestino, o que reduz os desconfortos abdominais, inchaços e a constipação. Além disso, a presença de prebióticos na semente de jaca pode contribuir para o crescimento de bactérias saudáveis no intestino.

A jaca ainda ajuda a prevenir e a reduzir os sintomas causados por hemorroidas, pois é fonte de fibras que auxiliam o funcionamento do sistema digestivo.

Essa fruta é uma opção de lanche pouco calórico, desde que não seja consumida em excesso, já que mais de uma xícara de jaca pode contribuir para o ganho de peso, por conta da quantidade de açúcar presente na fruta.

No entanto, como é rica em fibras, ela promove uma sensação de saciedade, o que contribui para o controle do apetite e, consequentemente, para o processo de emagrecimento. Além disso a fruta não contém uma quantidade grande de gorduras saturadas, e ainda contém baixo percentual de sódio, o que não causa retenção de líquidos e inchaços.

Pele, cabelos e olhos saudáveis

A vitamina A e os antioxidantes contidos na fruta possibilitam a proteção de visão e previnem infecções e doenças oculares. A jaca ainda é eficiente na proteção contra os raios UV, preservando a retina.

Não apenas isso, mas também a vitamina A presente na jaca ajuda a dar brilho ao cabelo e a manter a hidratação dos fios, além de reparar o aspecto quebradiço e seco.

A vitamina C presente na jaca ajuda na formação de colágeno, que é responsável pela sustentação e elasticidade da pele.

Bom para o sistema respiratório

Pesquisas afirmam que não só a fruta oferece benefícios, mas também a sua raiz. O chá da raiz de jaca é recomendado para proteger contra a poluição e reduzir os sintomas de asma, já que as partículas de poluição estimulam a produção dos radicais livres, que são combatidos pelos antioxidantes presentes na fruta.

Dessa maneira ela pode agir melhorando a respiração e liberando as vias, embora essa propriedade ainda não tenha sido atestada cientificamente.

Ajuda na manutenção de ossos saudáveis

A jaca é fonte de minerais importantes para o fortalecimento dos ossos, como o cálcio e o magnésio. O consumo regular dessa fruta também ajuda a combater a osteoporose. Além disso, como é rica em potássio, ajuda a evitar que o organismo perca o cálcio.

 Informações nutricionais da Jaca

ComponenteValor por 100 g
Energia93 kcal
Umidade75,1 g
Carboidrato total22,5 g
Carboidrato disponível20,1 g
Proteína1,4 g
Lipídios0,26 g
Fibra alimentar2,39 g
Cinzas0,76 g
Colesterol0 g
Ácidos graxos saturados0,1 g
Ácidos graxos monoinsaturados0,1 g
Ácidos graxos poliinsaturadostr
Ácidos graxos trans0 g
Cálcio11,2 mg
Ferro0,38 mg
Sódio1,8 mg
Magnésio40,1 mg
Fósforo13,9 mg
Potássio233 mg
Zinco0,17 mg
Cobre0,09 mg
SelênioNA
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,14 mg
Tiamina0,1 mg
Riboflavina0,04 mg
Niacinatr
Vitamina B60,05 mg
Vitamina C14,8 mg
Equivalente de folato22,5 mcg
Fonte: Tabela Nutricional de Composição dos Alimentos (TBCA)

Contraindicações

A jaca possui muitos benefícios para a saúde. Mas, diabéticos e pessoas que precisam restringir o consumo de açúcar devem ter cuidado ao consumir a fruta, pois ela pode gerar alguns efeitos negativos, como a hiperglicemia.

Assista ao vídeo abaixo para saber se a jaca engorda ou emagrece.

Fontes e Referências Adicionais:

Gostou das dicas?

Você conhecia todos esses benefícios da jaca para a saúde e boa forma? Com que frequência consome esta fruta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (114 votos, média: 4,20 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

73 comentários em “Jaca – Benefícios, para que serve e propriedades”

  1. Boa tarde eu tenho problema de dor lonbar! As vezes acontece de ter a gravação, o discutido ao pegar algum peso que não posso. No final de semana consumi jaca e peixe frito! No dia seguinte começou a dor de disco, lembrei que não fiz esforços para acontecer a dor. Como as pessoas mais velhas nos fala sobre os cuidados que devemos tomar com alguns alimentos. Acho que pode ter sido isso! Será? ?.

  2. Boa noite! Tenho uma pe de jaca no meu quintal, todos os anos colhemos à fruta e fazemos doação , não sabíamos de todos esses benefícios , não somos fã de jaca, agra vamos começar a consumi-la.