Receita de massa de pizza light simples e gostosa

Especialista da área:
atualizado em 12/01/2021

Ao mesmo tempo em que é muito saborosa, a pizza não é o melhor alimento para a saúde ou boa forma. Um dos motivos é que a sua massa tradicional leva farinha de trigo: há uma preocupação grande de que a farinha de trigo faz mal e de que esse tipo de farinha engorda.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, a pizza costuma receber recheios bastante calóricos e lotados de gorduras ruins, como bacon, calabresa, queijos gordos, entre outros. Em cima de tudo isso, é bem difícil se contentar com uma única fatia, não é mesmo?

Assim, para quem não consegue ficar longe da pizza, uma alternativa é recorrer a uma versão mais saudável do alimento. Por exemplo, você pode começar aprendendo a preparar uma massa de pizza light.

A que vamos apresentar hoje leva quatro ingredientes e nenhum deles é a farinha de trigo. A farinha escolhida para a massa é a farinha de aveia, que aparece na receita ao lado do iogurte natural, do fermento e do sal.

Então, para terminar de deixar a sua pizza mais leve, escolha ingredientes saudáveis para o recheio da sua pizza. Por exemplo, dá para usar um molho de tomate caseiro e light, um queijo magro como ricota ou cottage e legumes como tomate, abobrinha ou brócolis.

Mas, como o primeiro passo é aprender a fazer a massa de pizza light, vamos conferir agora mesmo o passo a passo de como prepará-la:

Massa de pizza

Massa de pizza light

Faça a sua própria pizza com essa receita de massa light. Depois é só adicionar os recheios saudáveis da sua preferência e saborear!
4.95 de 17 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 25 mins
Tempo Total 40 mins
Refeição Jantar
Rendimento 8
Calorias 139 kcal

Equipamento

  • Tigela grande
  • Rolo de massa
  • Forma de pizza

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Preaquecer o forno em 230º C. Juntar o iogurte, o sal e o fermento em uma tigela grande.
  • Acrescentar a farinha aos poucos, mexendo e misturando a massa com as mãos. Você deverá ir colocando mais farinha até a massa desgrudar das mãos.
  • Modelar a massa no formato de uma bola. Polvilhar farinha por cima de uma superfície limpa e abrir a massa com o auxílio de um rolo. Mas, tenha muito cuidado nesta etapa, pois a massa é bem delicada e quebradiça.
  • Ajeitar as laterais da massa com os dedos. Com muito cuidado, transferir a massa para a forma de pizza. Para fazer isso, você pode enrolar a massa no rolo, levar até a forma e girar o rolo para soltá-la.
  • Fazer furinhos na massa com um garfo. Levar ao forno para assar por oito minutos. Ela deverá ficar firme, mas sem dourar.
  • Rechear com os ingredientes saudáveis da sua preferência. Levar ao forno preaquecido em 230º C para assar novamente. Depois é só cortar e servir.

Notas

  • Você pode precisar de 1 1/2 a 2 xícaras de farinha de aveia para preparar a receita.
  • Caso opte pelo iogurte grego, provavelmente precisará de menos farinha. Já se usar o iogurte tradicional, certamente terá que utilizar mais farinha.
  • O valor calórico por porção apresentado na tabela nutricional abaixo não contabiliza os ingredientes do recheio, apenas os da massa. Afinal, não sabemos quais você escolherá para rechear a sua pizza. Para não aumentar demais o teor calórico, opte por recheios light e saudáveis.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Massa de pizza light
Quantidade por Porção
Calorias 139 Calorias da Gordura 27
% Valores Diários*
Gordura Total 3g5%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 1g
Colesterol 1mg0%
Sódio 228mg11%
Potássio 190mg4%
Carboidratos 22g7%
Fibras 2g8%
Açúcar 3g
Proteína 6g12%
Vitamina A 2IU0%
Tiamina (B1) 1mg83%
Riboflavina (B2) 1mg77%
Niacina (B3) 1mg6%
Ácido Pantotênico (B5) 1mg20%
Piridoxina (B6) 1mg59%
Cobalamina (B12) 1mcg42%
Vitamina C 1mg1%
Vitamina E 1mg7%
Vitamina K 1mcg1%
Cálcio 107mg8%
Cobre 1mg
Folato 13mcg3%
Ferro 1mg6%
Manganês 1mg43%
Magnésio 49mg12%
Fósforo 195mg16%
Selênio 11mcg20%
Zinco 1mg9%
Colina 14mg3%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave massa de pizza, massa de pizza light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

4.95 de 17 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário