Existem muitos benefícios da couve-de-bruxelas e ele fornece vários nutrientes importantes para o nosso organismo. No entanto, não é todo mundo que morre de amores por ela. Mas, ainda bem que existem várias receitas com couve-de-bruxelas que ajudam a deixá-la mais saborosa.
Por exemplo, a receita de couve-de-bruxelas ao alho que vamos conhecer e aprender como fazer hoje pode funcionar como um ótimo acompanhamento tanto para o almoço quanto para o jantar.
O alho é inegavelmente um dos temperos mais apreciados e populares que existe. Não é para menos: seu sabor ajuda a deixar qualquer prato mais saboroso. Mas ele não aparece sozinho no prato para tornar a couve-de-bruxelas mais atraente.
Outro ingrediente que a receita utiliza e traz muito sabor é a salsinha. Aliás, sabia que você pode aprender como plantar salsinha e cultivar a erva na sua casa?
No entanto, antes de qualquer coisa, você precisa aprender como fazer a couve-de-bruxelas ao alho. Pois bem, o passo a passo da receita está logo a seguir:
Couve-de-bruxelas ao alho
Equipamento
- Panela
- Frigideira
Ingredientes
- 500 gramas couve-de-bruxelas
- 4 dentes alho picados
- 1 punhado salsinha picada
- ½ copo vinho branco
- 1 pitada sal
- 1 colher de chá azeite de oliva
- água
Instruções
- Levar uma panela com água ao fogo para ferver. Após levantar fervura, adicionar a couve-de-bruxelas (higienizada, sem as primeiras folhas e sem os talos). Deixar cozinhar por cerca de três minutos em fogo alto.
- Retirar a couve-de-bruxelas da panela e reservar. Reservar também a água do seu cozimento.
- Colocar o azeite na frigideira e levar ao fogo para esquentar. Quando já estiver quente, acrescentar o alho e refogar em fogo médio, até o alho começar a ganhar cor.
- Adicionar o vinho branco, colocar ½ copo da água do cozimento da couve-de-bruxelas e misturar. Juntar a salsinha e misturar bem, para que os aromas se incorporem.
- Depois de alguns segundos, acrescentar a couve-de-bruxelas e deixar tudo cozinhar por mais três minutos. Se achar necessário, colocar uma pitada de sal para acertar o tempero. Desligar o fogo e estará pronto!
Notas
- Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose.
- Dica de higienização: antes de começar a fazer a receita, tire as primeiras folhas e os talos da couve-de-bruxelas, lave e deixe descansar por 15 minutos em uma vasilha com água, vinagre e uma colher de café de bicarbonato.
- Na hora em que colocar a salsinha na frigideira, você também pode adicionar temperos como tomilho ou alecrim (ou outros de sua preferência) para dar um sabor extra ao prato.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?