Receita de empanada com farinha de beterraba e recheio de ricota

Especialista:
atualizado em 03/12/2020

Se por aqui no Brasil podemos entender um empanado como uma comida que passamos na farinha e no ovo para depois fritar, a história com as empanadas argentinas é bem diferente.

A empanada argentina é uma receita salgada, que tem uma massa à base de farinha de trigo e vai ao forno. Ela lembra o formato de um pastel de forno e pode levar recheios como carne e queijo. Entretanto, novas e diferentes versões dessa delícia argentina.

Por exemplo, tem a empanada fit de batata doce e legumes e até a empanada sem trigo e manteiga. Mas hoje, vamos conhecer e aprender a preparar a empanada com farinha de beterraba e recheio de ricota.

É uma versão vegetariana da receita, que promete agradar a todos os paladares. Nela, a farinha de beterraba faz companhia à farinha de trigo na massa. Aliás, vale destacar que a farinha de beterraba tem ação anti-inflamatória e é fonte de antioxidantes.

O ponto alto do recheio da empanada é a ricota, que embora se pareça com o queijo branco, é um derivado do leite com baixo teor de gorduras. Ela também é rica em cálcio e tem mais proteínas que outros queijos.

E o bacana é que a ricota aparece no recheio da empanada ao lado de plantas alimentícias não convencionais (PANCs). Muito interessante essa versão de empanada, não é mesmo? Só não dá para exagerar, pois ela é um tanto calórica.

Então, vamos aprender agora mesmo como prepará-la! O passo a passo está logo abaixo:

Empanadas

Empanada com farinha de beterraba e recheio de ricota

Uma empanada vegetariana que vai agradar a todos. Uma delícia para o seu final de semana!
5 de 2 votos
Tempo de Preparo 30 mins
Tempo de Espera 4 hrs 20 mins
Refeição Almoço, Lanche
Culinária Argentina
Rendimento 8
Calorias 449 kcal

Equipamento

  • Bacias
  • Panela
  • Assadeira
  • Rolo de massa

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Despejar a água morna mais para quente em uma bacia. Juntar a banha de porco e 35 ml do azeite. Deixar derreter na água.
  • Colocar as farinhas e sal em outra bacia. Despejar a mistura ainda morna da primeira bacia no recipiente das farinhas e misturar bem. Transferir a massa para uma bancada bem limpa e sovar até a massa ficar lisa.
  • Cobrir a massa com plástico filme e levar à geladeira por no mínimo quatro horas.
  • Enquanto a massa fica na geladeira, prepare o recheio: juntar o azeite e manteiga em uma panela e levar ao fogo para aquecer. Adicionar o alho. Antes do alho dourar. juntar a cebola.
  • Acrescentar o nirá, o almeirão, a capuchinha, a ora-pro-nóbis e a cúrcuma. Refogar e temperar com sal e pimenta do reino.
  • Adicionar a ½ xícara de água. Quando ferver, desligar o fogo e reservar.
  • Esfarelar a ricota com as mãos dentro de uma bacia. Misturar bem e levar à geladeira até a hora de rechear as empanadas.
  • Passado o tempo da massa na geladeira, cortá-la massa em formatos redondos. Juntar os pedaços que sobrarem, abrir a massa com um rolo de macarrão e cortar novamente em formatos redondos. Repetir o processo até usar toda a massa.
  • Preencher cada pedaço redondo da massa com o recheio. Fechar a massa com os dedos, dando voltinha nas pontas.
  • Bater as gemas e pincelar as empanadas. Untar uma assadeira com com manteiga e farinha de trigo.
  • Levar ao forno preaquecido em 200° C para assar por 20 minutos ou até as empanadas dourarem.

Notas

  • Se não tiver fácil acesso aos ingredientes que acompanham a ricota no recheio, usem as folhinhas e especiarias que forem mais fáceis para você.
  • O número de porções pode variar conforme o tamanho que você escolher para as suas empanadas.

Informação Nutricional

Porção: 1Calorias: 449kcalCarboidratos: 39gProteína: 11gGordura: 28gGordura Saturada: 5gColesterol: 67mgSódio: 533mgPotássio: 232mgFibras: 2gAçúcar: 1gVitamina A: 939IUVitamina C: 3mgCálcio: 111mgFerro: 3mg
Palavras Chave empanada fit
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 votos
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário