Receita de leite de amendoim – Como fazer

Especialista da área:
atualizado em 26/07/2022

Para quem não pode ou não quer tomar o leite de vaca, a solução é recorrer a um leite vegetal. Algumas opções bastante famosas incluem o leite de amêndoas, o leite de soja, o leite de aveia e o leite de coco, por exemplo. 

Mas, o que acha de conhecer e aprender como preparar um leite vegetal de amendoim? A receita conta com apenas três ingredientes: amendoim torrado ou cru, água e sal.

  Continua Depois da Publicidade  

O sal é opcional, no entanto, ajuda a realçar os sabores da bebida. Além disso, se quiser, você pode incrementar a preparação com uma colher de chá de essência de baunilha ou uma colher de chá de canela, caso prefira um leite mais docinho.

Democrática, ao mesmo tempo em que é uma opção para os veganos, a bebida também é uma alternativa para quem sofre com a intolerância à lactose. Vale a pena testar!

Portanto, aprenda o passo a passo da receita e corra até a cozinha para preparar o seu leite de amendoim!

Leite de amendoim

Leite de amendoim – Como fazer

Aprenda como fazer um leite vegetal de amendoim. A receita pede apenas 3 ingredientes!
5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 5 mins
Tempo Total 20 mins
Refeição Outras Bebidas
Porções 10
Calorias 285 kcal

Equipamento

  • Tigela
  • Liquidificador
  • Peneira bem fina
  • Recipiente de vidro com tampa

Ingredientes
  

  • 500 gramas amendoim torrado ou cru
  • 10 xícaras água morna (2,4 litros)
  • 1 pitada sal (opcional)

Instruções
 

  • Antes de fazer a receita, você deve deixar o amendoim de molho de um dia para o outro em uma tigela com água e algumas gotas de vinagre. Se o clima estiver quente, deixe na geladeira. No dia seguinte, descarte a água do molho.
  • Então, divida o amendoim em 3 partes e processe no liquidificador: bata cada parte com 1/3 da água morna e o sal (opcional).
  • Após bater, coe o leite com uma peneira bem fina ou um pano limpo, para separar o resíduo ou polpa da parte líquida. Repita o processo mais duas vezes: coe sempre que terminar de processar o amendoim com a água morna.
  • Guarde o leite de amendoim em um recipiente de vidro, tampe bem e armazene na geladeira, onde ele dura até cinco dias.
  • O resíduo que sobra ao coar o leite pode ser usado em outras receitas. Congele-o por até 3 meses ou mantenha na geladeira por até 5 dias.

Notas

  • A receita rende 2 litros ou 10 porções de 200 ml. 
  • Você pode usar o amendoim torrado ou cru para fazer a receita, mas o torrado deixe o leite vegetal mais gostoso.
  • Leia todas as informações presentes na embalagem do amendoim que você usar na receita, inclusive as letrinhas pequenas, para checar se ele não pode ter sido contaminado pela lactose. 

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Leite de amendoim – Como fazer
Quantidade por Porção
Calorias 285 Calorias da Gordura 225
% Valores Diários*
Gordura Total 25g38%
Gordura Saturada 4g20%
Gordura Poliinsaturada 9g
Gordura Monoinsaturada 11g
Sódio 34mg2%
Potássio 372mg8%
Carboidratos 8g3%
Fibras 5g20%
Proteína 13g26%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave leite de amnedoim, leite vegetal
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário