Receita de leite de gergelim – Como fazer

Especialista da área:
atualizado em 29/06/2022

Diversas razões podem levar alguém a não tomar leite de vaca: a descoberta de uma doença como a intolerância à lactose, a mudança para um estilo de vida vegano ou simplesmente não querer mais consumir a bebida. 

Independente do motivo, quem não bebe leite de vaca tem a opção de recorrer aos leites vegetais. Talvez você já conheça o leite de soja, o leite de aveia e o leite de amêndoas, entre outras opções.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, o que acha de experimentar um outro tipo de leite vegetal? Estamos falando do leite de gergelim, que você inclusive pode preparar aí mesmo na sua casa.

Para a receita, você vai precisar de apenas dois ingredientes: sementes de gergelim e água. O resultado é um leite que pode-se consumir como leite comum, com café, em receitas de vitaminas, como ingrediente líquido para bolos, muffins, panquecas e pães ou em molhos para massas e lasanhas, por exemplo.

Aprenda como fazer o leite de gergelim com o passo a passo a seguir e experimente como a bebida vegetal fica!

Leite de gergelim

Leite de gergelim – Como fazer

Aprenda como fazer um leite vegetal à base de gergelim. A receita leva apenas 2 ingredientes!
5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 4 hrs
Tempo Total 4 hrs 10 mins
Refeição Outras Bebidas
Porções 5
Calorias 172 kcal

Equipamento

  • Vasilhas
  • Liquidificador
  • Coador de voal
  • Recipiente de vidro com tampa

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Coloque as sementes de gergelim em uma vasilha e cubra com água. Deixe de molho por 4 horas ou mais. Uma dica é por o gergelim de molho antes de dormir e preparar o leite vegetal na manhã seguinte.
  • Após o tempo de demolho, você vai notar que o gergelim ficou hidratado e macio. Descarte a água do demolho e lave as sementes de gergelim.
  • Então, transfira o gergelim para o liquidificador e acrescente as 4 xícaras de água nova filtrada. Bata por alguns minutos até obter uma mistura homogênea, sem pedacinhos de gergelim.
  • Coe o leite por cima de uma vasilha, com o auxílio de um coador de voal, um pano de prato bem limpo ou uma peneira bem fina. Esprema bem para que todo o leite seja extraído. O resíduo ou polpa que sobrar pode ser usado em outras receitas.
  • Coloque o leite de gergelim em um recipiente de vidro, feche muito bem e guarde na geladeira, onde ele dura até 5 dias.

Notas

  • Leia detalhadamente as informações da embalagem do gergelim que você usar na receita, inclusive as letrinhas pequenas. Mesmo que o gergelim seja naturalmente livre de lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece, um aviso é colocado no rótulo.
  • Você pode usar mais ou menos água para fazer o leite de gergelim, conforme a sua preferência.
  • O resíduo ou polpa que sobra do leite de gergelim pode ser utilizado no preparo de patês salgados ou pastinhas doces, por exemplo.
  • Estima-se que a receita renda 1 litro, no total. Portanto, cada uma das 5 porções teria 200 ml.
  • Como o gergelim é naturalmente amargo, o leite de gergelim também possui esse sabor. Mas, você pode adoçar a bebida com açúcar, tâmaras, extrato de baunilha, cacau em pó ou outros ingredientes que preferir ou puder usar. Outra dica para quem não está habituado ao sabor do leite de gergelim é testar a bebida aos poucos nas suas receitas.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Leite de gergelim – Como fazer
Quantidade por Porção
Calorias 172 Calorias da Gordura 135
% Valores Diários*
Gordura Total 15g23%
Gordura Saturada 2g10%
Gordura Poliinsaturada 7g
Gordura Monoinsaturada 6g
Sódio 23mg1%
Potássio 140mg3%
Carboidratos 7g2%
Fibras 4g16%
Açúcar 0.1g
Proteína 5g10%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave leite de gergelim, leite vegetal
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário