Receita de leite vegetal – Como fazer

Especialista da área:
atualizado em 02/08/2022

Se por um lado, o leite de vaca é um daqueles itens que não podem faltar na lista de compras de muitos brasileiros, por outro, há pessoas que não passam nem perto do produto.

Estamos falando de quem excluiu da sua rotina o leite de vaca e todos os ingredientes de origem animal para seguir uma dieta vegana. Mas, também nos referimos àqueles que não podem consumir a bebida devido a um problema de saúde, como a intolerância à lactose.

  Continua Depois da Publicidade  

A boa notícia é que é possível substituir o leite de vaca pelo leite vegetal e inclusive há receitas que podem ser feitas em casa. Por falar nisso, vamos aprender a fazer um leite vegetal que leva apenas dois ingredientes: sementes de girassol e água.

O mais bacana é que a receita serve como base para outros tipos de leite vegetal. Isto é, o mesmo modo de preparo vale para leites de outras sementes, como de gergelim ou de abóbora, e leites de oleaginosas, como amêndoas, castanhas, avelãs, macadâmias ou nozes. 

Assim, você pode diversificar para não enjoar! Portanto, não perca a chance de aprender como fazer um leite vegetal com as instruções a seguir!

Leite vegetal

Leite vegetal – Como fazer

Aprenda como fazer o seu próprio leite vegetal. Com apenas 2 ingredientes!
5 de 3 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 8 hrs
Tempo Total 8 hrs 10 mins
Refeição Outras Bebidas
Porções 5
Calorias 157 kcal

Equipamento

  • Vasilha
  • Liquidificador
  • Coador de voal
  • Recipiente de vidro com tampa esterilizado

Ingredientes
  

  • 1 xícara sementes de girassol cruas, sem casca e sem sal (ou outro tipo de semente ou oleaginosa)
  • 4 xícaras água filtrada
  • água para deixar as sementes de molho

Instruções
 

  • Coloque as sementes em uma vasilha, cubra com água e deixe de molho por 8 horas. Por uma questão de praticidade, você pode deixar as sementes de molho antes de dormir e preparar o leite na manhã seguinte. Após o período de molho, as sementes ficam macias e hidratadas.
  • Passadas as 8 horas, descarte a água do molho e lave as sementes. Então, junte as sementes com 4 xícaras de água nova filtrada no liquidificador. Bata por alguns minutos até obter um leite homogêneo, sem pedaços.
  • Com o auxílio de um coador de voal, coe o leite por cima de um recipiente. Esprema bem e bastante para extrair todo o leite.
  • Coloque o leite em um recipiente de vidro esterilizado. Tampe muito bem e guarde na geladeira, onde ele dura até 5 dias.

Notas

  • A estimativa é que a receita rende 1 litro ou 5 porções de 200 ml.
  • As sementes de girassol podem ser substituídas por outras sementes, como de gergelim ou de abóbora, ou por oleaginosas, como amêndoas, castanhas, avelãs, macadâmias ou nozes. Você pode fazer o seu leite vegetal com a semente ou oleaginosa da sua preferência ou usar uma mistura entre elas para ter novos sabores.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Leite vegetal – Como fazer
Quantidade por Porção
Calorias 157 Calorias da Gordura 126
% Valores Diários*
Gordura Total 14g22%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Poliinsaturada 6g
Gordura Monoinsaturada 5g
Sódio 14mg1%
Potássio 173mg4%
Carboidratos 5g2%
Fibras 2g8%
Açúcar 1g
Proteína 6g12%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave leite vegetal
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 3 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário