Para as pessoas que não querem ou não podem consumir a farinha de trigo devido a problemas com o glúten, a boa notícia é que existem vários outros tipos de farinha que podemos usar na culinária.
Aliás, é possível fazer muitas delas em casa a partir de ingredientes bastante nutritivos. Falando nisso, o que acha de aprender a preparar uma farinha à base de castanha-de-caju?
Tudo o que você vai precisar é da oleaginosa, de uma assadeira, de um forno e de um processador de alimentos. O último utensílio é importante para triturar as castanhas e transformá-las em farinha.
Depois que ela estiver pronta, você pode preparar vários pratos com farinha de castanha-de-caju, como tortas, biscoitos, bolos, panquecas, pães e empadas, por exemplo.
Mas, antes de tudo, é preciso aprender como fazer a farinha de castanha-de-caju! Portanto, não deixe de conferir o passo a passo logo abaixo:
Farinha de castanha-de-caju
Equipamento
- Assadeira
- Processador de alimentos
- Pote de vidro com tampa
Ingredientes
- 1 quilo castanha-de-caju
Instruções
- Distribua as castanhas-de-caju em uma assadeira grande e leve ao forno por cerca de 10 minutos para que fiquem crocantes. Durante esse tempo, mexa as castanhas no mínimo três vezes.
- Após tirar do forno, deixe esfriar e divida as castanhas em pequenas porções. Passe uma pequena porção por vez no processador de alimentos para triturar e formar uma farinha bem fina.
- Conforme for triturando cada pequena porção de castanha-de-caju, junte-as em um pote de vidro. Depois que terminar tudo, feche bem o recipiente. É esperado que a farinha renda bastante.
Notas
- Para garantir que a sua farinha seja realmente sem glúten, leia atentamente as informações da embalagem (inclusive as letrinhas pequenas) da castanha-de-caju que você utilizar na receita.
- O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme a quantidade de farinha de castanha-de-caju que você usar por vez.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?