Ao mesmo tempo em que é muito saborosa, a pizza não é o melhor alimento para a saúde ou boa forma. Um dos motivos é que a sua massa tradicional leva farinha de trigo: há uma preocupação grande de que a farinha de trigo faz mal e de que esse tipo de farinha engorda.
Além disso, a pizza costuma receber recheios bastante calóricos e lotados de gorduras ruins, como bacon, calabresa, queijos gordos, entre outros. Em cima de tudo isso, é bem difÃcil se contentar com uma única fatia, não é mesmo?
Assim, para quem não consegue ficar longe da pizza, uma alternativa é recorrer a uma versão mais saudável do alimento. Por exemplo, você pode começar aprendendo a preparar uma massa de pizza light.
A que vamos apresentar hoje leva quatro ingredientes e nenhum deles é a farinha de trigo. A farinha escolhida para a massa é a farinha de aveia, que aparece na receita ao lado do iogurte natural, do fermento e do sal.
Então, para terminar de deixar a sua pizza mais leve, escolha ingredientes saudáveis para o recheio da sua pizza. Por exemplo, dá para usar um molho de tomate caseiro e light, um queijo magro como ricota ou cottage e legumes como tomate, abobrinha ou brócolis.
Mas, como o primeiro passo é aprender a fazer a massa de pizza light, vamos conferir agora mesmo o passo a passo de como prepará-la:
Massa de pizza light
Equipamento
- Tigela grande
- Rolo de massa
- Forma de pizza
Ingredientes
- 2 xÃcaras farinha de aveia sem glúten
- 1 xÃcara iogurte natural desnatado sem sabor e sem açúcar
- 1 colher de chá fermento quÃmico em pó para bolo
- 1 colher de café sal
Instruções
- Preaquecer o forno em 230º C. Juntar o iogurte, o sal e o fermento em uma tigela grande.
- Acrescentar a farinha aos poucos, mexendo e misturando a massa com as mãos. Você deverá ir colocando mais farinha até a massa desgrudar das mãos.
- Modelar a massa no formato de uma bola. Polvilhar farinha por cima de uma superfÃcie limpa e abrir a massa com o auxÃlio de um rolo. Mas, tenha muito cuidado nesta etapa, pois a massa é bem delicada e quebradiça.
- Ajeitar as laterais da massa com os dedos. Com muito cuidado, transferir a massa para a forma de pizza. Para fazer isso, você pode enrolar a massa no rolo, levar até a forma e girar o rolo para soltá-la.
- Fazer furinhos na massa com um garfo. Levar ao forno para assar por oito minutos. Ela deverá ficar firme, mas sem dourar.
- Rechear com os ingredientes saudáveis da sua preferência. Levar ao forno preaquecido em 230º C para assar novamente. Depois é só cortar e servir.
Notas
- Para garantir que a farinha de aveia usada na receita realmente não contém glúten, leia atentamente tudo o que estiver escrito na embalagem do produto (inclusive as letrinhas pequenas). Caso faça a sua farinha de aveia em casa, cheque com o mesmo cuidado o rótulo da aveia que utilizar no preparo da farinha caseira. Isso é necessário porque embora seja naturalmente livre de glúten, a aveia pode ser contaminada pelo glúten quando produzida, processada, embalada, armazenada ou transportada no mesmo ambiente em que alimentos que têm glúten.
- Além disso, leia minuciosamente a embalagem dos outros ingredientes da receita para checar se eles não podem ter algum teor de glúten.
- Você pode precisar de 1 1/2 a 2 xÃcaras de farinha de aveia para preparar a receita.
- Caso opte pelo iogurte grego, provavelmente precisará de menos farinha. Já se usar o iogurte tradicional, certamente terá que utilizar mais farinha.
- O valor calórico por porção apresentado na tabela nutricional abaixo não contabiliza os ingredientes do recheio, apenas os da massa. Afinal, não sabemos quais você escolherá para rechear a sua pizza. Para não aumentar demais o teor calórico, opte por recheios light e saudáveis.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?