Receita de farinha de castanha-de-caju fácil e nutritiva

Especialista da área:
atualizado em 06/12/2021

Para as pessoas que não querem ou não podem consumir a farinha de trigo devido a problemas com o glúten, a boa notícia é que existem vários outros tipos de farinha que podemos usar na culinária.

  Continua Depois da Publicidade  

Aliás, é possível fazer muitas delas em casa a partir de ingredientes bastante nutritivos. Falando nisso, o que acha de aprender a preparar uma farinha à base de castanha-de-caju?

Tudo o que você vai precisar é da oleaginosa, de uma assadeira, de um forno e de um processador de alimentos. O último utensílio é importante para triturar as castanhas e transformá-las em farinha.

Depois que ela estiver pronta, você pode preparar vários pratos com farinha de castanha-de-caju, como tortas, biscoitos, bolos, panquecas, pães e empadas, por exemplo.

Mas, antes de tudo, é preciso aprender como fazer a farinha de castanha-de-caju! Portanto, não deixe de conferir o passo a passo logo abaixo:

Farinha de castanha-de-caju

Farinha de castanha-de-caju

Uma opção diferente de farinha para a dieta. Com apenas um ingrediente: a castanha-de-caju!
5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 30 mins
Tempo de Espera 10 mins
Tempo Total 40 mins
Refeição Acompanhamento
Rendimento 15
Calorias 369 kcal

Equipamento

  • Assadeira
  • Processador de alimentos
  • Pote de vidro com tampa

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Distribua as castanhas-de-caju em uma assadeira grande e leve ao forno por cerca de 10 minutos para que fiquem crocantes. Durante esse tempo, mexa as castanhas no mínimo três vezes.
  • Após tirar do forno, deixe esfriar e divida as castanhas em pequenas porções. Passe uma pequena porção por vez no processador de alimentos para triturar e formar uma farinha bem fina.
  • Conforme for triturando cada pequena porção de castanha-de-caju, junte-as em um pote de vidro. Depois que terminar tudo, feche bem o recipiente. É esperado que a farinha renda bastante.

Notas

  • Para garantir que a sua farinha seja realmente sem glúten, leia atentamente as informações da embalagem (inclusive as letrinhas pequenas) da castanha-de-caju que você utilizar na receita.
  • O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme a quantidade de farinha de castanha-de-caju que você usar por vez.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Farinha de castanha-de-caju
Quantidade por Porção
Calorias 369 Calorias da Gordura 261
% Valores Diários*
Gordura Total 29g45%
Gordura Saturada 5g25%
Gordura Poliinsaturada 5g
Gordura Monoinsaturada 16g
Sódio 8mg0%
Potássio 440mg9%
Carboidratos 20g7%
Fibras 2g8%
Açúcar 4g
Proteína 12g24%
Tiamina (B1) 1mg83%
Riboflavina (B2) 1mg77%
Niacina (B3) 1mg6%
Ácido Pantotênico (B5) 1mg20%
Piridoxina (B6) 1mg59%
Vitamina C 1mg1%
Vitamina E 1mg7%
Vitamina K 23mcg19%
Cálcio 25mg2%
Cobre 1mg
Folato 17mcg4%
Ferro 4mg22%
Manganês 1mg43%
Magnésio 195mg46%
Fósforo 395mg32%
Selênio 13mcg24%
Zinco 4mg36%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave farinha de castanha-de-caju, farinha sem glúten
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário