Benefícios da Castanha-de-Caju – Para que serve e como usar!

Especialista:
atualizado em 27/08/2020

Controle da pressão arterial, ossos e dentes fortes e ajuda no emagrecimento: conheça todos os benefícios da castanha-de-caju e como usar!

Um dos benefícios da castanha-de-caju mais importantes é a prevenção de doenças cardíacas, além de ser uma excelente aliada para saúde. Ela é rica em gorduras boas para o coração e em minerais como magnésio, ferro e zinco, que previnem anemia e melhoram a saúde da pele.

Abaixo, você aprenderá mais sobre a castanha-de-caju, para que ela serve, suas prioridades e muito mais. Assista ao vídeo abaixo da nossa nutricionista ou prossiga lendo o artigo.

Benefícios da Castanha de Caju – Para que serve e propriedades

Veremos a seguir os principais benefícios da castanha de caju para boa forma e saúde:

1. Boa para o sistema cardiovascular e controle da pressão

A castanha-de-caju contém ácido oleico que contribui para a boa saúde do coração e do sistema cardiovascular. Além disso, ela é rica em antioxidantes, e não tem o colesterol ruim para saúde.

Nesse sentido, pesquisas concluíram que o seu consumo regular (1 a 4 vezes por semana) reduz o risco de mortes por doença cardíaca e cardiovascular.

Além disso o magnésio presente na castanha-de-caju também pode ajudar a manter a pressão sob controle.

2. Ajuda a fortalecer os cabelos

O cobre, presente na castanha-de-caju, é ótimo para a saúde os cabelos. De fato ele contribui com a manutenção de pigmentação dos fios, é importante para a produção de melanina, o que retarda o surgimento dos fios branco, além de proteger os cabelos.

3. Mantém os ossos fortes

Comer castanha-de-caju também pode ajudar na saúde dos ossos e dentes. O fruto é rico em magnésio e cálcio, minerais fundamentais para a saúde de toda estrutura óssea corporal.

4. Ajuda a prevenir cálculos biliares

O fruto pode retardar o surgimento de cálculos biliares. Pesquisas afirmam que o consumo regular da castanha-de-caju pode reduzir em até 25% o seu desenvolvimento.

castanha de caju

5. Favorece o emagrecimento

A castanha-de-caju pode ser uma excelente opção para as suas refeições intermediárias, contribuindo como fonte de gorduras boas, além de só possuir colesterol bom.

Pesquisas realizadas afirmam que o consumo regular de castanha-de-caju auxiliou diversas pessoas a ganhar menos peso se comparadas àquelas que, durante o estudo, não consumiram o fruto.

Entretanto, por ser rica em gorduras, muita gente acredita que a castanha engorda e acaba riscando do cardápio um alimento altamente nutritivo e saudável. Confira também uma análise sobre as calorias da castanha de caju e entenda se a castanha de caju engorda ou emagrece.

6. Ajuda o sistema digestivo

Uma boa digestão é fundamental para nossa saúde e boa forma, e o consumo de castanha-de-caju pode ajudar a garantir que as refeições sejam digeridas de forma correta e em períodos regulares, favorecendo a eliminação de toxinas e evitando a retenção de líquidos.

7. Ajuda contra menopausa e TPM

A castanha-de-caju pode reduzir os impactos causados pela mudança de humor durante a tensão pré-menstrual. Isso porque o fruto contribui para o relaxamento e bom humor, garantindo assim um sono de melhor qualidade.

8. Contribui para a saúde do sistema imunológico

Um dos benefícios da castanha-de-caju é que ela já possui uma porção significativa de ferro, essencial para o fortalecimento o sistema imunológico. O mineral é importante para prevenir anemias e falta de energia.

9. Mantém a saúde dos olhos

Existem benefícios da castanha-de-caju inclusive para a saúde dos olhos. Se consumida, moderada e regularmente, ela pode auxiliar na prevenção contra raios UV, reduzindo a possibilidade de ocorrência de degeneração macular.

10. Ajuda contra a diabetes

Após análise de comportamento de alguns diabéticos, pesquisas notaram que, com a inclusão da castanha-de-caju no cardápio, aliada à uma alimentação com baixo teor de gorduras, os níveis de triglicerídeos foram reduzidos, beneficiando os diabéticos.

11. Ajuda no ganho muscular

Para aqueles que focam na hipertrofia muscular, o consumo da castanha-de-caju também pode ser benéfica, já que o fruto possui magnésio, que combinado com o Cálcio, pode agir sobre o sistema nervoso e tônus muscular, favorecendo o desenvolvimento dos músculos e células nervosas.

Por outro lado, a falta de magnésio pode resultar em espasmos musculares, enxaquecas, dores, fadiga, e até mesmo em câimbras, as quais podem prejudicar o rendimento nos treinos.

Como usar e aproveitar os benefícios da castanha-de-caju!

Você pode incluir a castanha-de-caju em lanches entre as principais refeições, que vai fornecer nutrientes e saciedade para o seu dia.

Além disso, outra opção é fazer uma pasta de castanha-de-caju para acompanhar uma torrada e até mesmo o leite de castanha-de-caju, uma ótima opção se você for adepto a uma dieta vegana ou vegetariana, ou mesmo se tiver intolerância à lactose.

Farinhas de castanhas também são sempre opções saudáveis para consumo, além de ser uma boa opção para quem segue uma dieta low carb. Nesse sentido veja 10 receitas com farinha de castanha-de-caju para incluir em sua dieta.

Por último, que tal conhecer também receitas de bolo de castanha-de-caju que podem ser surpreendentes?

Informações nutricionais da Castanha de Cajú

NutrientesPor porção de 100g
Energia581 calorias
Carboidratos30,2 g
Proteínas16,8 g
Gorduras47,8 g
Fibras3,3 g
Fontes e Referências Adicionais:
  1. Bes‐Rastrollo, Maira, et al. “Nut consumption and weight gain in a Mediterranean cohort: the SUN study.” Obesity 15.1 (2007): 107-107.
  2. Blomhoff, Rune, et al. “Health benefits of nuts: potential role of antioxidants.” British Journal of Nutrition 96.S2 (2006): S52-S60.
  3. Davis, Cindy D. “Low dietary copper increases fecal free radical production, fecal water alkaline phosphatase activity and cytotoxicity in healthy men.” The Journal of nutrition 133.2 (2003): 522-527.
  4. Kelly, John H., and Joan Sabaté. “Nuts and coronary heart disease: an epidemiological perspective.” British Journal of Nutrition 96.S2 (2006): S61-S67.
  5. Tsai, Chung-Jyi, et al. “Frequent nut consumption and decreased risk of cholecystectomy in women.” The American journal of clinical nutrition 80.1 (2004): 76-81.

Você já conhecia todos esses benefícios da castanha de caju para a saúde? Acredita que consome uma quantidade razoável da castanha para obtê-los? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (108 votos, média: 4,12 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

15 comentários em “Benefícios da Castanha-de-Caju – Para que serve e como usar!”

  1. sou pernambucano, me criei em sítio de cajus. hoje moro na cidade porem tenho chácaras onde cultivo cajus, amendoins, batatas doce, etc. tudo orgânicos. quando não tenho caju, tenho castanhas, então não falta na minha refeição. gostei do vídeo, parabéns !!!!!

  2. Uso dois tipos de frutas diariamente em meu café da manhã, com flocos de aveia. Qual a proporção da aveia com a farinha de castanha de caju? Exemplificando, uso duas a três colheres de sobremesa de flocos de aveia, quanto devo usar de farinha de caju?

    Fico no aguardo.

    Agradeço a atenção

  3. Eu tinha muita prisão de ventre depois que passei a consumir a castanha de caju jogo um barro legal umas 3 vezes ao dia.

  4. Estou deveras agradecido com este conhecimento. Vou partilha-lo para preservarmos a planta que esta em vias de extinção na minha cidade de Luanda.

  5. Bom dia, sempre consumi castanha de caju crua, mas tenho visto comentários sobre malefícios e perigos por serem cruas e com isso intoxicarem. Procede essa informação!?

  6. Diferente do amendoim e outras que faz dores na hemorroida, a castanha de cajú não ataca e parece que melhora em muito a prisão de ventre.

    • Sim, tenho utilizado a Castanha do Pará e a Castanha de caju em dose diárias – uma pela manhã e outra pela tarde – aliada ainda ao azeite extra virgem no almoço, e, com isso tenho conseguido manter quase a regularidade de ir em média 1/2 vzs ao banheiro a cada 2 dias. Iniciei uma dieta a 3 semanas, voltei a academia após 4 anos devido aos estudos, e os resultados são excelentes.